Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+. Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti-Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O–.
Qual é a função dessa solução de anticorpos?
a) Modificar o fator Rh do próximo filho.
b) Destruir as células sanguíneas do bebê.
c) Formar uma memória imunológica na mãe.
d) Neutralizar os anticorpos produzidos pela mãe.
e) Promover a alteração do tipo sanguíneo materno.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender a função da solução contendo anticorpos anti-Rh aplicada na mãe com tipo sanguíneo O–, é importante considerar a situação do fator Rh. Quando uma mãe Rh-negativa (O–) tem um filho Rh-positivo (O+), existe o risco de que o sistema imunológico da mãe produza anticorpos contra o fator Rh, o que pode causar problemas em gestações futuras. Vamos analisar as alternativas: a) Modificar o fator Rh do próximo filho - Isso não é possível, pois o fator Rh é determinado geneticamente e não pode ser alterado por anticorpos. b) Destruir as células sanguíneas do bebê - A aplicação de anticorpos anti-Rh não tem a função de destruir as células do bebê, mas sim prevenir a resposta imunológica da mãe. c) Formar uma memória imunológica na mãe - Na verdade, a aplicação de anticorpos anti-Rh visa prevenir a formação de memória imunológica, não promovê-la. d) Neutralizar os anticorpos produzidos pela mãe - Esta é a função correta. A solução de anticorpos anti-Rh neutraliza os anticorpos que a mãe poderia produzir contra o fator Rh positivo do bebê, prevenindo complicações em gestações futuras. e) Promover a alteração do tipo sanguíneo materno - Isso não ocorre, pois o tipo sanguíneo da mãe permanece o mesmo. Portanto, a alternativa correta é: d) Neutralizar os anticorpos produzidos pela mãe.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A acondroplasia é uma forma de nanismo que ocorre em 1 a cada 25.000 pessoas no mundo. Curiosamente, as pessoas não anãs são homozigotas recessivas para o gene determinante dessa característica. José é um anão, filho de mãe anã e pai sem nanismo. Ele é casado com Laura, que não é anã.
Qual é a probabilidade de José e Laura terem uma filha anã?
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A+G) e o total de pirimidinas (C+T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?
a) Adenina: 20; Timina: 25; Guanina: 25; Citosina: 30.
b) Adenina: 25; Timina: 20; Guanina: 45; Citosina: 45.
c) Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55.
d) Adenina: 50; Timina: 50; Guanina: 50; Citosina: 50.
e) Adenina: 55; Timina: 55; Guanina: 45; Citosina: 45.

Mais conteúdos dessa disciplina