Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
De acordo com o art. 1º da Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito.
Assinale a alternativa que corresponde à Federação:
Forma de Estado.
Forma de Governo.
Regime de Governo.
Sistema de Governo.
Democracia Federal.
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

De acordo com o artigo 1º da Constituição Federal de 1988, a alternativa que corresponde à Federação é "Forma de Estado". A Federação é uma das formas de organização do Estado, onde há a divisão de competências entre a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição de 1988 rompeu com a ordem jurídica anterior por meio do Poder Constituinte Originário, que instituiu novos compromissos com a sociedade brasileira.
Sobre a “Constituição Cidadã”, assinale a afirmativa correta.
A erradicação da pobreza e da marginalização é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
A forma federativa de Estado veda a redução das desigualdades regionais como um dos objetivos do país, uma vez que todos os Estados devem ser tratados com igualdade de direitos.
A Constituição de 1988 fundou um Estado social em que se adota o valor social do trabalho como princípio fundante, não tendo a livre-iniciativa recebido igual tratamento.
O modelo de separação de poderes adotado no país significa que a função judicante é exclusiva do Poder Judiciário, ao passo que a função legislativa também é exclusiva do Poder Legislativo, ou seja, cada poder detém monopólio sobre as suas funções institucionais.
O pluralismo político, apesar de desejável, não é princípio fundamental da Constituição democrática porque não há como exigir dos cidadãos que constituam diversos partidos políticos.

Analise as seguintes situações: I - Azulão pretendia obter os registros sobre sua atividade creditícia em organismo que presta serviços para estabelecimentos bancários e lhe foram negados os documentos. II - Amarelinha está na iminência de ser presa injustamente. III - Marronzinho deixou de ganhar uma licitação provavelmente viciada.
Nesse caso, nos termos da Constituição Federal, seria cabível a impetração de:
Habeas corpus para Azulão.
Mandado de segurança para Azulão.
Mandado de Injunção para Amarelinha.
Habeas corpus para Azulão.
Habeas data para Amarelinha.
Mandado de Segurança para Marronzinho.

A frase é forte, bonita, assertiva. Faz gosto ouvi-la no meio de um discurso. Em sua versão original, ocupa posição de destaque na Constituição de 1988, logo no Artigo 1º, parágrafo único: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si:
O Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
A Impessoalidade, a Moralidade e a Eficiência.
A Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
O Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
O Reformador, o Moderador e a Presidência da República.
O Ministério Público e os Tribunais de Contas.

Segundo o art. 1º, o Estado brasileiro tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
No tocante ao conteúdo da Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
A constituição determina que todas as pessoas, a partir dos 18 anos, devem ser votadas para a representação do que se chama de pluralismo político.
A Constituição reconhece a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos índios, com o que reconhece a existência de minorias nacionais e institui normas de proteção de sua singularidade étnica, especialmente de suas línguas, costumes e usos.
A Constituição estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas.
A Constituição determina que a família tem o grave dever, juntamente com a sociedade e o Estado, de assegurar com absoluta prioridade, os direitos fundamentais da criança e do adolescente.
A Constituição define ecologicamente equilibrado como direito de todos e lhe dá a natureza de bem de uso comum do povo.

Sobre as características das leis, assinale a alternativa correta.
As leis são gerais porque sempre que as pessoas se vinculam a um contrato, todos devem obedecer, independentemente de haver ou não se vinculado ao pacto.
As leis são abstratas porque, do mesmo modo que os bens incorpóreos, elas não possuem corpo físico.
As leis são gerais porque sempre que as pessoas se vinculam a um contrato, todos devem obedecer, independentemente de haver ou não se vinculado ao pacto.
As leis são elaboradas pelos órgãos do Estado (estatalidade) e diferenciam-se dos costumes com fonte material do direito, posto que estes são forjados dentro da sociedade, ou seja, fora da órbita normativa do Estado.
As leis podem ou não ser escritas e publicadas, desde que sejam conhecidas por todos os cidadãos.
As leis posteriores não podem modificar os direitos já existentes, independentemente de serem constitucionais ou não.

egoístas. Temos, segundo uma famosa frase de Hobbes, uma guerra de todos contra todos (“ every man is enemy to every man”; “ a war with every other man”). Por essa razão, os homens reúnem-se criando sociedades organizadas. Abdicam de seus direitos naturais, entregando todo o poder a uma autoridade central, ao Estado. Cria-se, assim, um contrato social, cujo objeto é a submissão de todos ao Estado (pacto de sujeição). Em virtude desse pacto, o Estado deve distribuir direitos e obrigações, garantindo seu respeito mediante a ameaça de punições. Somente a instauração do direito positivo estatal permite que o homem viva decentemente, podendo, pelo menos, andar na rua sem medo de ser morto em cada esquina.
Considerando a História do Direito, seus princípios e classificações, julgue os itens a seguir em V para as sentenças Verdadeiras e F para as sentenças Falsas.
( ) Embora contivesse a Lei de Talião, que instituía a vingança como forma de justiça, o Código de Hammurabi trazia algumas noções elementares do que atualmente se consideram direitos humanos, mais especificamente a vedação aos castigos físicos.
( ) A Administração Pública, em sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que executam as funções administrativas estatais.
( ) Na resolução de desavenças e lides surgidas na comunidade, o legislador deve basear-se, primeiramente, na lei penal.
( ) A jurisprudência caracteriza-se pelo nacionalismo, isto é, enquanto a doutrina tende a universalizar-se, a jurisprudência tende a nacionalizar-se, pela contínua adaptação da lei e dos princípios teóricos ao caso concreto.
V, V, V e V.
V, V, V e V.
F, F, F e F.
F, V, F e V.
V, F, V e F.
V, V, F e F.

Mais conteúdos dessa disciplina