Logo Passei Direto
Buscar
Seu cérebro tem a capacidade de se regenerar e se curar por meio de um processo conhecido como neuroplasticidade. Você pode desenvolver novos neurônios cerebrais; criar caminhos cerebrais novos, positivos e produtivos; e amplie as partes do seu cérebro que o ajudam a pensar com clareza para que você veja os estressores da vida como desafios gerenciáveis, em vez de ameaças intransponíveis. Ao aproveitar o poder do seu córtex pré-frontal, você pode acalmar sua amígdala para que possa responder com mais atenção e eficácia ao estresse.
Sobre os conceitos de neuroplasticidade, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Nosso comportamento é influenciado por forças biológicas e ancestrais e pelos registros de nossas experiências, que moldam nossos circuitos neurais.
( ) As forças biológicas e nossa experiência são limites autoimpostos para a interpretação de nossa realidade e projeção de nosso futuro.
( ) As emoções humanas reforçam a percepção dos limites impostos por nossa percepção da realidade.
( ) Descobrimos, por meio da teoria humanista, que é possível eliminar completamente as influências das forças biológicas e experiências do passado, alterando nossa percepção da realidade e projetando um self ideal plenamente realizável.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
V – V – F – V.
F – V – F – V.
V – F – F – F.
User badge image
Desafios para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre neuroplasticidade: ( ) Nosso comportamento é influenciado por forças biológicas e ancestrais e pelos registros de nossas experiências, que moldam nossos circuitos neurais. É verdadeira (V). O comportamento humano é, de fato, influenciado tanto por fatores biológicos quanto pelas experiências vividas, que moldam a estrutura e a função dos circuitos neurais. ( ) As forças biológicas e nossa experiência são limites autoimpostos para a interpretação de nossa realidade e projeção de nosso futuro. É falsa (F). Embora as forças biológicas e as experiências influenciem nossa percepção, não são limites autoimpostos, mas sim fatores que podem ser compreendidos e, em certa medida, superados através da neuroplasticidade. ( ) As emoções humanas reforçam a percepção dos limites impostos por nossa percepção da realidade. É verdadeira (V). As emoções podem, de fato, influenciar como percebemos e interpretamos a realidade, reforçando limites que podem ser percebidos como intransponíveis. ( ) Descobrimos, por meio da teoria humanista, que é possível eliminar completamente as influências das forças biológicas e experiências do passado, alterando nossa percepção da realidade e projetando um self ideal plenamente realizável. É falsa (F). A teoria humanista enfatiza o potencial humano, mas não sugere que seja possível eliminar completamente as influências biológicas e experiências passadas; ao contrário, reconhece que essas influências fazem parte da experiência humana. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: F – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no modelo humanista desenvolvido por Rogers, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Existe uma relação entre o corpo e a mente, entre a constituição cerebral e a personalidade. Durante as últimas décadas grandes progressos foram feitos em nosso entendimento dos processos biológicos. Esses processos determinam diferenças individuais de temperamento e personalidade e são fundamentais na construção de nossa identidade. As bases biológicas da personalidade representam o campo dinâmico onde cada vez mais descobrimos os papéis dos genes na formação da personalidade.
II. Qualquer pessoa contém em si o potencial para um desenvolvimento sadio e criativo. O passado não é determinante de sucesso pessoal e o comportamento não é tão programável e organizável. O ser humano é um organismo integrado, conectado à sua realidade e suas experiências, em que a compreensão de sentimentos e pensamentos passa a ser essencial para o bem-estar e desenvolvimento pessoal.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

O conceito estrutural fundamental da teoria rogeriana da personalidade é o self. Segundo Rogers, o indivíduo percebe objetos externos e experimenta e conecta significado a eles. O sistema total de percepção e significado forma o campo fenomenal do indivíduo. Essas partes do campo fenomenal vistas pelo indivíduo como "eu" ou ‘mim" formam o "self". O autoconceito representa um padrão organizado e consistente de percepções. Embora o self mude, ele sempre retém essa qualidade padronizada integrada e organizada.
Considere as seguintes afirmacoes sobre caminhos para o desenvolvimento pessoal pela Psicologia Humanista:
I. A necessidade de atingirmos nosso máximo potencial é algo inerente ao ser humano.
II. Nossas próprias experiências cotidianas são base para compreendermos a nós mesmos.
III. As pessoas são inerentemente imperfeitas, e a positividade do ambiente em que se desenvolvem é fundamental para seu desenvolvimento.
IV. Nosso comportamento não é exposto a limites, quer sejam por forças inconscientes, quer por nossa origem ou experiências anteriores. O livre arbítrio existe, por isso devemos assumir a responsabilidade pessoal por nosso crescimento e autorrealização buscando vencer tais limites.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Quando por meio da descoberta de nós mesmos nos aproximamos de nosso eu-ideal, entramos em estado de congruência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) A plena realização de nosso self ideal depende de nossa habilidade em fazermos com que nossos sentimentos sejam acolhidos pelos outros.
( ) Para atingirmos o self ideal precisamos vencer as barreiras de aceitação pela sociedade e atingir todas as nossas metas autoimpostas.
F – V – V – F.
F – F – V – V.
V – V – V – V.
F – V – F – V.
V – V – F – F.

Um líder autêntico tem consciência, sente-se confortável e age de maneira coerente com seus autoconceitos. Ele aprende mais sobre a sua personalidade, valores, pensamentos e hábitos ao refletir sobre várias situações de experiências pessoais. Ele também aprimora esse autoconhecimento ao receber opiniões de outras pessoas confiáveis. Tanto a autorreflexão quanto a receptividade das opiniões exigem altos níveis de inteligência emocional.
Considere as seguintes afirmações sobre a importância do autoconhecimento e do comportamento reflexivo:
I. O comportamento humano é em boa parte automático, acontecendo sem participação de nossa consciência ou pensamento que o anteceda.
II. No comportamento reflexivo, nossa inteligência emocional é acionada, permitindo substituir a reação automática pela ação intencional.
III. No comportamento auto direcionado ou reflexivo precisamos desenvolver a capacidade de atuação independente das mentes emocional e cognitiva, de forma que se favoreça nosso desempenho e obtenhamos melhores respostas, não sujeitas às reações emocionais.
IV. As respostas automáticas são decorrentes exclusivamente de nossa mente emocional, que foi treinada evolutivamente a ser acionada para que tenhamos uma resposta rápida diante de algo importante que merece nossa atenção, como um perigo imediato que ameace nossa sobrevivência.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

A vida impõe os mesmos reveses e adversidades a pessoas otimistas e pessimistas, mas os otimistas saem-se melhor dessas situações. Como temos visto, os otimistas se recuperam de reveses e, mesmo que prejudicados pelos eventos, conseguem se recuperar. Os pessimistas desistem e caem em depressão. Em função da sua resiliência, os otimistas conquistam mais objetivos e resultados no trabalho, na vida acadêmica e no esporte. Os otimistas possuem melhor a saúde física e até vivem por mais tempo.
Com base no modelo da psicologia positiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Visto de uma certa forma, uma das vantagens de ser pessimista é não ser otimista em excesso. Embora pesquisas científicas significativas descobriram que os otimistas tendem a ser mais saudáveis, mais felizes e mais bem-sucedidos, viver no lado positivo nem sempre é seguro. Uma das maiores desvantagens do otimismo excessivo está na realização de investimentos financeiros com expectativas de ganhos que levam à perda do patrimônio e endividamento.
II. Podemos aprender a ser otimistas e, com isso, obtermos mais facilmente bons resultados de nosso comportamento ou, no mínimo, nos recuperarmos mais rápido dos vieses da vida. Formas habituais de pensar não precisam ser para sempre e uma das mais significativas descobertas da psicologia nos últimos anos é que "os indivíduos podem escolher a forma como pensam".
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Seu cérebro tem a capacidade de se regenerar e se curar por meio de um processo conhecido como neuroplasticidade. Você pode desenvolver novos neurônios cerebrais; criar caminhos cerebrais novos, positivos e produtivos; e amplie as partes do seu cérebro que o ajudam a pensar com clareza para que você veja os estressores da vida como desafios gerenciáveis, em vez de ameaças intransponíveis.
Sobre os conceitos de neuroplasticidade, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Nosso comportamento é influenciado por forças biológicas e ancestrais e pelos registros de nossas experiências, que moldam nossos circuitos neurais.

Mais conteúdos dessa disciplina