Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Colégio Objetivo
[Laboratório Virtual - Colesterol total] O colesterol é uma substância cerosa encontrada em todas as células do seu corpo. O fígado sintetiza colesterol, que também está em alguns alimentos, como carne e laticínios. O organismo, de forma geral, precisa de colesterol para funcionar corretamente. No entanto, muito colesterol no sangue acarreta maior risco de doença arterial coronariana.
Com relação às observações feitas no experimento de colesterol total, assinale a alternativa CORRETA:
A Nas leituras realizadas no espectrofotômetro, os tubos designados como “branco” têm a função de determinar um valor padrão para a leitura das amostras.
B O tubo utilizado como “branco” nos experimentos tem como função “zerar” o espectrofotômetro para que seja utilizado para realizar a leitura das amostras.
C É comum que se utilize nos experimentos de colesterol total um tubo de cor branca, por esse motivo chamamos as amostras de “branco”.
D Nos tubos designados como “branco”, são adicionadas as amostras a serem analisadas no ensaio de colesterol total.
User badge image
Questões sobre Anatomorfofisiologia

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao uso do tubo "branco" em experimentos de espectrofotometria, especialmente no contexto da medição de colesterol total. A) Nas leituras realizadas no espectrofotômetro, os tubos designados como “branco” têm a função de determinar um valor padrão para a leitura das amostras. - Essa afirmação é parcialmente verdadeira, mas não é a função principal do tubo "branco". B) O tubo utilizado como “branco” nos experimentos tem como função “zerar” o espectrofotômetro para que seja utilizado para realizar a leitura das amostras. - Esta é a definição correta do que é um tubo "branco". Ele é usado para calibrar o espectrofotômetro, subtraindo a absorbância do solvente ou do meio em que as amostras estão. C) É comum que se utilize nos experimentos de colesterol total um tubo de cor branca, por esse motivo chamamos as amostras de “branco”. - Essa afirmação é confusa e não reflete a função do tubo "branco". D) Nos tubos designados como “branco”, são adicionadas as amostras a serem analisadas no ensaio de colesterol total. - Isso está incorreto, pois o tubo "branco" não contém as amostras, mas sim o solvente ou o meio de reação. Portanto, a alternativa correta é: B) O tubo utilizado como “branco” nos experimentos tem como função “zerar” o espectrofotômetro para que seja utilizado para realizar a leitura das amostras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Federação Internacional de Química Clínica (IFCC) e o Instituto de Padronização Clínica e Laboratorial (CLSI) definem valor de referência como um valor (resultado) obtido pela observação ou mensuração quantitativa de um analito em um indivíduo selecionado, com base em critérios bem definidos. O laboratório deve possuir esses valores e fornecê-los no laudo dos exames. Sobre a definição dos intervalos de referência de um analito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As variáveis para a determinação fidedigna dos intervalos de referência precisam necessariamente de um número amostral em torno de 40 indivíduos.
( ) Uma forma de aquisição de valores do intervalo de referência é através da bula dos reagentes no qual está sendo realizada a mensuração do analito.
( ) Para a obtenção dos intervalos de referência pela criação de intervalos próprios, critérios pré-analíticos não precisam estar padronizados já que se trata de uma nova mensuração quantitativa.
A F - F - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - F - F.

A forma da coleta de uma amostra de sangue é fundamental para a viabilização das análises. As amostras de sangue podem ser coletadas em tubos comuns ou em tubos com anticoagulantes. Sobre a coleta em tubo contendo ativador de coágulo (tubo sob vácuo de vermelha) utilizado em laboratório de análises clínicas, assinale a alternativa CORRETA:
A) Obtêm-se o plasma, e o tipo de exame envolve a análise do Tempo de Tromboplastina ativada (TTPa).
B) Obtêm-se o plasma, e o tipo de exame envolvem análises hematológicas.
C) Obtêm-se o soro, e pode-se realizar nesta amostra, por exemplo, a análise de parâmetros relacionados a coagulação.
D) Obtêm-se o soro, e pode-se realizar nesta amostra, por exemplo, a tipagem sanguínea (ABO).

O gráfico multirregras de Westgard apresenta vantagens no que diz respeito ao número de falsas rejeições (que se mantém baixo) e ao mesmo tempo, mantém-se uma alta identificação de erros, por meio de regras individuais que tenham níveis de falsas rejeições muito baixos, que utilizadas em conjunto aumentam a capacidade de identificação de erros. Sobre os tipos de regras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Rejeita-se quando 3 medições de controle consecutivas excederem o mesmo limite x ± 1DP.
( ) Rejeita-se quando 1 medição de controle exceder o limite de controle x + 2DP e a outra x - 2DP.
( ) Rejeita-se quando 6 medições de controle consecutivas estiverem no mesmo lado em relação à média.
( ) Rejeita-se quando 2 medições de controle consecutivas excederem o mesmo limite de controle x + 2DP ou x - 2DP.
A III - IV - II - I.
B IV - I - II - III.
C II - I - IV - III.
D IV - I - III - II.

Transmitância e absorbância tendem a ser grandezas complementares. A transmitância é a fração de energia luminosa que consegue atravessar a espessura de um determinado material, sem ser absorvida. Já a absorbância é a caracterizada pela energia luminosa que é absorvida quando ocorre a incidência da luz.
Sobre os conceitos de transmitância e absorbância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A absorbância é um parâmetro adequado, pois apresenta uma relação linear com a concentração da substância absorvente.
( ) A Transmitância é a razão a intensidade da luz emergente (I) e a intensidade da luz incidente (I0), isto é: T = I/I0.
( ) Esta relação entre transmitância e absorbância é determinada pela Lei de Lambert-Beer, que correlaciona absorção e concentração da substância em solução como razões diretamente proporcionais.
A V - V - V.
B F - V - F.
C F - F - F.
D V - F - F.

Para a gestão de qualidade em um laboratório de saúde, o esquema tradicional enfatiza o estabelecimento de métodos laboratoriais de qualidade (QLPs), controle de qualidade (QC), avaliação da qualidade (QA) e sistemas de qualidade (QSs). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os QLPs incluem práticas e procedimentos que definem como todos os aspectos do trabalho são realizados.
II- O QC não se relaciona aos métodos de controle por análises estatísticas.
III- O QA está relacionado com o monitoramento do desempenho do laboratorial.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I e II estão corretas.

Diversas dosagens bioquímicas podem ser realizadas no plasma ou no soro, visto que a diferença analítica entre os dois é presença de fibrinogênio. Sobre os tubos de coleta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Caso a coleta sanguínea seja realizada para obtenção do plasma, é recomendado que seja com anticoagulante EDTA.
( ) Os tubos de coleta contendo heparina de lítio contêm o inibidor glicolítico e são anticoagulantes.
( ) Os tubos de coleta ativadores de coágulo apresentam o soro como a parte líquida do sangue.
A) V - F - F.
B) F - F - V.
C) V - F - V.
D) F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina