Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.
Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?
a) Clone.
b) Híbrida.
c) Mutante.
d) Dominante.
e) Transgênica.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para classificar a planta resultante da intervenção descrita, precisamos entender os termos utilizados na biotecnologia: a) Clone - Refere-se a organismos que são geneticamente idênticos a um único progenitor, não se aplica aqui, pois houve inserção de um gene. b) Híbrida - Refere-se ao resultado do cruzamento entre duas variedades diferentes, mas não é o caso, pois estamos falando de manipulação genética. c) Mutante - Refere-se a organismos que sofreram mutações espontâneas, o que não se aplica, pois a mudança foi induzida por manipulação genética. d) Dominante - Este termo se refere a um tipo de alelo que se expressa em um fenótipo, não é uma classificação de organismos. e) Transgênica - Refere-se a organismos que receberam genes de outra espécie por meio de técnicas de engenharia genética, o que é exatamente o que aconteceu na situação descrita. Portanto, a alternativa correta é: e) Transgênica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A acondroplasia é uma forma de nanismo que ocorre em 1 a cada 25.000 pessoas no mundo. Curiosamente, as pessoas não anãs são homozigotas recessivas para o gene determinante dessa característica. José é um anão, filho de mãe anã e pai sem nanismo. Ele é casado com Laura, que não é anã.
Qual é a probabilidade de José e Laura terem uma filha anã?
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A+G) e o total de pirimidinas (C+T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?
a) Adenina: 20; Timina: 25; Guanina: 25; Citosina: 30.
b) Adenina: 25; Timina: 20; Guanina: 45; Citosina: 45.
c) Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55.
d) Adenina: 50; Timina: 50; Guanina: 50; Citosina: 50.
e) Adenina: 55; Timina: 55; Guanina: 45; Citosina: 45.

Mais conteúdos dessa disciplina