Logo Passei Direto
Buscar
A pandemia de COVID-19 vem exigindo da população novos hábitos e comportamentos, tanto a nível individual como coletivo. De forma semelhante, profissionais e equipes de saúde vêm sendo convocados a auxiliar nesse processo, por meio da construção de práticas educativas.
São exemplos de práticas de educação em saúde pautadas no Modelo Dialógico:
a. Grupos com alto número de participantes com finalidade de sensibilização, exaustivos materiais educativos impressos, sem necessariamente mudança de prática.
b. Propostas feitas “para” a população, desenvolvidas por especialistas nas melhores universidades do país e testadas cientificamente, antes de serem replicadas.
c. Palestras longas e construção de panfletos e cartazes que transmitam informações seguras e prescrevam hábitos saudáveis a toda a população.
d. Metodologias participativas que valorizam a informação dentro de um processo dinâmico e participativo, que rompe com a hierarquia entre educador e educando.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a alternativa correta sobre práticas de educação em saúde pautadas no Modelo Dialógico, precisamos entender o que esse modelo representa. O Modelo Dialógico enfatiza a participação ativa da população no processo educativo, promovendo um diálogo entre educadores e educandos, e valorizando a construção conjunta do conhecimento. Vamos analisar as opções: a) Grupos com alto número de participantes com finalidade de sensibilização, exaustivos materiais educativos impressos, sem necessariamente mudança de prática. - Essa opção não promove a participação ativa e o diálogo, apenas sensibiliza sem garantir mudança. b) Propostas feitas “para” a população, desenvolvidas por especialistas nas melhores universidades do país e testadas cientificamente, antes de serem replicadas. - Essa abordagem é mais vertical e não envolve a participação da população no processo. c) Palestras longas e construção de panfletos e cartazes que transmitam informações seguras e prescrevam hábitos saudáveis a toda a população. - Essa opção é unidirecional e não promove a interação ou o diálogo. d) Metodologias participativas que valorizam a informação dentro de um processo dinâmico e participativo, que rompe com a hierarquia entre educador e educando. - Esta opção reflete exatamente o que o Modelo Dialógico propõe, promovendo a participação e o diálogo. Portanto, a alternativa correta é: d) Metodologias participativas que valorizam a informação dentro de um processo dinâmico e participativo, que rompe com a hierarquia entre educador e educando.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das maiores vantagens na evolução dos animais superiores foi o aprimoramento de diversos órgãos e sistemas, incluindo o sistema imunológico. Assim, a imunidade adaptativa possibilitou a sobrevivência do ser humano frente a microrganismos patogênicos.
Em relação à imunidade inata, qual a alternativa traz característica(s) da resposta imune adaptativa que possibilita(m) eliminar patógenos com grande eficiência e rapidez?
a. Barreiras, como pele e mucosas.
b. Células hepáticas e macrófagos.
c. Inflamação e reparo tecidual.
d. Especificidade e Memória.

As infecções virais impactam em muito a saúde pública devido à elevada morbiletalidade. Atualmente, as arboviroses e as infecções respiratórias representam doenças de grande desafio no Brasil.
São exemplos de arbovírus e vírus respiratórios, respectivamente:
a. Vírus da Zika e da Influenza.
b. Vírus da Febre Amarela e HIV.
c. Vírus da Dengue e vírus da Hepatite B.
d. HIV e SARS-CoV-2.

A pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias.
A respeito dos impactos da pandemia sobre pessoas de diferentes gêneros, analise as afirmacoes apresentadas a seguir: 1. No atual contexto pandêmico brasileiro, mulheres e crianças constituem os grupos mais vulneráveis a sofrer violência domiciliar. 2. No atual contexto pandêmico brasileiro, os homens constituem o grupo mais sobrecarregado com os trabalhos domiciliares. 3. No atual contexto pandêmico brasileiro, as mulheres constituem o grupo mais vulnerável ao adoecimento físico e mental. Sobre essas afirmações, está correto afirmar que:
a. As afirmações 1 e 3 estão corretas.
b. As afirmações 2 e 3 estão corretas.
c. As afirmações 1 e 2 estão corretas.
d. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.

A Estratégia de Saúde da Família compreende que as unidades e suas equipes de atenção primária assumem a responsabilidade sanitária pela população de um determinado território.
Assinale a alternativa que traz as atribuições das equipes de saúde da família em relação à abordagem da população moradora em um determinado território:
a. Fazer um geoprocessamento limitado aos casos de portadores de doenças infectocontagiosas como os da síndrome respiratória aguda grave.
b. Plotar em um mapa os casos de usuários com agravos de saúde que precisam de acompanhamento.
c. Delimitar os limites de um espaço físico, como o de um bairro, e nele implantar uma unidade de saúde.
d. Reconhecer realidades sociopolíticas e condicionantes a situações de risco e vulnerabilidade para indivíduos, famílias e coletividades de um lugar.

Leia atentamente o texto abaixo, extraído da obra de Susan Sontag, citada por Moacyr Scliar em seu livro “A Paixão Transformada” (SCLIAR, M. A paixão transformada. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 267). "A doença é o lado noturno da vida, uma cidadania mais onerosa. Quem nasce tem a dupla cidadania, uma do reino da saúde, outra do reino da enfermidade. Preferimos usar o passaporte da saúde, mas somos obrigados, ao menos por um instante, a nos identificar como cidadãos daquele outro lugar".
Sobre os diferentes conceitos de saúde-doença, o que envolve aspectos biológicos, socioeconômicos, ambientais e culturais e melhor se adequa à compreensão do atual contexto pandêmico no Brasil é o:
a. Conceito de Saúde Única.
b. Conceito de saúde da OMS.
c. Conceito biomédico de saúde.
d. Conceito ampliado de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina