Logo Passei Direto
Buscar
Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.
a) Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.
b) O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique.
c) O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.
d) No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à obra "A Liberdade guiando o povo" de Eugène Delacroix, que retrata a Revolução de Julho de 1830 na França. a) Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos. - Esta afirmação não é correta, pois a obra retrata uma diversidade de personagens, incluindo operários e cidadãos, não apenas homens do campo. b) O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique. - Esta opção é incorreta, pois a obra não está relacionada à teoria bolchevique, mas sim à Revolução de 1830. c) O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor. - Esta alternativa é correta, pois a obra realmente reflete os ideais da Revolução Francesa e a luta pela liberdade, além de expressar a visão política de Delacroix. d) No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos. - Esta afirmação é errada, pois a obra não representa uma guerra entre nobres e servos, mas sim a luta do povo pela liberdade. Portanto, a alternativa correta é: c) O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Constituição dos Estados Unidos da América foi aprovada em 1787 e ratificada no ano seguinte. Contudo, nas décadas posteriores, várias emendas foram acrescentadas ao texto original, como a que segue. Emenda XIII Votada pelo Congresso em 31 de janeiro de 1865. Ratificada em 6 de dezembro de 1865. Seção 1. Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição por um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.
A aprovação dessa Emenda, no ano de 1865, deu-se em meio às tensões provocadas pelo(a)
a) aumento dos impostos sobre o comércio de escravos.
b) crise da produção algodoeira nas fazendas escravistas.
c) queda da produção industrial baseada em mão de obra livre.
d) reação diplomática dos países europeus contrários à escravidão.
e) conflito militar entre as tropas da União e dos estados escravocratas do Sul.

Com base no Manifesto Comunista de 1848, analise as proposições.
Assinale a alternativa correta.
I. Existem ao menos dois tipos de comunismo, um defendido pelos trabalhadores como ideologia com projeto político alternativo, e outro o comunismo como espectro inventado por instituições religiosas, políticas e militares para desqualificar a luta dos trabalhadores.
II. O espectro do comunismo conseguiu unificar as forças mais conservadoras – “o papa e o czar, Metternich e Guizot, os radicais da França e os policiais da Alemanha” – em prol da democracia e do liberalismo.
III. A multiplicação das fábricas nacionais e dos instrumentos de produção, o arroteamento das terras incultas e o melhoramento das terras cultivadas são partes do programa original do Manifesto Comunista.
IV. O Manifesto Comunista inclui em seu programa – a centralização de todos os meios de comunicação e de transporte sob a responsabilidade do Estado.
V. Consta, no programa do Manifesto Comunista, a supressão da família burguesa centralizada na figura autoritária do pai.
a) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa V é verdadeira.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Tem havido um bom número de grandes revoluções na história do mundo moderno, e certamente a maioria bem-sucedida. Mas nunca houve uma que tivesse se espalhado tão rápida e amplamente, se alastrando como fogo na palha por sobre fronteiras, países e mesmo oceanos. 1848 foi a primeira revolução potencialmente global, cuja influência direta pode ser detectada na insurreição de 1848 em Pernambuco (Brasil) e poucos anos depois na remota Colômbia.
A onda revolucionária de 1848 estava ligada, inicialmente, à delicada conjuntura sociopolítica da França que, entre outros aspectos, caracterizava-se
a) pela consolidação, durante o reinado de Luís Felipe, das conquistas burguesas, o que gerou a revolta do proletariado.
b) pela instabilidade institucional, resultante das promessas não cumpridas do republicanismo francês e da ascensão das camadas populares.
c) pelo protagonismo político do movimento operário que, apesar de sua importância, ainda se mostrava desorganizado e sem lideranças expressivas.
d) pela aliança política entre os setores conservadores e a Igreja Protestante, principal força religiosa da França, para conter o crescimento do proletariado.

Ao longo do século XIX, milhões de pessoas deixaram a Europa para viver em outros continentes. Pessoas abandonaram suas famílias, lares, modo de vida e práticas cotidianas para habitar um mundo completamente novo. Esse contingente migratório é considerado um dos maiores da história mundial dos últimos 200 anos.
Sobre as migrações europeias do século XIX, marque a alternativa INCORRETA.
a) As novas medidas de higiene e inovações médicas geraram baixa taxa de mortalidade, resultando em crescimento populacional na Europa.
b) A esperança de se livrar da pobreza e do desemprego levou muitos jovens a deixarem seu país de origem, em busca de melhores condições econômicas e de vida em outros continentes.
c) Os Estados Unidos da América receberam o maior contingente populacional migratório da Europa. Naquela região, essa mão de obra era utilizada na exploração das vastas áreas despovoadas do oeste e na construção de estradas de ferro.
d) Em geral, os emigrantes conseguiram alcançar um imediato prestígio econômico nos locais de chegada, vivendo com condições de vida acima do que se esperava, o que intensificava o movimento migratório.
e) As maiores parcelas de emigração foram provenientes da Grã-Bretanha, Itália, Irlanda e Alemanha, cujos destinos mais comuns foram a América do Norte, Austrália e América Latina, entre outras regiões.

Os líderes dos estados do Norte dos Estados Unidos, durante o movimento contra o Sul escravista na Guerra de Secessão (1861-1865), tinham ideias a respeito da escravidão que podem ser resumidas com a seguinte frase: a escravidão era, para eles, “remanescente de um mundo agonizante de barão e servo, nobre e escravo”. Adaptado de MOORE Jr., Barrington. As origens sociais da ditadura e da democracia. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
De acordo com a Constituição norte-americana, de 1787, cada estado da federação poderia decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. A permanência da escravidão no Sul, no entanto, ampliou os conflitos com o Norte do país, levando à Guerra de Secessão. Indique uma oposição de ordem política, econômica ou social entre os estados do Norte e os do Sul que tenha contribuído para deflagrar a guerra civil. Apresente, também, a principal consequência político-econômica da vitória dos estados do Norte para o país.

Na metade do século XIX, os Estados Unidos enfrentaram uma guerra civil. Tendo se tornado, no final do século XVIII, uma nação com um sistema democrático e federativo (baseado na separação dos poderes), e mesmo com o desenvolvimento econômico que experimentavam, os EUA sucumbiram à Guerra da Secessão, que matou cerca de 700 mil norte-americanos.
Assinale a única alternativa INCORRETA.
a) O motivo central da Secessão é o descompasso econômico e social entre as regiões Norte e Sul dos EUA. Enquanto o Norte se industrializava e era vetor de progresso da América do Norte, o Sul permanecia agrário, escravocrata, patriarcal e avesso ao liberalismo e ao capitalismo.
b) Com o fim do conflito, o Sul, derrotado pelo Norte, foi ocupado militarmente até 1877. Arruinados pela escravidão e devastados pela guerra, os sulistas se recusavam a aceitar a derrota e alimentavam o mito da causa perdida se dedicando ao banditismo e a sociedades secretas como a Ku Klux Klan.
c) A Secessão, ou cisão, agravou-se na medida em que, enquanto os estados do Norte queriam adotar tarifas protecionistas para seus produtos industrializados, os estados do Sul defendiam uma política de livre comércio para que pudessem exportar algodão para onde bem quisessem.
d) Na metade do século XIX, o processo da independência dos EUA, iniciado em 1776, só havia sido concluído nos estados do Norte. Os estados do Sul, avessos à Declaração da Independência das treze colônias, se lançaram à guerra civil para voltarem a ser colônias da Inglaterra.
e) A Guerra se tornou inevitável quando Abraham Lincoln tomou posse na presidência dos EUA e declarou estado de insurreição, já que sete estados sulistas haviam proclamado a dissolução da União. O fato se consumou quando tropas confederadas atacaram o Forte Sumter, na Carolina do Sul, um reduto político dos federalistas.

Mais conteúdos dessa disciplina