Buscar

Pessoal, uma questão de prova que tive sobre RECONVENÇÃO.

Amigos, uma questão de prova que fiz a pouco tempo e agora tá "matutando" na cabeça... De forma breve e informal (até porque não lembro da questão de forma exata e também não estava com o CPC em mãos, a consulta foi vetada hehe), a questão é a seguinte: "Maria ajuizou processo idenizatório contra José pois o mesmo não havia pago parcelas de um bem que comprou à Maria, não havendo acordo entre as partes na mediação/conciliação. José apresentou provas e recibos de que havia pago as prestações em questão, onde também apresentou a contestação junto a reconvenção em face de Maria. O Juiz chamou Maria para uma conversa onde a mesma alegou ser falsas as provas apresentadas por José e em seguida a contestação e também a reconvenção. O juiz não aceitou a reconvenção de Maria. Ele foi correto e agiu dentro dos preceitos legais, por quê?"

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Ele está correto pois a reconvenção da reconvenção pode causar um tumulto processual e desse modo pode demorar ainda mais para resolver o problema das partes. Maria precisava de apenas arguir a falsidade de modo incidental, não precisando postular reconvenção. Seria um abuso de direito art. 187 CC. Sei que faz dois anos que você perguntou mas é sempre bom saber a resposta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais