Logo Passei Direto
Buscar
Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?
A) Liberal renovada progressivista.
B) Liberal renovada não diretiva.
C) Tendência liberal tecnicista.
D) Progressista libertadora.
E) Progressista libertária.
User badge image
ServicoSocializando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação à tendência educacional que busca adequar as necessidades individuais ao meio social e promover a adaptação e integração do aluno. A) Liberal renovada progressivista - Essa abordagem foca em métodos progressistas, mas não necessariamente na adaptação individual ao meio social de forma tão direta. B) Liberal renovada não diretiva - Essa tendência enfatiza a autonomia do aluno, mas pode não se concentrar tanto na adaptação ao meio social. C) Tendência liberal tecnicista - Essa abordagem é mais voltada para a aplicação de técnicas e métodos, não se focando na adaptação individual ao meio social. D) Progressista libertadora - Essa tendência busca libertar o aluno através da educação, promovendo a adaptação, mas pode não enfatizar tanto a adequação ao meio social. E) Progressista libertária - Essa abordagem também busca a liberdade e a adaptação, mas pode não ser a mais precisa para a descrição dada. A alternativa que melhor se encaixa na descrição de adequar as necessidades individuais ao meio social e promover a adaptação é a) Liberal renovada progressivista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As transformações do cenário histórico da educação brasileira atingem todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje. Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem. (LIBÂNEO, 1994).
De acordo com o excerto apresentado acima sobre as tendências pedagógicas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna, correspondente com o que cada tendência apresenta sobre os métodos de ensino:
I - Escola nova.
II - Tecnicista.
III - Libertadora.
IV - Histórico-crítica.
( ) Valorização do aspecto psicológico (tentativa experimental, teste de inteligência). Pesquisa, descoberta, desenvolvimento mental. As técnicas de ensino utilizadas exigem o uso de muitos recursos didáticos.
( ) Técnicas, instruções, programa sequencial. Não se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado. Modeladora do comportamento humano. Discussões, reflexões e debates são desnecessários.
( ) Grupo de discussão, professor animador, temas geradores, problematização, saber popular, método ativo, dialogal e crítico. O conhecimento considerado mais importante é o que resulta das experiências vividas no grupo.
( ) Coerente à significação humana social.
(A) IV, II, III, I.
(B) IV, I, II, III.
(C) II, I, III, IV.
(D) I, II, III, IV.
(E) III, I, II, IV.

Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.
a) Pedagogia Tecnicista; profissionais; situação; cultura.
b) Pedagogia Histórico Crítica; culturais universais; realidade social; realidades sociais.
c) Pedagogia Tradicional; flexíveis; educação profissional; escolas.
d) Pedagogia Progressista; reflexivos; escola; discussões.
e) Pedagogia Histórico Crítica; determinados; escola; políticas públicas.

Com relação às características da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.
( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
a) V – V – V.
b) F – V – F.
c) V – V – F.
d) F – F – V.
e) V – F – V.

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das ideias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.
É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino
(A) tradicional.
(B) tecnicista.
(C) crítico-construtivista.
(D) diretivo.
(E) não diretivo.

Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas.
Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como
(A) exposição de conteúdo e avaliação.
(B) ajuda externa ao processo de aprendizagem.
(C) processo de trabalho de natureza coletiva.
(D) explicação clara e objetiva dos conceitos.
(E) desafios cognitivos individuais para os alunos.

Antunes propõe um novo caminhar para a construção de um sistema educacional no qual o aluno seja o protagonista da história, tendo, assim, autonomia para interferir diretamente no processo do seu desenvolvimento.
Com base nessa afirmação, ele apresenta perspectivas que norteiam esse caminhar, quais sejam:
I. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
II. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
III. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.
“[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2007, p. 419-420).
a) Pedagogia crítico-social dos conteúdos
b) Pedagogia da prática
c) Pedagogia histórico-crítica
d) Pedagogia tecnicista
e) Pedagogia da educação popular

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia _________ a questão central é aprender, e para a pedagogia _________, aprender a aprender, para a pedagogia ___________ o que importa é aprender a fazer”.
a) Tecnicista, histórico-crítica, nova.
b) Tradicional, nova, tecnicista.
c) Nova, tecnicista, tradicional.
d) Histórico-crítica, tradicional, tecnicista.
e) Tradicional, tecnicista, nova.

Mais conteúdos dessa disciplina