Logo Passei Direto
Buscar
Palácios e Marchesi (1995) afirmam que os alunos com dificuldades de aprendizagem (DAs) necessitam de uma educação escolar diferenciada.
Analise as afirmativas a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. Segundo Palácios e Marchesi (1995), a educação diferenciada consiste em:
( ) Atendimento médico, como neurologistas, para pronto atendimento na escola.
( )Automodificação, ou seja, acreditar na capacidade de realização do aluno.
( )Individualização, considerando o ser como único no processo de aprendizagem.
( )Conscientização para automedicação dos alunos que possuem DAs.
A V, V, F, F.
B F, F, V, V.
C F, V, V, F.
D V, F, F, V.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a educação diferenciada segundo Palácios e Marchesi (1995): ( ) Atendimento médico, como neurologistas, para pronto atendimento na escola. É falsa (F). A educação diferenciada não se resume a atendimentos médicos, mas sim a práticas pedagógicas adaptadas às necessidades dos alunos. ( ) Automodificação, ou seja, acreditar na capacidade de realização do aluno. É verdadeira (V). A automodificação envolve a crença na capacidade do aluno, o que é fundamental para o desenvolvimento de sua autonomia e autoeficácia. ( ) Individualização, considerando o ser como único no processo de aprendizagem. É verdadeira (V). A individualização é um princípio central da educação diferenciada, reconhecendo que cada aluno tem suas próprias características e ritmos de aprendizagem. ( ) Conscientização para automedicação dos alunos que possuem DAs. É falsa (F). A conscientização para automedicação não é uma prática recomendada na educação diferenciada, pois pode ser perigosa e não é parte do processo educativo. Portanto, a sequência correta é: F, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Jean Piaget organizou uma teoria que visa explicar o desenvolvimento humano e, consequentemente, a aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam a afirmativa sobre a teoria de Piaget em relação ao ato de aprender e, em seguida, assinale a alternativa cujas palavras completam, na sequência, as lacunas.
A) Equilibração, Acomodação, Assimilação.
B) Assimilação, Acomodação, Equilibração.
C) Acomodação, Equilibração, Assimilação.
D) Assimilação, Equilibração, Acomodação.

Relacione a segunda coluna com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da segunda coluna.
(I) Perspectiva neurológica.
(II) Perspectiva psicológica.
( ) Aprender significa receber estímulos externos, realizar sinapses e transformar neurotransmissores em pensamentos e sentimentos.
( ) Aprender significa reorganizar as conexões neurais, estimulando a produção dos neurotransmissores e das sinapses para criar associações eficazes.
( ) Aprender significa aprender, assimilar diversos conteúdos à medida que amadurece, ou seja, se expande, biologicamente falando.
( ) Aprender significa estabelecer relações sociais mediadas pelos instrumentos e signos, estimulando a Zona de Desenvolvimento Proximal para que o Nível de Desenvolvimento Potencial se torne Real.
A) II, II, I, I.
B) II, I, II, I.
C) I, I, II, II.
D) I, II, I, II.

João (15 anos) passava pela seguinte situação: ele tinha dificuldades na leitura, na escrita e no raciocínio lógico-matemático e não podia ser considerado alfabetizado. Seu histórico revelava que, no primeiro ano de escolarização, cinco professoras diferentes passaram pela regência de sua turma, cada uma com posturas e métodos distintos.
Leia o caso que segue, identifique o que causa DA em João e assinale a alternativa que evidencia a perspectiva relacionada a esta causa, de acordo com o segundo momento histórico das DA.
A) Perspectiva Desvantagem Sociocultural.
B) Perspectiva Psicologia Cognitiva.
C) Perspectiva Afetiva.
D) Perspectiva do Questionamento da Escola.

Mais conteúdos dessa disciplina