Logo Passei Direto
Buscar
O gerenciamento de projetos normalmente atinge maturidade quando possui eficácia na medição de prazos e custos do projeto. As métricas da Engenharia de Software surgiram justamente para dar suporte no gerenciamento de projetos, determinando seu tamanho e transformando-os em números.
Sobre as métricas de software, analise as afirmativas a seguir: I- O desenvolvimento utilizando métricas permite que sejam desenvolvidas aplicações maiores com um prazo menor do que se não estivesse utilizando métricas para o controle. II- Existem técnicas de medições baseadas em objetos que simplificam e até agilizam o projeto de atividades mais complexas. III- Contagem de métodos e quantidade de atributos de classes são exemplos de métricas que podem ser aplicadas em softwares orientados a objetos. IV- Profundidade de árvore de herança e número de filhos são métricas que não podem ser utilizadas em projetos de software orientado a objetos. Assinale a alternativa CORRETA:
A ) Somente a afirmativa I está correta.
B ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D ) As afirmativas I e IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- O desenvolvimento utilizando métricas permite que sejam desenvolvidas aplicações maiores com um prazo menor do que se não estivesse utilizando métricas para o controle. Essa afirmativa é discutível, pois o uso de métricas pode ajudar na gestão e controle, mas não garante que aplicações maiores sejam desenvolvidas em prazos menores. Portanto, essa afirmativa é considerada falsa. II- Existem técnicas de medições baseadas em objetos que simplificam e até agilizam o projeto de atividades mais complexas. Essa afirmativa é verdadeira, pois as métricas orientadas a objetos podem ajudar a simplificar e agilizar o desenvolvimento. III- Contagem de métodos e quantidade de atributos de classes são exemplos de métricas que podem ser aplicadas em softwares orientados a objetos. Essa afirmativa é verdadeira, pois essas são métricas comuns em análise de software orientado a objetos. IV- Profundidade de árvore de herança e número de filhos são métricas que não podem ser utilizadas em projetos de software orientado a objetos. Essa afirmativa é falsa, pois essas métricas são, na verdade, utilizadas em projetos de software orientado a objetos para avaliar a complexidade da hierarquia de classes. Agora, vamos resumir as análises: - I: Falsa - II: Verdadeira - III: Verdadeira - IV: Falsa Com base nisso, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: B) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As métricas de software servem para medir recursos humanos, tempo de desenvolvimento, cronogramas, erros, falhas, tamanho do projeto em termos de prazo e custo. Para a orientação a objetos existem várias métricas utilizáveis, sendo que algumas permitem comparar planos de medições de diferentes projetos, o que pode desencadear recomendações para projetos futuros.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Contagem de métodos.
II- WMC ? Métodos ponderados por classe.
III- Resposta de uma classe.
IV- Profundidade da árvore de herança.
V- Número de filhos.
( ) Mede-se a quantidade de passos da classe nó até a raiz da árvore, medida pelo número de classes ancestrais.
( ) Contam-se os métodos para somar-se suas complexidades ciclomáticas, os quais são indicadores de quanto tempo e esforço são necessários para desenvolver ou manter uma classe.
( ) Indica-se a influência da classe no projeto como um todo, sendo que quanto mais classes filhas, maior a reutilização do código-fonte.
( ) Analisa-se o número de métodos distintos chamados em resposta a chamadas de outras classes, combinando a complexidade da comunicação realizada.
( ) Realiza-se a contagem dos métodos das classes de toda a aplicação, em que as classes com maior número de métodos podem ser trabalhadas para torná-las mais reutilizáveis.

O processo de medição das atividades de desenvolvimento de software é muito importante para o projeto, controlando tempo, custo e recursos. Para realizar a medição de projetos de softwares orientado a objetos, existem métricas específicas, pois a análise do código-fonte é diferenciada, sendo utilizados objetos para a elaboração do projeto e do sistema. No entanto, tanto em projetos de software estruturados quanto nos orientados a objetos, o objetivo das métricas de medir o tempo, custo e prazo para realização das atividades permanece.
Sobre as métricas para medir desenvolvimento de software, analise as sentenças a seguir:
I- A métrica de porcentagem de classes-chave examina diagramas de classes avaliando se o resultado está entre 30% e 50%.
II- Número de filhos (NOC) mede o número de subclasses subordinadas a uma classe, indicando a influência da classe no projeto.
III- Média de tamanho dos métodos é o tamanho médio dos métodos obtido pela média de linhas de código por método.
IV- Complexidade do método é obtida através do cálculo da quantidade de linhas que ele possui, sendo uma complexidade maior quando ultrapassadas vinte linhas.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Durante o desenvolvimento de software nos últimos anos, muitos foram os problemas frequentes encontrados, cujas soluções se tornaram padrões. Neste sentido, um padrão de projeto define um nome, o problema e a sua solução em orientação a objetos, facilitando compreender sua delimitação e em que momento ou situação utilizar.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ADT (Abstract Data Type) possui o propósito de ocultar a estrutura de dados, sendo um exemplo o Repository (base de dados).
( ) Decoupling é um padrão que divide o software em partes, permitindo que estas partes individuais possam ser construídas, reutilizadas e alteradas independentemente uma da outra.
( ) O padrão Facade se trata de uma interface unificada para o conjunto de interfaces, podendo ter alguns componentes ocultos.
( ) De acordo com o padrão Singleton, uma classe não é instanciada na aplicação, desde que ela seja definida por este padrão.
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - F
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

O gerenciamento de projetos normalmente atinge maturidade quando possui eficácia na medição de prazos e custos do projeto. As métricas da Engenharia de Software surgiram justamente para dar suporte no gerenciamento de projetos, determinando seu tamanho e transformando-os em números.
Sobre as métricas de software, analise as afirmativas a seguir:
I- O desenvolvimento utilizando métricas permite que sejam desenvolvidas aplicações maiores com um prazo menor do que se não estivesse utilizando métricas para o controle.
II- Existem técnicas de medições baseadas em objetos que simplificam e até agilizam o projeto de atividades mais complexas.
III- Contagem de métodos e quantidade de atributos de classes são exemplos de métricas que podem ser aplicadas em softwares orientados a objetos.
IV- Profundidade de árvore de herança e número de filhos são métricas que não podem ser utilizadas em projetos de software orientado a objetos.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

As métricas de software surgiram para tentar sanar muitos dos problemas existentes no desenvolvimento de software, relacionados com prazo, custo e qualidade. Neste contexto, a definição de indicadores de medição é importante para realizar análise da qualidade e produtividade do processo de desenvolvimento de software. Além disso, existem muitos motivos para aplicar métricas de software em um projeto.
Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta motivos para aplicação de métricas de software em um projeto:
a) Possuem um único objetivo: a análise do esforço realizado para que uma determinada tarefa seja desenvolvida.
b) Permitir a análise da produtividade e qualidade do trabalho no desenvolvimento de software, garantindo que o projeto não sofra atrasos ou seu custo seja maior que o orçado.
c) Permitir a análise da qualidade e produtividade de uma métrica utilizada em um projeto, definindo se esta é eficiente o suficiente para sua utilização em todos os projetos da organização.
d) Permitir a qualidade de um produto de software e avaliar a produtividade e qualidade de novos métodos e ferramentas para o desenvolvimento de software.

Para melhorar a qualidade de um projeto, é necessário que o prazo e custo sejam cumpridos. Além disso, a estrutura de um software deve ser medida para que se tenha um bom equilíbrio na montagem das classes com o número de métodos, atributos, nós de uma herança, mensagens trocadas, entre outros, que são aferidas pelas métricas de construção.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
( ) A técnica de medição baseada na contagem total de mensagens enviadas por um método é influenciada pela linguagem de programação utilizada.
( ) A métrica linhas de código (LOC) conta a quantidade de linhas ativas de um código-fonte, sendo que quando o método possui um tamanho grande, considera-se que ele é orientado a objetos.
( ) A técnica que analisa o percentual de comentários em um código especifica que o percentual de linhas comentadas deve ser entre 20% e 30% do código-fonte.
( ) A técnica que contabiliza a quantidade de classes abstratas, que facilitam a reutilização de código por suas subclasses, menciona que um projeto bem definido possui média de 10% de classes abstratas.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - V - V.

O paradigma Goal Question Metrics (GQM) pode ser descrito como uma abordagem de cima para baixo que define um sistema de medição baseado em metas para o desenvolvimento de software. Neste sentido, é utilizado para definir um conjunto de métricas a ser coletado, e especifica que cada métrica deve medir algo bem específico.
Sobre o GQM e métricas, analise as sentenças a seguir:
I- O processo do GQM inicia-se com definição dos interessados, seguido pela definição das questões.
II- Para a utilização adequada, é necessário primeiro definir as questões do GQM para posteriormente selecionar as métricas a serem utilizadas.
III- O processo de medição não é cíclico, pois as fases são sequenciais, e caso no início ocorrer algo errado, a conclusão da métrica será afetada.
IV- O processo de medição deve permitir melhoria contínua do processo, avaliando métodos e ferramentas utilizadas na construção do projeto.
a) IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, apenas.

Modelos são utilizados para facilitar a compreensão dos problemas de um projeto, podendo ser utilizado mais de um modelo para especificar o mesmo problema. Dependendo do problema, um determinado modelo pode ser mais adequado.
O Archetype pattern pode ser descrito como a capacidade de representação de uma mesma situação de formas diferentes. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Abstract Data Type pode ser exemplificado pelo Repository (Base de Dados), cujo objetivo é disponibilizar a base de dados para diferentes interfaces de clientes.
( ) Bridge permite que uma interface ou abstração possa variar independentemente de sua implementação.
( ) Builder permite separar a construção de um objeto complexo de sua representação.
( ) Abstract Factory serve para prover uma interface para criar uma família de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas.
a) F - V - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - V.

Uma métrica de software pode ser descrita como qualquer tipo de medição que se relaciona a um sistema de software, isto é, a seu processo ou documentação, para melhorar os prazos, os custos e a sua qualidade. Métrica de software possui como finalidade a especificação dos meios de coleta de dados para avaliação e desempenho para o desenvolvimento de um software.
Neste sentido, os dados coletados referem-se a resultados quantitativos, apresentando indicadores do desempenho, produtividade, custo ou prazo. Neste contexto, a medição deveria ser aplicada em todas as fases de um projeto de software, porém isso não é tão comum. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos motivos para utilizar uma métrica de software é indicar a qualidade de um produto.
( ) Um dos motivos para utilizar uma métrica de software é justificar os pedidos de novas ferramentas ou treinamento adicional para a equipe de desenvolvimento.
( ) Um dos motivos para a utilização de várias métricas de software é permitir a análise da métrica mais eficiente, para seleção desta para utilização em todos os projetos da organização.
( ) Um dos motivos para utilização de métricas de software é avaliar os benefícios de novos métodos e ferramentas da Engenharia de Software para melhorar produtividade e qualidade.
a) F - V - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - V.

Para uma utilização eficaz de métricas de software, é preciso, antes de aplicá-las, planejar, organizar e identificar os pontos principais do contexto. Sendo assim, deve-se definir um padrão, isto é, selecionar as métricas a serem realizadas, quais componentes a serem avaliados, quais características dos componentes devem ser analisadas e adquirir as ferramentas necessárias para as medições.
Neste contexto, para colocar em prática um programa de medição, existem algumas características que devem ser levadas em consideração. Referente a estas características, analise as seguintes sentenças:
I- O cenário de desenvolvimento de software deve ser ajustado conforme o conjunto de métricas adotado para o suporte.
II- A utilização de métricas de software serve também para encontrar os responsáveis pelo atraso de cronogramas.
III- A definição de métricas de software deve ser em conjunto, isto é, por uma equipe, e não por uma única pessoa.
IV- As medições devem ser documentadas e os resultados extraídos devem ser compartilhados.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina