Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A partir do conceito jurídico de dignidade da pessoa humana na perspectiva de Ingo Wolfgang Sarlet, analise as proposições abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ A dignidade da pessoa humana é a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade.
II___ A dignidade da pessoa humana implica um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável.
III___ A dignidade da pessoa humana deve propiciar e promover sua participação ativa e corresponsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão dos demais seres humanos.
IV___ A dignidade da pessoa humana condiz com as condições de vida, de sobrevivência e de subsistência, sendo garantida a dignidade aquelas pessoas com melhores condições financeiras.
A. I, III e IV.
B. I, II, III e IV.
C. I, II e IV.
D. I, II e III.
E. II, III e IV.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada proposição: I___ A dignidade da pessoa humana é a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois reflete a essência da dignidade humana. II___ A dignidade da pessoa humana implica um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável. Verdadeira, essa proposição também está correta, pois a dignidade está relacionada à proteção contra abusos e à garantia de condições mínimas de vida. III___ A dignidade da pessoa humana deve propiciar e promover sua participação ativa e corresponsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão dos demais seres humanos. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a dignidade envolve a participação ativa do indivíduo na sociedade. IV___ A dignidade da pessoa humana condiz com as condições de vida, de sobrevivência e de subsistência, sendo garantida a dignidade aquelas pessoas com melhores condições financeiras. Falsa, essa proposição é incorreta, pois a dignidade da pessoa humana não deve ser condicionada a aspectos financeiros; todos os seres humanos têm dignidade independentemente de sua condição econômica. Com base na análise, as proposições corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: D. I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento da doutrina jusnaturalista contribuiu efetivamente para o tema da dignidade. O movimento teve como expoente Immanuel Kant, que se sobressaiu por identificar duas categorias dentro da sociedade: preço e dignidade. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O preço seria um valor externo, de interesse particular em vista do mercado, enquanto a dignidade seria um valor moral, interno, de interesse geral.
II___ Como valor moral, a dignidade não encontra equivalente, não podendo ser substituída à feição de uma mercadoria.
III___ O homem, e em geral todo ser racional, existe como fim em si mesmo, não só como meio para qualquer uso desta ou daquela vontade.
A. Apenas o item I está correto.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas o item II está correto.
D. Apenas os itens I e II estão corretos.
E. Apenas o item III está correto.

Com o intuito de desvendar as relações existentes entre a cidadania e os direitos humanos, tendo como premissa o conceito de cidadania de Hannah Arendt, qual das opções abaixo, enfatiza essa perspectiva.
Escolha uma:
A. A cidadania é reconhecida a partir do reconhecimento de classes sociais distintas.
B. A educação era um meio chave para produzir cidadania.
C. O trabalho como sentido fundamental para garantir a cidadania.
D. A cidadania refere-se ao direito a ter direitos.
E. A cidadania foi embasada em princípios simbólicos de igualdade.

No Brasil, os poucos estudos sobre o desenvolvimento da cidadania no século XIX têm-se concentrado na participação eleitoral, que corresponde ao modelo de construção de baixo para cima (Carvalho, 1988, Graham, 1990). Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O impacto da expansão do Estado sobre a vida dos cidadãos, sobre a formação da cultura política, não tem sido levado na devida conta, exceção feita para as reações negativas da população à ação estatal.
II___ Cidadão político, ou ativo, era aquele que podia participar do exercício dos três poderes, que podia exercer a imprensa política, formar organizações políticas, dirigir reclamações e petições ao governo.
III___ Há todo o campo da imprensa política que, analisada não apenas no conteúdo, mas também no estilo, na retórica, pode contribuir muito para o entendimento da concepção de direitos e de sua prática.
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item I está correto.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas o item II está correto.
E. Apenas os itens I e III estão corretos.

A discussão entre filósofos sobre o tema da dignidade é bastante antiga no Ocidente, fruto da tradição e da crença judaico-cristã do homem como imagem de Deus. Com o pensamento cristão desenvolveu-se a noção de dignidade pessoal atribuída a cada indivíduo. Nesse sentido e na perspectiva de São Tomás de Aquino, podemos afirmar que:
Escolha uma:
A. A dignidade é exterior ao homem.
B. A dignidade é inerente ao homem, como espécie.
C. A dignidade precede a existência humana.
D. Nem todos os homens tem dignidade.
E. A dignidade nada tem a ver com a condição humana.

QUESTÃO. Ao transportar a noção do binômio necessidade/direito para o processo de elaboração de normas jurídicas, verificamos que estas normas - quando fixam certo limite à liberdade do homem mediante a imposição de condutas - denotam o acatamento social mediante um intrínseco processo de acomodação natural. Nesse sentido, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Podemos considerar como premissa que os direitos humanos visam à satisfação das necessidades humanas individuais, que podem ser socialmente demandadas por grupos mobilizados que expressam necessidades comuns a fim de fazer reconhecer tais direitos.
II___ Os direitos nascem e se modificam obedecendo a um núcleo formado pelo sentimento axiológico da sociedade, ao qual a partir de um dado fato se adere um determinado valor, que, por sua vez, passa a ser normatizado tanto internacional como nacionalmente pelos Estados, com indispensável fundamento na ideia de dignidade da pessoa humana.
III___ Tendo em vista o desenvolvimento, o direito deve refazer-se permanentemente face à mobilidade social. Trata-se de um processo de adaptação - haja vista os novos valores incorporados ao meio social, mediante os quais o direito deve renovar-se, moldando-se sempre a tais anseios.
A. Apenas os itens I e III estão corretos.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas o item I está correto.
D. Apenas o item II está correto.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

No que tange as características dos Direitos Humanos, qual das opções abaixo refere-se especificamente a universalidade dos Direitos Humanos.
Escolha uma:
A. Os direitos humanos fundamentais não se perdem por decurso de prazo. São permanentes.
B. As várias previsões constitucionais e infraconstitucionais não podem se chocar com os direitos fundamentais. Antes, devem estar relacionados e harmonizados para atingirem suas finalidades.
C. Não se pode exigir de ninguém que renuncie à vida (não se pode pedir a um doente terminal que aceite a eutanásia, por exemplo) ou à liberdade (não se pode pedir a alguém que vá para a prisão no lugar de outro).
D. Os direitos humanos fundamentais não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta para sua plena realização.
E. Os direitos fundamentais aplicam-se a todos os indivíduos, independentemente de nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica.

Mais conteúdos dessa disciplina