Logo Passei Direto
Buscar
Na busca pelo conhecimento, o método histórico é um tipo de método científico. Sua principal característica é o resgate das raízes do que se pretende estudar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o método histórico:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Não pode ser um método científico verdadeiro, pois busca verdades subjetivas.
B Leva em conta as origens, os costumes e o passado, buscando a originalidade das coisas.
C Busca compreender a realidade histórica, estatística e matemática, projetando o futuro.
D Tem como princípio o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas.
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o método histórico: A) Não pode ser um método científico verdadeiro, pois busca verdades subjetivas. - Essa afirmação é incorreta, pois o método histórico é considerado um método científico, mesmo que envolva interpretações. B) Leva em conta as origens, os costumes e o passado, buscando a originalidade das coisas. - Esta alternativa está correta, pois o método histórico realmente se concentra em entender as origens e o contexto dos fenômenos estudados. C) Busca compreender a realidade histórica, estatística e matemática, projetando o futuro. - Essa opção mistura conceitos, pois o método histórico não se concentra em estatísticas ou projeções futuras. D) Tem como princípio o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas. - Essa afirmação é incorreta, pois o método histórico não se baseia em métodos estatísticos. Portanto, a alternativa correta é: B) Leva em conta as origens, os costumes e o passado, buscando a originalidade das coisas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Luckesi (1989, p. 13) afirma que: É, então, na perspectiva de participar e interferir que a universidade é, urgentemente, chamada a abandonar seu papel tradicional de receptora e transmissora de uma cultura técnico-científica, importada, com o rótulo de "desinteressada", e assumir a luta pela conquista de uma cultura, um saber comprometido com os interesses nacionais. Ela é chamada a assumir a formação de uma personalidade brasileira em diálogo, de igual para igual, com os demais centros do saber e da cultura, sem perder de vista que nós temos de reelaborar o "saber da humanidade em função de nossos problemas específicos, o primeiro dos quais é a busca de nossa identidade e autonomia culturais". Fazendo uso das afirmacoes de Luckesi e dos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cabe à universidade, bem como às demais instâncias de ensino, formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel em um mundo globalizado.
( ) O Brasil apresenta graves problemas educacionais e de exclusão social, por isso, antes que surjam soluções para eles, não é recomendável que se estimule a pesquisa nas universidades.
( ) As universidades brasileiras, para que atingem a excelência, devem primar pelos conhecimentos "universais", sem fazer adaptações para a realidade local, a qual desvirtua o objetivo da ciência.
( ) O ato de pesquisar deve ser constantemente promovido e utilizado nas universidades, bem como nas demais instâncias de ensino, uma vez que sua prática estimula a construção dos conhecimentos necessários ao homem e à sociedade em que ele se insere.
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.

Leia o seguinte texto: A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A A pesquisa segue o método comparativo.
B A pesquisa segue o modelo de senso comum.
C A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
D A pesquisa segue o método histórico.

Mais conteúdos dessa disciplina