Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao que se afirma acerca dos princípios específicos do Direito do Trabalho:
A De acordo com a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho, o ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
B A adoção de medidas tendentes a facilitar o acesso ao mercado de trabalho às mulheres e aos negros constitui violação ao princípio da não discriminação, que proíbe diferença de critério de admissão por motivo de religião, crença, raça ou sexo.
C O princípio da primazia da realidade sobre a forma autoriza a descaracterização de um contrato de prestação civil de serviços, desde que despontem, ao longo de sua execução, todos os elementos fático-jurídicos da relação de emprego.
D O princípio da continuidade da relação de emprego confere suporte teórico ao instituto da sucessão de empregadores.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas NÃO corresponde aos princípios específicos do Direito do Trabalho: A) De acordo com a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho, o ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado. - Esta afirmação está correta e reflete o princípio da continuidade da relação de emprego. B) A adoção de medidas tendentes a facilitar o acesso ao mercado de trabalho às mulheres e aos negros constitui violação ao princípio da não discriminação, que proíbe diferença de critério de admissão por motivo de religião, crença, raça ou sexo. - Esta afirmação é incorreta, pois facilitar o acesso ao mercado de trabalho para grupos historicamente discriminados não é uma violação do princípio da não discriminação, mas sim uma medida de promoção da igualdade. C) O princípio da primazia da realidade sobre a forma autoriza a descaracterização de um contrato de prestação civil de serviços, desde que despontem, ao longo de sua execução, todos os elementos fático-jurídicos da relação de emprego. - Esta afirmação está correta e reflete o princípio da primazia da realidade. D) O princípio da continuidade da relação de emprego confere suporte teórico ao instituto da sucessão de empregadores. - Esta afirmação também está correta, pois a continuidade da relação de emprego é um princípio que se aplica em casos de sucessão de empregadores. Portanto, a alternativa que NÃO corresponde ao que se afirma acerca dos princípios específicos do Direito do Trabalho é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as assertivas abaixo: I - As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho. II - O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento. III - Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva. IV - A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

A Consolidação das Leis do Trabalho, no seu Título I − Introdução, prevê expressamente no art. 8º, algumas modalidades de fontes do Direito do Trabalho, por exemplo, a analogia.
Assinale a alternativa que não engloba uma fonte do Direito do Trabalho:
A) Usos e costumes.
B) Equidade.
C) Direito comparado.
D) Presunção jurídica.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde às fontes e princípios do Direito do Trabalho:
A - O direito do trabalho se orienta pelo princípio da continuidade da relação de emprego.
B - A analogia, os usos e costumes não são considerados fontes do direito do trabalho, por falta de previsão legal.
C - O princípio da primazia da realidade prevê a importância dos fatos em detrimento de informações contidas nos documentos.
D - O acordo coletivo e a convenção coletiva de trabalho são fontes formais do direito do trabalho.

No que diz respeito às fontes do direito do trabalho, assinale a alternativa correta: A) A lei ordinária é fonte material. B) A sentença normativa é fonte formal autônoma. C) A convenção coletiva de trabalho é fonte formal heterônoma. D) O acordo coletivo de trabalho é fonte formal autônoma.

A programação neurolinguística (PNL) é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Ensina-se às pessoas algumas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam essa informação para se desenvolver.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A programação neurolinguística (PNL) imprime sua personalidade e seu estilo a tudo que é feito, por meio do processamento de imagens, sons e sensações registrados internamente.
PORQUE
Todos possuem os sistemas visual, auditivo e sinestésico, sendo comum que um deles seja mais desenvolvido do que os outros, tornando-se uma predominância sensorial.
A) As duas afirmativas são falsas.
B) A primeira afirmativa é falsa, e a segunda afirmativa é verdadeira.
C) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma consequência da primeira.
D) A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda afirmativa é falsa.

O termo fonte do direito é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindo-se em algumas modalidades.
Assim sendo, considerando-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta:
A As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
B Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional.
C A sentença normativa proferida em dissídio coletivo.
D As greves de trabalhadores por reajuste salarial de toda a categoria.

Está correto o que se afirma em:
I. As convenções coletivas e os acordos coletivos de trabalho são exemplos de fontes formais autônomas do Direito do Trabalho.
II. A legislação trabalhista faz referência aos costumes como fonte integradora do Direito do Trabalho.
III. A Constituição Federal, os Usos e Costumes são considerados fontes formais autônomas do Direito do Trabalho.
A) I, II e III.
B) I e II.
C) I e III.
D) III.

Com relação aos princípios do Direito do Trabalho, analise as assertivas a seguir:
I. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988 não há mais razão para a velha discussão sobre a posição dos princípios entre as fontes do direito, porquanto os princípios fundamentais passam a ser fontes normativas primárias do nosso sistema.
II. O art. 442 da CLT, ao estatuir que o contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego, insculpe o princípio da primazia da realidade, ao passo que o art.7º, inciso XXX da CF, ao proibir a discriminação em matéria de salários, exercício de funções e critérios de admissão, consagra o princípio da razoabilidade.
III. De acordo com o entendimento do TST, o ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego é consagrado pela Constituição Federal.
A) I.
B) II e III.
C) I e II.
D) I e III.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma fonte heterônoma do direito trabalho:
A) Tratados e convenções internacionais.
B) Os acordos e as convenções coletivas de trabalho.
C) As leis ordinárias e as leis complementares.
D) Os decretos e as medidas provisórias.

Mais conteúdos dessa disciplina