Logo Passei Direto
Buscar
De modo que possamos superar os caminhos das diferenças culturais é preciso construir princípios norteadores das abordagens na educação para a diversidade, pois a educação escolar não assegura sozinha a pluralidade cultural apenas pelos programas educacionais que abordam o seu arco-íris de cultura. Nesse sentido, a construção de princípios pedagógicos que possibilitam meios de desenvolver processos de ensino e aprendizagem que ajudem a produzir interação e estímulos de diálogos se fazem necessários, produzindo igualdade na diversidade, nas diferenças.
Considerando os conhecimentos sobre a superação dos caminhos das diferenças, analise as assertivas a seguir:
I. Na função docente é importante reconhecer as diferenças culturais, ou seja, é no reconhecimento das pluralidades culturais que colocamos o mundo em movimento para reconhecermos que eu e você somos iguais.
II. Ainda que haja atividades pedagógicas visando superar as diversidades presentes na educação escolar, não é possível superar as desigualdades nos ambientes escolares, dado que a escola é reflexo da sociedade.
III. A interação das diferenças nos leva a construir um mundo plural, na qual o educador precisa reconhecer que as diferenças são campos híbridos que se manifestam no ambiente escolar.
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.
User badge image
DiversificandoEdu

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. Na função docente é importante reconhecer as diferenças culturais, ou seja, é no reconhecimento das pluralidades culturais que colocamos o mundo em movimento para reconhecermos que eu e você somos iguais. Verdadeira, essa afirmativa destaca a importância do reconhecimento das diferenças culturais na prática docente. II. Ainda que haja atividades pedagógicas visando superar as diversidades presentes na educação escolar, não é possível superar as desigualdades nos ambientes escolares, dado que a escola é reflexo da sociedade. Verdadeira, essa afirmativa reconhece que a escola, como parte da sociedade, reflete as desigualdades existentes, o que pode dificultar a superação dessas desigualdades. III. A interação das diferenças nos leva a construir um mundo plural, na qual o educador precisa reconhecer que as diferenças são campos híbridos que se manifestam no ambiente escolar. Verdadeira, essa afirmativa enfatiza a importância da interação das diferenças e o papel do educador em reconhecer essas diferenças como parte do ambiente escolar. Todas as assertivas (I, II e III) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: e) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Reconhecemos a importância de se destacar os avanços sociais trazidos com o advento das políticas educacionais de ações afirmativas no Brasil. A Lei 10.639/03, que completou duas décadas no ano de 2023, aborda a questão da história da cultura afro-brasileira e africana, tornando esses conteúdos obrigatórios em todas as disciplinas das matrizes curriculares dos sistemas educacionais no Brasil.
Tendo como base os conhecimentos sobre a Lei 10.639/03, analise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
( ) O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
( ) Com a Lei 10.639/03, Inclui-se nos conteúdos e currículos, de forma facultativa, os estudos da História da África e dos Africanos, a luta dos negros, a cultura negra e as contribuições da população negra de modo geral na formação da sociedade brasileira, ou seja, seus saberes e conhecimentos.
a) F – V – V – V.
b) V – F – V – V.
c) V – V – F – V.
d) V – V – V – F.
e) V – V – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina