Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: O excesso de informação está provocando uma angústia típica dos tempos atuais e levando à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema. Nas sociedades ocidentais, as pessoas se sentem pisando em um chão não muito firme, por não conseguirem deglutir a carga de informações disponível em livros, na imprensa, na televisão e na Internet. "Quanto mais sabemos, menos seguros nos sentimos. É a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos", dizem os especialistas. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, um bom exemplo é a quantidade de informação impressa, ou até mesmo em filme ou arquivos magnéticos: seriam necessários dez computadores pessoais para cada pessoa guardar apenas a parte que lhe caberia sobre o que é produzido. Até o final do ano estarão disponíveis três bilhões de páginas na Internet. Hoje existem no Brasil mais de 100 emissoras de televisão no ar, em diversas línguas, com especialidades diferentes. Há 100 anos existiam cerca de 200 revistas científicas no mundo. Agora são mais de 100 mil. O excesso de informação já produziu até mesmo a versão 2001 dos hipocondríacos: são os cybercondríacos que passam a apresentar sintomas imaginários. Quem tem a síndrome não consegue dormir: não quer perder tempo e quer continuar consumindo informações. As pessoas com quadro agudo dessa síndrome são assoladas por um sentimento constante de obsolescência, a sensação de que estão se tornando inúteis, imprestáveis, ultrapassadas. A maioria não expressa sintomas tão sérios. O que as persegue é uma sensação de desconforto (...)", (FOLHA UOL, 2001).
O terceiro parágrafo do texto defende a ideia de que:
A O excesso de informação está deixando as pessoas doentes.
B Todos temos que nos informar cada vez mais para viver na era da informação.
C Não devemos ficar constantemente conectados às redes sociais, pois podemos adoecer.
D Todos devemos sempre buscar novas formas de adquirir conhecimento para não ficarmos obsoletos.
E A internet nos trouxe agilidade na obtenção de conhecimentos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas com base no terceiro parágrafo do texto, que fala sobre a síndrome dos cybercondríacos e os sentimentos de obsolescência e desconforto que as pessoas enfrentam devido ao excesso de informação. A) O excesso de informação está deixando as pessoas doentes. - Esta alternativa reflete a ideia de que o excesso de informação pode causar problemas de saúde, o que está alinhado com a descrição dos cybercondríacos. B) Todos temos que nos informar cada vez mais para viver na era da informação. - Esta alternativa sugere que a informação é sempre positiva e necessária, o que não é o foco do parágrafo. C) Não devemos ficar constantemente conectados às redes sociais, pois podemos adoecer. - Embora a conexão constante possa ser um problema, o parágrafo não menciona especificamente redes sociais. D) Todos devemos sempre buscar novas formas de adquirir conhecimento para não ficarmos obsoletos. - Esta alternativa sugere uma busca ativa por conhecimento, mas o parágrafo fala mais sobre a sensação de obsolescência e desconforto. E) A internet nos trouxe agilidade na obtenção de conhecimentos. - Esta alternativa é positiva em relação à internet, mas não aborda a angústia e os problemas causados pelo excesso de informação. A alternativa que melhor reflete a ideia do terceiro parágrafo é: A) O excesso de informação está deixando as pessoas doentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Grande parte das nossas vidas transcorre em locais de trabalho. Gastamos horas desenvolvendo tarefas que, aparentemente, não possuem um relacionamento estreito com a nossa pessoa. A maioria dos seres humanos é constrangida a trabalhar pelo simples fato de significar especialmente sobrevivência. Essa ideia que é uma realidade nos indica que o trabalho aparece como um elemento constrangedor, se olhado na referência imediata de preenchedor das necessidades básicas. Na cultura tecnológica, o trabalho adquiriu um extraordinário relevo e parece que é muito difícil os seres humanos poderem viver sem trabalhar. O caráter obrigatório do trabalho lhe dá um significado punitivo e muitos indivíduos o encaram dessa maneira. A situação do trabalhador adulto é bastante complexa em nossa sociedade, já que os trabalhos estão indicados e hierarquizados de acordo com os níveis de preparo e especialização. Não adianta, pois, pensarmos no valor do trabalho como livre escolha já que cada vez mais se impõe a obrigatoriedade de se ter um treinamento, muitas vezes demorado, para se poder assumir uma tarefa adequada na cultura contemporânea. (MOSQUERA, 2004)
Considerando os parágrafos acima, NÃO está expressa a ideia de que:
A É quase impossível o homem viver sem trabalhar.
B O preparo vem substituindo as atividades de escolha livre.
C O ócio é prejudicial ao homem de negócios.
D Há na sociedade atual atividades hierarquizadas por especializações.
E Grande parte de nossos anos de vida são gastos trabalhando.

Mais conteúdos dessa disciplina