Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
[O ensino implica] a apropriação de artefatos simbólicos pelos (e com os) quais os sujeitos compreendem e organizam seu universo espácio-temporal e interagem nos (com os) diferentes espaços e tempos sociais [...] nos processos formais de ensino/aprendizagem, deve ser abandonada, de uma vez por todas, a ideia de que as tarefas e atividades propostas precisam visar ao "treinamento" dos alunos para a construção de habilidades de leitura e escrita, de fala e escuta, ou de análise de textos. As habilidades - e competências subjacentes - não se ensinam, se aprendem; ou seja, constroem-se pelo sujeito como esquemas de ação e modelos estáveis de representação mental, à luz de padrões interacionais também estabilizados. Segundo essa concepção, as práticas em sala de aula devem ter como eixo, como se procurou discutir, tarefas e atividades de ensino/aprendizagem que orientem o sujeito-aprendiz a compreender as dinâmicas das interações sociais, à luz dos possíveis objetivos em jogo e das potenciais estratégias, habilidades e competências colocadas em cena. Esse procedimento, que inclui a emergência de conflitos sociocognitivos e as tentativas de solucioná-los, pode motivar o aprendiz a (re)dimensionar suas próprias expectativas e seus projetos de ação, de médio e longo prazo, bem como motivá-lo a (desejar?) inserir-se nas práticas sociodiscursivas assumindo posições identitárias responsivo-ativas (como diria Bakhtin). Esse, parece-me, seria o caminho possível para efetivar o que se tem almejado já há algum tempo: uma educação linguística (obviamente, crítica!).
A partir da análise desse trecho, assinale a alternativa CORRETA:
A O trecho sugere a conexão dos conhecimentos com a realidade vivida pelas pessoas, de maneira crítica e atuante em sociedade.
B A autora entende que escrever texto tem a ver com a produção da identidade, ou seja, toda vez que alguém escreve está decidindo se despersonalizar, abrir mão de si.
C O texto afirma que a educação crítica, em uma perspectiva linguística, é inviável; caso o aluno seja crítico, terá dificuldade de produzir textos que se adaptem.
D A autora compreende que estratégias bem empregadas são garantia de que o aluno compreenderá cada um dos gêneros e temas ensinados nas escolas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base no trecho apresentado: A) O trecho sugere a conexão dos conhecimentos com a realidade vivida pelas pessoas, de maneira crítica e atuante em sociedade. - Esta alternativa parece estar alinhada com a ideia de que o ensino deve estar conectado à realidade dos alunos e promover uma compreensão crítica das interações sociais. B) A autora entende que escrever texto tem a ver com a produção da identidade, ou seja, toda vez que alguém escreve está decidindo se despersonalizar, abrir mão de si. - Essa afirmação não reflete o que foi discutido no trecho, que enfatiza a construção da identidade e a interação social, não a despersonalização. C) O texto afirma que a educação crítica, em uma perspectiva linguística, é inviável; caso o aluno seja crítico, terá dificuldade de produzir textos que se adaptem. - Essa alternativa contradiz a ideia de que a educação crítica é desejável e necessária, portanto, não é correta. D) A autora compreende que estratégias bem empregadas são garantia de que o aluno compreenderá cada um dos gêneros e temas ensinados nas escolas. - Embora a autora mencione a importância de estratégias, não se afirma que elas garantem a compreensão, o que torna essa alternativa imprecisa. Após essa análise, a alternativa correta é: A. O trecho realmente sugere a conexão dos conhecimentos com a realidade vivida pelas pessoas, de maneira crítica e atuante em sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A textualidade caracteriza-se por deixar o texto todo articulado e não apenas um amontoado de frases. Para tanto, existem os fatores de textualidade que auxiliam a construção textual. Segundo Koch e Travaglia (2002 apud TAFNER, 2011, p. 41), um dos fatores de textualidade ?exerce, assim, importante papel na seleção e arranjo de alternativas no texto, podendo facilitar ou dificultar o estabelecimento da coerência?.
Qual fator de textualidade melhor completa a definição dada?
a) Informatividade.
b) Aceitabilidade.
c) Intencionalidade.
d) Situacionalidade.

Ao ler, é necessário processar o texto. Para que haja o processamento do texto, três são os sistemas de conhecimento que entram em ação: o enciclopédico, o linguístico e o interacional.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem.
( ) O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico.
( ) O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos advindos do senso comum - aqueles passados de geração em geração.
( ) Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.
a) V - V - V - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - F.

A partir da análise desses dois textos, podemos observar a presença de uma perspectiva de linguagem/produção de texto/ensino de construção de textos.
Sobre essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) Considerar o papel essencial do autor de um texto; a partir de quem ele é, de fato - seu ser mais íntimo e secreto - é que define elementos do texto que estejam nebulosos.
b) Definir a mim em relação ao outro é me adaptar ao outro; assim sendo, pode-se concluir que escrever é um processo de despersonalização.
c) Levar indivíduos a compreender os aspectos relativos ao contexto e, por meio de um processo analítico, observar de que forma ele (o contexto) influencia na produção dos textos.
d) Compreender que os estudantes devem produzir seus textos totalmente adaptados ao contexto, ignorando, inclusive, suas próprias características estéticas de sua escrita.

Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos [...]? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet.
A partir da análise do texto, assinale a alternativa CORRETA que o descreve adequadamente:
a) Podemos observar que o texto em questão respeita o fator da informatividade e de aceitabilidade - autor e leitor, juntos, constroem os sentidos do texto.
b) Podemos compreender que há uma obscuridade no texto - ele é um texto de difícil compreensão; por muito pouco, acaba sendo ferido o princípio da aceitabilidade.
c) Podemos observar que os fatores de textualidade estão ausentes no texto em questão, afinal, de fato, a internet não é uma ferramenta capaz de criar amizades do zero.
d) Podemos observar, a partir do texto, que a internet faz com que você "consiga desacelerar o processo, mas não salva as relações", conforme afirma o antropólogo Robin Dunbar.

Um texto, para ser coerente, deve recorrer aos seus conhecimentos de mundo, verificando se são compatíveis com o texto apresentado. Além disso, é necessário saber o fator textualidade, a fim de perceber se sua ocorrência afeta a produção de sentido.
Dentre os fatores de textualidade estudados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A intencionalidade está relacionada com a cooperação entre o produtor e o receptor do texto, ou seja, com o esforço feito por ambos para garantir sentido ao texto.
( ) A aceitabilidade é formada por fatores que tornam um texto relevante para determinada situação de comunicação.
( ) A intertextualidade é a relação que um determinado texto estabelece com outros textos, produzidos em outras situações comunicacionais.
( ) A situacionalidade está relacionada com as pretensões do autor/produtor/emissor, com o que ele pretende com aquele texto.
a) F - V - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - F - V - V.
d) F - F - V - F.

links visam ao plural do texto e ao seu inacabamento, como força centrípeta que leva para um centro único. Trata-se de uma multiplicidade interconectada [...]. FONTE: FRAGA, Dinorá; FLORES, Tânia. Hipertexto que texto é esse? Trab. linguist. apl., Campinas, v. 44, n. 1, p. 115-132, jun. 2005.
A partir da análise do texto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O texto aponta uma forma de ler na atualidade - a pluralidade das conexões, interconexões; a multiplicidade que exige um ir e vir.
b) O texto aponta a multiplicidade dos textos verbais presente em formas tradicionais de leitura como livros e jornais impressos.
c) O texto cita uma característica dos textos da internet: todos eles possuem cunho jornalístico e pretendem ser mais verbais que não verbais.
d) O texto define o que é conhecimento prévio, diferenciando essa forma de saber aos discursos presentes em hipertextos e outras leituras modernas.

Mais conteúdos dessa disciplina