Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s) sobre as competências ao Ministério Público da União, com base na Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993:
( ) Promover a representação para intervenção federal nos Estados e no Distrito Federal.
( ) Impetrar habeas corpus e mandado de segurança.
( ) Promover a arguição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituição Federal.
a) V; V; V.
b) V; F; V.
c) F; F; V.
d) V; F; F.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre as competências do Ministério Público da União, com base na Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993: ( ) Promover a representação para intervenção federal nos Estados e no Distrito Federal. É verdadeira (V). O Ministério Público pode promover essa representação quando houver a necessidade de intervenção federal. ( ) Impetrar habeas corpus e mandado de segurança. É falsa (F). O Ministério Público não impetra habeas corpus, mas pode atuar como fiscal da lei em mandados de segurança. ( ) Promover a arguição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituição Federal. É verdadeira (V). O Ministério Público tem a competência para promover a arguição de descumprimento de preceito fundamental. Portanto, a sequência correta é: V; F; V. A alternativa que apresenta essa sequência é: b) V; F; V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, trata das funções eleitorais do Ministério Público. Acerca das funções eleitorais do Ministério Público, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O Procurador Regional Eleitoral poderá ser destituído, antes do término do mandato, por iniciativa do Procurador-Geral Eleitoral, anuindo a maioria relativa do Conselho Superior do Ministério Público Federal.
b) O Promotor Eleitoral será o membro do Ministério Público local que oficie junto ao Juízo incumbido do serviço eleitoral de cada Zona. Na inexistência de Promotor que oficie perante a Zona Eleitoral, ou havendo impedimento ou recusa justificada, o Chefe do Ministério Público local indicará ao Procurador Regional Eleitoral o substituto a ser designado.
c) O Procurador Regional Eleitoral, juntamente com o seu substituto, será designado pelo Procurador-Geral Eleitoral, dentre os Procuradores Regionais da República no Estado e no Distrito Federal, ou, onde não houver, dentre os procuradores da República vitalícios, para um mandato de dois anos. O Procurador Regional Eleitoral poderá ser reconduzido uma vez.
d) Compete ao Procurador-Geral Eleitoral exercer as funções do Ministério Público nas causas de competência do Tribunal Superior Eleitoral. Além do Vice-Procurador-Geral Eleitoral, o Procurador-Geral poderá designar, por necessidade de serviço, membros do Ministério Público Federal para oficiarem, com sua aprovação, perante o Tribunal Superior Eleitoral.

Mais conteúdos dessa disciplina