Buscar

Alguém me explica o que é POSITIVISMO E OBJETIVISMO ?

💡 2 Respostas

User badge image

Janaína Santos

Episteme é palavra que surge em Platão como a busca do conhecimento verdadeiro. A epistemologia afirma-se na filosofia no século XIX, como procedimento do conhecimento. Questões como a natureza do conhecimento, as etapas do conhecimento, as hipóteses,  limites e alcance do conhecimento científico, são o objeto da epistemologia. No estudo do processo assume especial relevância os procedimentos metodológicos. A metodologia assume um campo de convergência com a epistemologia, porque se preocupa, na investigação com o espaço de análise das condições e dos limites  dos instrumentos de análise dos fenómenos e da linguagem usada na investigação.

Os principais referenciais epistemológicos constituem-se em termos da objetividade (positivismo) e da subjetividade (relatividade). Nós propomos ultrapassar esse impasse metodológico, pela intersubjetividade, o que temo vindo a trabalhar a parti da hipótese de neurociencia social.

Todo o conhecimento fundamenta-se num paradigma. O lugar de enunciação é o paradigma segundo Thomas Kuhn em “A Revolução Essencial”  (Khun, 1970) indica algumas variáveis dos paradigma: Ele baseia-se na a constelação de crenças, valores, técnicas etc…, partilhadas pelos membros de uma determinas comunidade e, durante algum tempo dá resposta a problemas socialmente relevantes numa comunidade científica. A produção científica, no âmbito dum determinado paradigma, constitui-se como um modelo de procedimentos. A aprendizagem e a investigação científica implica a aprendizagem prévia do modelo e das técnicas inerentes a esse paradigma.

A ciência baseia-se  explica fenómenos (eventos observáveis relevantes para o tempo). O fenómeno constitui-se assim como uma experiência do mundo. Uma experiência individual, socialmente partilhada, num dado espaço e num dado tempo. Há assim, na filosofia um sujeito, que observa e um objecto que é observado.  A relação entre o sujeito e o objeto constitui o centro do debate epistemológico. As condições de observação, a posição do observador, a definição do que é observado são questões que determinam o que a ciência produz.

Ora se a alteração ou a mudança dum paradigma implica a mudança da visão do mundo, do lugar de enunciação, vejamos rapidamente o que podemos considerar a partir dos dois lugares “clássicos” de enunciação : A objetividade e a subjetividede que são tembém eles construções determinadas pelo paradigma que os constituem.

 

O Objetivismo ou o positivismo

O conhecimento objetivo é, para o senso comum, um conhecimento preciso, indubitável. como tal contem uma verdade não questionável. O conhecimento científico é objetivo porque define que, em determinadas circunstâncias (condições) um determinado fenómeno acontece. A ciência estabelece uma relação entre causa e efeito e define uma lei (científica). Um conhecimento objetivo é uma teoria sobre o mundo. Algo que não depende do sujeito que observa, que é independente dele, mas que este (o sujeito) pode aprender.

No conhecimento obejtivo o fenómeno é independente da experiência subjetiva do sujeito. trata-se dum paradigma é que a verdade é construída sobre o objeto e é independente da experiência do sujeito. Daí a importância da prova. Da possibilidade que qualquer sujeito, em condições iguais, reproduzir o fenómeno. Se todos o observam, ele é naturalmente verdadeiro. A importância da metodologia emerge desta necessidade de descrever o procedimento. A metodologia descreve o processo de obtenção de resultados e a forma como são analisados (interpretados).

A metodologia assegura a objetividade do conhecimento e permite atingir a verdade.

A ciência natural é a produção deste conhecimento objetivo. São processos de conhecimento exacto, que se centram sobre objetos claramente delimitados.

Se na análise da natureza o conhecimento objetivo demonstra a sua relevância, na analise do indivíduo e da sociedade, a questão é mais controversa. O positivismo (a obtenção do conhecimento positivo, verdadeiro), o empirismo e o materialismos são filosofias que procuraram fundamentar as condições do conhecimento objetivo sobre o indivíduo e a sociedade.

empirismo fundamenta-se nos trabalhos de David Hume. O conhecimento depende a experiencia humana. O mundo objetivo existe independentemente da sua cognição. A mente humana experiência  os fenómenos e cria uma explicação ou compreensão sobre algo que independente de si e autónoma.

A mente, no seu confronto com o real, fragmenta para simplificar, classifica por agregação de semelhanças, estabelece leis para o compreender (dominar). As ciências fragmentam o mundo, procurando explica-lo a partir dos seus lugares de enunciação. O mundo não é conhecido como um todo, mas é explicado através das suas partes. O total é apenas uma suposição da razão que não pode ser comprovado pela experiência.

O limite da ciência é a sua objetividade. Apenas é ciência o que se pode desvendar, descobrir. O mundo real da ciência é um mundo objeto, independente de que observa. é um mundo que pode ser experimentado. A ciência objetiva é uma ciência que pode ser experimentada e o seu método é o método experimental.

A crítica ao objetivismo releva que este é um limite deste paradigma. Ele limita-se a observar o que pode ser observado pela experiência do mundo, e as metodologias que cria não são mias do que instrumentos que ampliam e filtram o que é observado. Na maioria dos casos baseiam-se na sua observação. O empirismo nega a verdade apriorísitca do racionalismo cartesiano. A verdade é sempre algo que só acontece após a observação e não algo que pré-exista no ser humano.

positivismo, baseado nos trabalho de Agusto Comte, vem avançar no fundamento desta ciência que se dedica a dominar e a organizar a natureza. O projeto da ciência positiva é permitr estabelecer o processo de como é possível atingir um conhecimento  exato e objetivo  do homem como um ser social, através da referência das ciências exatas e dos métodos das ciências experimentais. A criação da sociologia traduz este projeto comtiano de produzir um conhecimento científico, objetivo (em oposição ao subjetivismo)   com base em métodos quantitativos (a medição exacta em ciência natural).

O positivismo cria uma importante herança no século XX. Ele vai progressivamente incoporar as tradicionais formas de conhecimento, até aí conhecidas como humanidades, procurando que elas incorporem os métodos do conhecimento positivo. A linguagem passa a ser estudada como uma ciência, a história proclama a sua aspiração a um estatuto de ciência, em oposição à história crónica e narrativa. Até a filosofia se propõe a constitui como uma ciência.

A ciência positiva ampliou durante todo o século XX o seu campo de intervenção, continuando, a sua metodologia a ser usada com eficácia em muitos campos da actividade humana. A educação torna-se é uma ciência, a gestão, a educação física. Mais recentemente a arte procura ser explicada na sua relação com a ciência, numa incessante busca de alargamento dos seus limites.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Antes de definirmos os conceitos, é importante entendermos o que é Epistemologia.

A epistemologia afirma-se na filosofia no século XIX, como procedimento do conhecimento. Questões como a natureza do conhecimento, as etapas do conhecimento, as hipóteses,limites e alcance do conhecimento científico, são o objeto da epistemologia. No estudo do processo assume especial relevância os procedimentos metodológicos


O conhecimento objetivo (Objetivismo) é, para o senso comum, um conhecimento preciso, indubitável. Como tal, contém uma verdade não questionável. O conhecimento científico é objetivo porque define que, em determinadas circunstâncias (condições) um determinado fenómeno acontece. A ciência estabelece uma relação entre causa e efeito e define uma lei (científica). Um conhecimento objetivo é uma teoria sobre o mundo. Algo que não depende do sujeito que observa, que é independente dele, mas que este (o sujeito) pode aprender.


Se na análise da natureza o conhecimento objetivo demonstra a sua relevância, na análise do indivíduo e da sociedade, a questão é mais controversa. O positivismo (a obtenção do conhecimento positivo, verdadeiro), o empirismo e o materialismos são filosofias que procuraram fundamentar as condições do conhecimento objetivo sobre o indivíduo e a sociedade.

Fonte:

https://globalherit.hypotheses.org/4012

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais