Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Considere que num recipiente cilíndrico com êmbolo móvel existem 2 mols de moléculas de um gás A à temperatura inicial de 200 K. Este gás é aquecido até a temperatura de 400 K numa transformação isobárica. Durante este aquecimento ocorre uma reação química e cada molécula do gás A se transforma em duas moléculas de um gás B.
Com base nesses dados e nos conceitos de termodinâmica, é correto afirmar que o volume final do recipiente na temperatura de 400 K é:
a) 3 vezes menor que o valor do volume inicial.
b) de valor igual ao volume inicial.
c) 2 vezes maior que o valor do volume inicial.
d) 3 vezes maior que o valor do volume inicial.
e) 4 vezes maior que o valor do volume inicial.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, vamos analisar a situação apresentada. 1. Transformação Isobárica: Isso significa que a pressão do gás permanece constante durante o aquecimento. Em uma transformação isobárica, o volume de um gás ideal é diretamente proporcional à temperatura (em Kelvin). 2. Gás A: Inicialmente, temos 2 mols de gás A a 200 K. Quando aquecemos para 400 K, a temperatura dobra. 3. Reação Química: Cada molécula de gás A se transforma em duas moléculas de gás B. Portanto, ao final da reação, o número de mols de gás B será o dobro do número de mols de gás A. Como começamos com 2 mols de A, teremos 4 mols de B após a reação. 4. Relação entre Volume e Temperatura: Usando a lei dos gases ideais (PV = nRT), onde P é a pressão, V é o volume, n é o número de mols, R é a constante dos gases e T é a temperatura, podemos ver que, mantendo a pressão constante, o volume é proporcional ao número de mols e à temperatura. 5. Cálculo do Volume Final: - Inicialmente: \( V_i \propto n_i \cdot T_i = 2 \, \text{mol} \cdot 200 \, \text{K} = 400 \). - Finalmente: \( V_f \propto n_f \cdot T_f = 4 \, \text{mol} \cdot 400 \, \text{K} = 1600 \). 6. Comparação dos Volumes: O volume final é 4 vezes maior que o volume inicial, pois \( V_f = 4 \cdot V_i \). Portanto, a alternativa correta é: e) 4 vezes maior que o valor do volume inicial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A velocidade escalar de um móvel varia de acordo com o gráfico a seguir: No gráfico estão representados intervalos de tempo de (0 t1), (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5).
O movimento desse móvel é retardado para os intervalos de tempo:
a) (0 t1),(t1 t2) e (t4 t5).
b) (t1 t2), (t2 t3), (t3 t4) e (t4 t5).
c) (0 t1), (t2 t3) e (t4 t5).
d) (0 t1), (t3 t4) e (t4 t5).
e) (t1 t2), (t3 t4) e (t4 t5).

Uma bolinha é lançada verticalmente para cima a partir do solo com velocidade de 24,5m/s. Desprezando a resistência do ar e outros efeitos dissipativos, pode-se concluir que ela atingirá a sua altura máxima em: (considere g = 9,8 m/s2)
Atingirá a sua altura máxima em:
a) 4,5 s
b) 2,5 s
c) 5,2 s
d) 1,5 s

Ao terem finalizado uma competição de ciclismo, os ciclistas A e B, que participaram de modalidades diferentes de provas na competição, saíram para pedalar juntos. Durante o passeio, ambos pedalaram com a mesma velocidade escalar.
Considerando as informações apresentadas nessa situação hipotética e sabendo que o raio das rodas da bicicleta do ciclista A é 30% maior que o raio das rodas da bicicleta do ciclista B, assinale a opção correta.
a) As rodas de ambas as bicicletas giravam com o mesmo período.
b) A velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista B era 30% maior que a velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista A.
c) A energia cinética de rotação da roda da bicicleta do ciclista A era igual, em módulo, à energia cinética de rotação da roda da bicicleta do ciclista B.
d) A frequência das rodas da bicicleta do ciclista B era igual à frequência das rodas da bicicleta do ciclista A, já que eles se deslocavam com a mesma velocidade linear.
e) As rodas de ambas as bicicletas giravam com a mesma velocidade angular.

Acerca do trabalho realizado pelas forças peso e normal em um automóvel que desce sobre um elevador automotivo que se desloca em velocidade constante.
É correto afirmar que o trabalho
a) da força peso é negativo e o da força normal é positivo.
b) de ambas as forças é nulo.
c) de ambas as forças é positivo.
d) de ambas as forças é negativo.
e) da força peso é positivo e o da força normal é negativo.

Considere que a figura precedente representa um sistema que deva ser avaliado para se determinar se ele suporta uma pessoa com massa corpórea de 70 kg. Sabendo que as tensões máximas suportadas pelas cordas A, B e C são, respectivamente, 550 N, 550 N e 750 N, e que sen45o=cos45o=0,7 e g = 10 m/s2, assinale a opção que apresenta uma conclusão correta acerca desse sistema.
a) Se o tamanho das cordas A e B fosse maior, as tensões máximas que cada uma delas suportaria seriam maiores também.
b) Se, em vez de 45o, os ângulos do sistema fossem de 30o, e uma pessoa de 70 kg se pendurasse na corda C, a tração na corda A seria inferior a 500 N.
c) O sistema representado na figura e eficiente para suportar uma pessoa de 70 kg, pois todas as cordas podem suportar as tensões nelas aplicadas, sem se arrebentarem.
d) Se uma pessoa de 70 kg se pendurar na corda C, haverá o rompimento da corda, haja vista ser nula a resultante das forças na direção horizontal, o que demonstra que o sistema não e capaz de suportar uma pessoa com esse peso.
e) Caso a corda C se arrebentasse enquanto uma pessoa de 100 kg estivesse se pendurando nela a uma altura de 3 m do solo, a velocidade atingida por essa pessoa até ela tocar o solo seria maior que 9 m/s.

Mais conteúdos dessa disciplina