Logo Passei Direto
Buscar
Ao aperfeiçoar a gestão do SUS, a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB-SUS/96) aponta para uma reordenação do modelo de atenção à saúde.
Sobre as redefinições, é INCORRETO afirmar que:
Os instrumentos gerenciais devem permitir que os municípios e estados superem o papel exclusivo de prestadores de serviços e assumam os seus respectivos papéis de gestores do SUS.
É necessário vincular os serviços com os seus usuários, privilegiando a rede privada de saúde e criando, assim, condições para uma efetiva participação e controle social com maior qualidade.
Os mecanismos e fluxos de financiamento reduzem progressivamente e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliam as transferências de caráter global, fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas.
A prática do acompanhamento, controle e avaliação no SUS supera os mecanismos tradicionais, centrados no faturamento de serviços produzidos, valorizando os resultados advindos de programações com critérios epidemiológicos e desempenho com qualidade.
A)
B)
C)
D)
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para identificar a afirmação INCORRETA sobre as redefinições apontadas pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB-SUS/96), vamos analisar cada uma das opções apresentadas. 1. Os instrumentos gerenciais devem permitir que os municípios e estados superem o papel exclusivo de prestadores de serviços e assumam os seus respectivos papéis de gestores do SUS. - Esta afirmação está correta, pois a NOB-SUS/96 realmente busca que os gestores assumam um papel mais ativo. 2. É necessário vincular os serviços com os seus usuários, privilegiando a rede privada de saúde e criando, assim, condições para uma efetiva participação e controle social com maior qualidade. - Esta afirmação é INCORRETA, pois a NOB-SUS/96 não privilegia a rede privada, mas sim busca fortalecer o SUS e a participação social. 3. Os mecanismos e fluxos de financiamento reduzem progressivamente e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliam as transferências de caráter global, fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas. - Esta afirmação está correta, pois a NOB-SUS/96 propõe essa mudança nos mecanismos de financiamento. 4. A prática do acompanhamento, controle e avaliação no SUS supera os mecanismos tradicionais, centrados no faturamento de serviços produzidos, valorizando os resultados advindos de programações com critérios epidemiológicos e desempenho com qualidade. - Esta afirmação também está correta, pois a NOB-SUS/96 busca valorizar a qualidade e os resultados. Portanto, a opção INCORRETA é a segunda: "É necessário vincular os serviços com os seus usuários, privilegiando a rede privada de saúde e criando, assim, condições para uma efetiva participação e controle social com maior qualidade."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina