Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente o excerto a seguir: “No Balanço Patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e passivos representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil pertencentes aos acionistas ou sócios” (GELBCKE et al., 2018). O Patrimônio Líquido também é considerado como a situação líquida. De acordo com o exposto e o conteúdo do texto-base, analise os possíveis componentes do Passivo a seguir: I. Recursos próprios e de terceiros. II. Bens e direitos. III. Recursos próprios representados pelos investimentos dos sócios. IV. Obrigações com empréstimos adquiridos do banco. Está(ão) correto(s): a. I e II, apenas. b. I, apenas. c. II e III, apenas. d. III e IV, apenas. e. I, III e IV, apenas.
User badge image
Suzana Nunes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada um dos itens apresentados: I. Recursos próprios e de terceiros. - Correto. O passivo é composto por obrigações que incluem tanto recursos próprios (Patrimônio Líquido) quanto recursos de terceiros (passivos exigíveis). II. Bens e direitos. - Incorreto. Bens e direitos são componentes do Ativo, não do Passivo. III. Recursos próprios representados pelos investimentos dos sócios. - Correto. Isso se refere ao Patrimônio Líquido, que é uma parte do Passivo, mas não é um componente do Passivo em si. IV. Obrigações com empréstimos adquiridos do banco. - Correto. Isso é um exemplo de passivo, pois representa uma obrigação da empresa. Agora, vamos verificar quais itens estão corretos: - O item I está correto. - O item II está incorreto. - O item III está correto, mas refere-se ao Patrimônio Líquido. - O item IV está correto. Portanto, os itens que estão corretos em relação ao Passivo são I e IV. A alternativa que contém todos os itens corretos é: e) I, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia atentamente o excerto a seguir: “No trabalho intitulado Governança Empresarial publicado em 2004, a International Federation of Accountants (IFAC) aponta para a existência de duas formas de accountability: (1) Accountability exógena, que decorre da necessidade de o Conselho de Administração realizar prestação de contas (evidenciação) à Assembleia Geral Ordinária dos acionistas e stakeholders. Essa forma de quitação de accountability tem como base técnica a atividade de contabilização (bookeeping) sob a responsabilidade legal e técnica do contador, visando a demonstrar a conformidade da empresa às leis que regulam suas atividades e (2) Accountability endógena, direcionada pela necessidade de os dirigentes da empresa realizarem a prestação de contas (evidenciação) da eficiência e eficácia de seu plano estratégico de negócios perante o seu Conselho de Administração” (NAKAGAWA, 2007).
O excerto evidencia a importância da prestação de contas por parte das empresas. Diante disso e do conteúdo estudado no livro-texto, é correto afirmar que:
a. A Receita Federal do Brasil (RFB) é o órgão responsável pela interferência fiscal na prestação de contas das empresas.
b. Padrões diferentes melhoram a qualidade das informações contábeis e, consequentemente, da accountability.
c. A Lei das Sociedades por ações isenta a obrigatoriedade da publicação das demonstrações contábeis.
d. A convergência das normas contábeis brasileiras às internacionais melhorou a transparência da informação contábil, diminuindo o risco dos investimentos.
e. As Normas Internacionais de Contabilidade, também conhecidas como IFRS, estabelecem padrões de contabilidade para o setor público.

Mais conteúdos dessa disciplina