Logo Passei Direto
Buscar
Os deslizamentos são, assim como os processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
Existem vários tipos e processos ligados à movimentação de massa. Entretanto, os deslizamentos de encostas ganham maior notoriedade por reunirem elementos como
A o desmatamento da vegetação ciliar nas planícies fluviais e eventos extremos de precipitação.
B a diminuição da velocidade do escoamento vertical de água no solo em virtude das ações de reflorestamento nas encostas.
C a forte presença e atuação humana nas áreas de encosta associadas às precipitações.
D a presença de solos muito rasos e ausência de vegetação primária nas áreas de encostas secas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre os deslizamentos de encostas, precisamos considerar os fatores que contribuem para a sua ocorrência. Os deslizamentos são frequentemente associados a eventos de precipitação intensa e à ação humana, que pode agravar a situação. Analisando as alternativas: A) O desmatamento da vegetação ciliar nas planícies fluviais e eventos extremos de precipitação. - Embora o desmatamento e a precipitação sejam fatores relevantes, a alternativa menciona planícies fluviais, que não são o foco principal dos deslizamentos de encostas. B) A diminuição da velocidade do escoamento vertical de água no solo em virtude das ações de reflorestamento nas encostas. - Essa alternativa não é correta, pois o reflorestamento geralmente ajuda a estabilizar o solo, e a diminuição do escoamento vertical não é um fator que contribui para deslizamentos. C) A forte presença e atuação humana nas áreas de encosta associadas às precipitações. - Esta alternativa é bastante pertinente, pois a atuação humana, como construção e desmatamento, pode aumentar a vulnerabilidade das encostas a deslizamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas. D) A presença de solos muito rasos e ausência de vegetação primária nas áreas de encostas secas. - Embora a presença de solos rasos e a falta de vegetação possam contribuir para deslizamentos, a alternativa não menciona a interação com a precipitação, que é um fator crucial. Diante da análise, a alternativa que melhor representa os elementos que contribuem para os deslizamentos de encostas é: C) a forte presença e atuação humana nas áreas de encosta associadas às precipitações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é a diferença entre o conceito de movimento histórico, em Hegel, e o de processo histórico, em Marx?
A) Para Hegel, a História é teleológica, a Razão caminha para o conceito de si mesma, em si mesma. Marx não tem uma visão linear e progressiva da História, sendo que, para ele, ela é processo, depende da organização dos homens para a superação das contradições geradas na produção da vida material, para transformar ou retroceder historicamente.
B) Para Hegel, a História pode sofrer rupturas e ter retrocessos, por isso utiliza-se do conceito de movimento da base econômica da sociedade. Marx acredita que o modo de produção encaminhe para um objetivo final, que é a concretização da Razão.
C) Para Hegel, a História tem uma circularidade que não permite a continuidade. Para Marx, a História é construída pelo progresso da consciência dos homens que formam o processo histórico.
D) Para Hegel, através do trabalho, os homens vão construindo o movimento da produção da vida material e, assim, o movimento histórico. Para Marx, a consciência determina cada época histórica, desenvolvendo o processo histórico.

Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”
Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo
a) impedir a contratação de familiares para o serviço público.
b) reduzir a ação das instituições constitucionais.
c) combater a distribuição equilibrada de poder.
d) evitar a escolha de governantes autoritários.
e) restringir a atuação do Parlamento.

(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.

No contexto da relação entre as atividades agrárias brasileiras e o meio ambiente, pode-se considerar práticas de ordem benéfica e adversa, respectivamente.
a) aeração e dessalinização. b) dessalinização e fertilização. c) fertilização e uso de pesticidas tóxicos. d) utilização de pesticidas tóxicos e aeração.
a) aeração e dessalinização.
b) dessalinização e fertilização.
c) fertilização e uso de pesticidas tóxicos.
d) utilização de pesticidas tóxicos e aeração.

A Ásia pode ser dividida em grandes áreas geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente Indiano.
Sobre esse continente, é incorreto afirmar que
a) é o mais populoso, sendo a China o país de maior concentração populacional do mundo.
b) é o mais afetado por terremotos, pois está localizado numa das áreas mais sísmicas da Terra.
c) em especial, os países do Oriente Médio, são responsáveis pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.
d) o relevo é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.
e) Japão e Coreia do Sul possuem elevados indicadores sociais, com economia expressivamente desenvolvida, havendo uma grande força industrial. A China e a Índia também apresentam acelerado desenvolvimento industrial.

O plano de recuperação econômica do Japão, a partir do término da Segunda Guerra Mundial, plano este que possuía por objetivo moldar a nação Nipônica aos parâmetros do Capitalismo Estadunidense, ficou conhecido como Plano
a) Truman. b) Marshall. c) Colombo. d) Roosevelt.
a) Truman.
b) Marshall.
c) Colombo.
d) Roosevelt.

O Japão é um dos países mais industrializados do mundo. Esse país passou por momentos de abertura e fechamento de suas fronteiras, chegando a ficar quase 200 anos isolado. Quando reabriu os portos, no século XIX, teve início o seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram no setor de infraestrutura, principalmente em portos e vias de circulação.
Sobre os zaibatsu, podemos afirmar corretamente que eram
a) Tigres Asiáticos que alavancaram a industrialização do Japão no pós Primeira Guerra Mundial até a década de 1970, quando migraram para a Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
b) empresas europeias de grande porte que, para conseguir maiores lucros, dominaram o processo de industrialização do Japão, desde a assinatura do Tratado de Kanagawa até a década de 1960.
c) grupos industriais e financeiros que se organizaram como conglomerados, atingindo grande tamanho e poder na economia japonesa entre a Era Meiji (1868-1912) e o final da Segunda Guerra Mundial.
d) pequenos industriais que foram favorecidos com a instituição da “lei das indústrias”, durante o governo do Conselho Supremo das Potências Aliadas, comandado pelo general Douglas MacArthur, que durou até 1952.
e) membros do partido nacionalista japonês que incentivaram o desenvolvimento endógeno da economia ao assinar, no fim do século XIX, a emenda Sakoku, que proibia a instalação de empresas estrangeiras no país.

A charge representa uma tensão geopolítica presente no mundo desde o período da Guerra Fria e que atinge significativamente a Bacia do Pacífico. Tal tensão recrudesceu devido à:
a) realização de uma guerra regional entre os EUA e a Coreia do Norte, nos anos de 1980, pelo controle da Coreia do Sul. b) desobediência do líder norte-coreano Kim Jong-un frente à decisão da OTAN de ratificar o fim da produção de armas nucleares. c) tentativa norte-coreana de ampliar o seu programa militar nuclear com o intuito de atacar os EUA e Japão, e reunificar a Península da Coreia. d) intervenção chinesa na guerra entre as duas Coreias, no ano 2000, o que reacendeu o desejo norte-americano de reduzir o poder da China na Ásia. e) retomada das tensões entre a Coreia do Norte e os EUA após a decisão sul-coreana de se reunificar com o norte socialista e ampliar o poderio chinês na região.
a) realização de uma guerra regional entre os EUA e a Coreia do Norte, nos anos de 1980, pelo controle da Coreia do Sul.
b) desobediência do líder norte-coreano Kim Jong-un frente à decisão da OTAN de ratificar o fim da produção de armas nucleares.
c) tentativa norte-coreana de ampliar o seu programa militar nuclear com o intuito de atacar os EUA e Japão, e reunificar a Península da Coreia.
d) intervenção chinesa na guerra entre as duas Coreias, no ano 2000, o que reacendeu o desejo norte-americano de reduzir o poder da China na Ásia.
e) retomada das tensões entre a Coreia do Norte e os EUA após a decisão sul-coreana de se reunificar com o norte socialista e ampliar o poderio chinês na região.

Mais conteúdos dessa disciplina