Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da Lei de Drogas - Lei n.º 11.343/2006 -, assinale a opção correta.
a) Segundo entendimento doutrinário predominante, a conduta do usuário de drogas foi descriminalizada.
b) O número de testemunhas de defesa, nos crimes apenados com reclusão, foi reduzido de oito para cinco.
c) Não há delação premiada na nova lei de drogas, tendo diminuído a punição ao agente que, voluntariamente, colabora com a justiça na identificação dos demais co-autores ou partícipes, bem como na recuperação do produto do crime.
d) O crime de associação ao tráfico exige um concurso de mais de três pessoas, da mesma forma como ocorre no crime de formação de quadrilha, tratado pelo Código Penal.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei de Drogas (Lei n.º 11.343/2006): a) Segundo entendimento doutrinário predominante, a conduta do usuário de drogas foi descriminalizada. - Esta afirmação é correta, pois a lei prevê que o usuário não é punido criminalmente, mas sim pode ser submetido a medidas educativas. b) O número de testemunhas de defesa, nos crimes apenados com reclusão, foi reduzido de oito para cinco. - Esta informação não é correta em relação à Lei de Drogas, pois a lei não altera o número de testemunhas de defesa. c) Não há delação premiada na nova lei de drogas, tendo diminuído a punição ao agente que, voluntariamente, colabora com a justiça na identificação dos demais co-autores ou partícipes, bem como na recuperação do produto do crime. - Esta afirmação é incorreta, pois a lei prevê a possibilidade de delação premiada. d) O crime de associação ao tráfico exige um concurso de mais de três pessoas, da mesma forma como ocorre no crime de formação de quadrilha, tratado pelo Código Penal. - Esta afirmação também não é correta, pois a associação para o tráfico pode ocorrer com um número menor de pessoas. Diante da análise, a alternativa correta é: a) Segundo entendimento doutrinário predominante, a conduta do usuário de drogas foi descriminalizada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Parte-se do pressuposto de que uma política sobre drogas constitui o conjunto de esforços do país para redução da oferta e da demanda de drogas. O Brasil, assim como boa parte das nações, passou a implementar políticas sobre drogas. Entre elas a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, define as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e versa sobre o financiamento das políticas sobre drogas e dá outras providências.
São considerados objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad), EXCETO:
a) Promover o acesso do usuário ou dependente de drogas a todos os serviços públicos.
b) Viabilizar a ampla participação social na formulação, implementação e avaliação das políticas sobre drogas.
c) Estabelecer diretrizes para garantir a efetividade dos programas, ações e projetos das políticas sobre drogas.
d) Atuar em programas, ações, atividades e projetos articulados com os estabelecimentos de saúde e com os usuários para a prevenção do uso de drogas.
e) Ampliar as alternativas de inserção social e econômica do usuário ou dependente de drogas, promovendo programas que priorizem a melhoria de sua escolarização e a qualificação profissional.

A respeito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), assinale a opção correta.
a) Para a internação, em comunidade terapêutica, de pessoa com comprometimentos biológicos e psicológicos de natureza grave, é dispensada a avaliação médica prévia.
b) O SISNAD foi instituído com a finalidade exclusiva de fiscalizar as ações de repressão ao tráfico ilícito de drogas nas localidades das regiões de fronteira do pais.
c) Nas atividades preventivas em estabelecimentos de saúde, deve-se evitar o emprego da expressão “retardamento do uso”, por esta estimular o consumo de drogas.
d) O SISNAD atuará em conjunto com o SUS e com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas.
De acordo com a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, é correto afirmar que o SISNAD
a) articula, integra, organiza e coordena as atividades relacionadas com a prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas.
b) pratica a repressão e criminalização de pessoas envolvidas com a produção não autorizada, o consumo e o tráfico ilícito de drogas em todo o território brasileiro.
c) retira do convívio social o cidadão usuário de drogas, visando torná-lo menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido, seu tráfico ilícito e outros comportamentos correlacionados.
d) promove a socialização das drogas no país, de modo a favorecer o enfrentamento ao estigma de quem faz uso e o maior conhecimento sobre alteração do estado de consciência.
e) fomenta a criação de serviço de atendimento telefônico anônimo para recebimento de denúncias sobre usuários ou dependentes de drogas ilícitas.

Julgue o seguinte item à luz da Lei n.º 11.343/2006.
A duplicação do prazo máximo das penas de prestação de serviços à comunidade e comparecimento a programa ou curso educativo ao condenado pelo crime de porte de drogas para consumo pessoal depende de reincidência específica.
Certo
Errado

Entende-se por Sisnad o conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Considerando a Lei nº 13.840/2019, analise as afirmativas a seguir.
I. A internação de dependentes de drogas somente será realizada em unidades de saúde ou hospitais gerais, dotados de equipes multidisciplinares e deverá ser obrigatoriamente autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado onde se localize o estabelecimento no qual se dará a internação.
II. É vedada a realização de qualquer modalidade de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras.
III. As pessoas com comprometimentos biológicos e psicológicos de natureza grave que mereçam atenção médico-hospitalar contínua ou de emergência serão elegíveis para o acolhimento.
IV. A internação involuntária será indicada depois da avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada da impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde.
V. Todas as internações e altas de que trata esta Lei deverão ser informadas, em, no máximo, de quarenta e oito horas, por meio de sistema próprio do Ministério Público.
a) II.
b) I e III.
c) III e V.
d) IV e V.
e) I, II e IV.

Assinale a alternativa que contém apenas as penas aplicadas a quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
a) Advertência sobre os efeitos das drogas, medida educativa de comparecimento a curso profissionalizante.
b) Medida educativa de comparecimento a curso ou programa profissionalizante e acolhimento compulsório do usuário ou dependente de drogas em comunidade terapêutica acolhedora.
c) Medida educativa de comparecimento à programa ou curso educativo e prestação de serviços à comunidade.
d) Acolhimento compulsório do usuário ou dependente de drogas em comunidade terapêutica acolhedora e prestação de serviços à comunidade.
e) Multa, admoestação verbal e acolhimento compulsório do usuário ou dependente de drogas em comunidade terapêutica acolhedora.

A respeito do tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes, do crime organizado, dos crimes de tortura e dos crimes hediondos, julgue o item que se segue.
A resposta do dependente de drogas aos recursos extra-hospitalares é irrelevante em eventual indicação de internação.
Certo
Errado

Hugo é dependente de drogas e sua mãe, Maria, preocupada com o filho, deseja realizar a internação dele para tratamento. Ocorre que Hugo não concorda com a internação. Considerando o caso citado e o que prevê a Lei de Drogas (Lei Federal nº 11.343/2006), assinale a alternativa correta.
a) A internação prevista em lei depende de concordância do dependente de drogas, não sendo possível a internação sem esse consentimento.
b) No caso de Hugo, ante a recusa, a internação seria a involuntária a pedido de familiar ou do responsável legal, dependendo, além de outros requisitos, de decisão de médico responsável.
c) Uma vez internado, a família ou o representante legal não poderá requerer ao médico a interrupção do tratamento.
d) A internação involuntária perdurará apenas pelo tempo necessário à desintoxicação, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, tendo seu término determinado pelo médico responsável.
e) É permitida e indicada a realização de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras.

A lei nº 11.343, de 23.08.2006 (Lei de Drogas), dedicou seu Capítulo II para tratar das atividades de prevenção, tratamento, acolhimento e de reinserção social e econômica de usuários ou dependentes de drogas. Face ao exposto, marque a alternativa correta sobre o tema, conforme a lei citada.
a) Constituem atividades de reinserção social do usuário e dependente de drogas e respectivos familiares, para efeito da Lei de Drogas e suas alterações, aquelas que visem à melhoria da qualidade de vida e à redução dos riscos e dos danos associados ao uso de entorpecentes.
b) O tratamento do usuário ou dependente de drogas deverá ser ordenado em uma rede de atenção à saúde, com prioridade para as modalidades de tratamento ambulatorial, incluindo, excepcionalmente, formas de internação em unidades de saúde e hospitais gerais nos termos de normas dispostas pela União e articuladas com os serviços de assistência social.
c) Constituem atividades de atenção ao usuário ou do dependente de drogas e respectivos familiares, para efeito da Lei nº 11.343/2006 e suas alterações, aquelas direcionadas para sua integração ou reintegração em redes sociais.
d) As atividades de atenção e as de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares devem observar, alguns princípios e diretrizes, dentre os quais: observância das orientações e normas emanadas do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad.
e) As redes dos serviços de saúde da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios desenvolverão programas de atenção ao usuário e ao dependente de drogas, respeitadas as diretrizes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad e os princípios explicitados no art. 22, da Lei nº 11.343/2006 e suas alterações, obrigatória a previsão orçamentária adequada.

As instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação nas áreas da atenção à saúde e da assistência social, que atendam usuários ou dependentes de drogas, podem receber recursos do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD), condicionados à sua disponibilidade orçamentária e financeira.
Certo ou Errado?
Certo
Errado

Mais conteúdos dessa disciplina