Logo Passei Direto
Buscar
Em relação aos casos de hematúria a esclarecer, assinale a alternativa correta.
A A ausência de hemácias dismórficas exclui o diagnóstico de hematúria glomerular.
B A presença de proteinúria a partir de 500 mg/dia é forte indício de hematúria glomerular.
C O dismorfismo eritrocitário é muito sensível, porém pouco específico de hematúria glomerular.
D A hematúria com leucocitúria só ocorre em infecções urinárias.
E A litíase renal é uma das causas mais frequentes de hematúria glomerular.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à hematúria: A) A ausência de hemácias dismórficas exclui o diagnóstico de hematúria glomerular. - Incorreta, pois a ausência de hemácias dismórficas não exclui a possibilidade de hematúria glomerular. B) A presença de proteinúria a partir de 500 mg/dia é forte indício de hematúria glomerular. - Correta, pois a proteinúria significativa é um indicativo de envolvimento glomerular. C) O dismorfismo eritrocitário é muito sensível, porém pouco específico de hematúria glomerular. - Incorreta, pois o dismorfismo é mais específico do que sensível. D) A hematúria com leucocitúria só ocorre em infecções urinárias. - Incorreta, pois pode ocorrer em outras condições, como doenças glomerulares. E) A litíase renal é uma das causas mais frequentes de hematúria glomerular. - Incorreta, pois a litíase renal geralmente causa hematúria não glomerular. Portanto, a alternativa correta é: B) A presença de proteinúria a partir de 500 mg/dia é forte indício de hematúria glomerular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Adolescente de 15 anos de idade procura o pronto-atendimento com história de urina escura há 3 dias acompanhada de mal-estar geral, sem febre. Refere que há 2 semanas esteve em um sítio e recebeu várias picadas de inseto, que coçavam bastante, mas que melhoraram com o uso de anti-histamínico oral. Ao exame, está em bom estado geral, com discreto edema palpebral, frequência cardíaca de 90 bpm, frequência respiratória de 20 ipm, pressão arterial de 135 x 90 mmHg e lesões cicatriciais em membros inferiores.
Esse quadro clínico é sugestivo de qual diagnóstico?
A Síndrome hemolítico-urêmica.
B Hepatite viral aguda.
C Uretrite gonocócica.
D Glomerulonefrite difusa aguda.
E Litíase renal.

Sobre a síndrome nefrótica idiopática, assinale a alternativa correta.
A Caracteriza-se essencialmente pela presença de proteinúria maciça de caráter nefrótico e hiperalbuminemia.
B A presença de distúrbios eletrolíticos pode se manifestar por alterações clínicas como cãibras, parestesias, síndrome convulsiva.
C A principal manifestação clínica é o edema, que geralmente é intenso, endurecido, quente, depressível, sujeito à ação da gravidade, em geral insidioso.
D Os cabelos são escassos, grossos e quebradiços por causa da desnutrição, e a pele é úmida e friável com tendência de formação de estrias.

Paciente do sexo feminino, 30 anos, foi admitida no hospital com quadro de fraqueza, hiporexia, febre não aferida, dispnéia, dor torácica, intensificada com a inspiração profunda, poliartralgia, edema de membros inferiores e redução do volume urinário. Informa que o quadro teve início há cerca de 30 dias, intensificado na última semana. Ao exame físico, foi identificado sinais ogísticos em joelhos e punhos, edema de membros inferiores 2+/4+, PA 170x110 mmHg, MV reduzido em 1/3 inferior, bilateralmente.
Após esses exames iniciais, foi coletado FAN, anti-DNA, pANCA, cANCA, dosagem de C3 e C4, Anti-HIV, HBsAg, Anti-HCV. Mesmo antes desses resultados, qual a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta mais coerente?
A Glomerulonefrite rapidamente progressiva secundária à nefrite lúpica; realização de biópsia renal com urgência e início de pulsoterapia com metilprednisolona.
B Síndrome nefrótica; início de prednisona 1mg/kg/dia e encaminhamento para o ambulatório de nefrologia, para checagem de exames solicitados na internação e seguimento clínico.
C Síndrome nefrítica; realização de biópsia renal com urgência e início de prednisona 1 mg/kg/dia.
D Glomerulonefrite rapidamente progressiva secundária à Síndrome de Goodpasture; realização de biópsia renal com urgência e início de pulsoterapia com metilprednisolona e ciclofosfamida.

Pré-escolar, sexo masculino, 4 anos idade, previamente hígido, iniciou há 2 semanas edema progressivo membros inferiores, com evolução para face e genital. O quadro edematoso é mais intenso pela manhã e apresenta certa melhora ao longo do dia. Nega redução do volume urinário, lesões de pele.
Assinale a principal hipótese diagnóstica e tratamento inicial proposto:
A Glomerulonefrite pós estreptocócica; restrição hídrica, repouso absoluto e furosemida.
B Síndrome nefrótica primária por lesão mínima; dieta hipogordurosa, hipossódica e corticosteroide.
C Síndrome mista; Corticosteroide, furosemida e repouso.
D Síndrome nefrótica secundária – Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil; Dieta hipogordurosa, hipossódica e corticosteroide.

Menino, 11 anos e 6 meses de idade, está em consulta ambulatorial de rotina. Os pais estão preocupados pois ele é o mais baixo da sala de aula e ainda não apresenta nenhum marco puberal. Refere alimentação balanceada e equilibrada, faz atividade física regular 3 vezes por semana ( judô). Sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes. Sem alterações relevantes no exame clínico, estádio puberal G1 P1.
Qual é a principal hipótese diagnóstica?
A Puberdade atrasada.
B Todas as alternativas estão incorretas.
C Hipotireoidismo adquirido.
D Glomeruloesclerose segmentar e focal.
E Deficiência de hormônio de crescimento.

Paciente do sexo masculino, com 5 anos de idade, é levado ao Serviço de Saúde por apresentar-se edemaciado. Sem antecedentes obstétricos e neonatais de importância, nega alergias a alimentos e medicamentos. Nega febre. Ao exame físico o paciente apresenta bom contato, hidratado, corado, acianótico. Ausculta cardíaca e pulmonar sem anormalidades. Abdome globoso, baço e fígado não palpáveis. Edema detectado em região periorbitária e membros inferiores.
Entre as alterações abaixo, esse paciente pode apresentar com maior frequência:
A Triglicérides diminuídos.
B LDL diminuído.
C VLDL diminuído.
D Colesterol total diminuído.
E HDL diminuído.

Escolar é atendido na emergência com história de edema periorbitário há 2 dias e urina avermelhada. FC: 80BPM FR: 20 IRPM PA: 135 X 80mmHg.
Sobre a hipótese diagnóstica mais provável nesse caso, é CORRETO afirmar:
A acomete geralmente crianças entre 2 e 5 anos;
B cursa com aumento dos níveis de complemento sérico e de triglicerídeos;
C congestão circulatória, podendo levar a insuficiência cardíaca e o edema agudo de pulmão é a principal complicação;
D a etiologia é geralmente idiopática e os sintomas respondem a corticoterapia;
E espera-se que a hematúria se resolva em duas semanas após o início do tratamento.

A doença glomerular é um conjunto de distúrbios hereditários ou adquiridos que pode se manifestar de várias formas, variando em gravidade. Duas das expressões mais típicas dessa condição são a síndrome nefrótica e a glomerulonefrite. Embora ambas representem quadros comuns de doenças que impactam os glomérulos renais, diferem significativamente em termos de sintomas, características e mecanismos subjacentes.
Qual das seguintes afirmacoes é incorreta sobre a doença glomerular?
A A síndrome nefrótica é caracterizada por proteinúria maciça, edema, hipoalbuminemia e hiperlipidemia, enquanto a glomerulonefrite é caracterizada por hematúria, oligúria, hipertensão e pode incluir proteinúria, mas geralmente em menor quantidade.
B A síndrome nefrótica pode ser primária ou secundária a uma doença sistêmica. Nos adultos, aproximadamente 30 por cento têm uma doença sistêmica, como diabetes mellitus, amiloidose lúpus eritematoso sistêmico, dentre outras. Os casos restantes são geralmente devidos a distúrbios renais primários, como doença de lesão mínima, glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF) e nefropatia membranosa.
C A nefropatia por IgA, apresenta-se principalmente por síndrome nefrótica ou uma glomerulonefrite aguda e rapidamente progressiva apresentando edema, hipertensão e comprometimento da função renal, bem como hematúria microscópica.
D A glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP) mediada por complexos imunes pode estar associada a infecções, como o vírus da hepatite B e hepatite C e doenças auto-imunes como lúpus eritematoso sistêmico e raramente doença de Sjögren e esclerose sistêmica.
E A Glomeruloesclerose Segmentar Focal (GESF) pode se apresentar como uma síndrome idiopática (GESF primária) ou pode estar associada à infecção por HIV, nefropatia de refluxo, lesão glomerular prévia resolvida ou obesidade classe III (IMC 40 ou mais).

Um paciente de 2 anos é levado pelos pais à emergência com quadro de ganho de peso, significativo no último mês, associado a edema, inicialmente em membros inferiores, que evoluiu para anasarca. Não havia a presença de hematúria.
Nesse contexto, em relação à condição apresentada, selecione a alternativa correta
A O uso de corticosteroides não deve ser indicado devido ao maior risco de infecções apresentado por esses pacientes.
B A biópsia renal deve ser realizada para a confirmação diagnóstica.
C A maioria dos casos em crianças é de origem secundária, sendo os casos idiopáticos cerca de 10% do total.
D A confirmação diagnóstica dessa condição depende de dados clínicos e laboratoriais.
E É esperado que o fator antinuclear (FAN) esteja positivo.

Criança masculina com seis anos de idade (Peso: 20 kg; Altura: 105 cm), residente em área rural, iniciou há 48 horas com edema bipalpebral matutino, urina escura, hiporexia, náuseas e cefaleia. Ao exame físico estava pálida, com edema de membros inferiores +/4+, PA: 130x90 mmHg, FC: 110 bpm, FR: 40 ipm, crepitações nas nas bases pulmonares, fígado palpável a 3 cm RCD. Apresentava cicatrizes de impetigo na perna direita.
De acordo com o caso descrito, pode-se afirmar:
A Encefalopatia hipertensiva é uma complicação que pode ocorrer nessa doença.
B Essa criança não deverá receber diurético para controle da hipertensão arterial.
C O edema e a hipertensão arterial são consequências diretas da proteinúria.
D Essa criança deverá ser submetida a uma dieta com restrição de proteínas.

Mais conteúdos dessa disciplina