Logo Passei Direto
Buscar
Compreender e identificar os custos corretamente é de fundamental importância para o sucesso da empresa e de qualquer projeto que venha a ser executado, independentemente de seu tamanho. De forma geral, os custos são vistos como os desembolsos que a empresa terá na execução de qualquer atividade, que vai desde a produção de bens e serviços até a implantação de qualquer tipo de projeto. Esse desembolso somente é reconhecido como um custo quando se utiliza os recursos de produção; do contrário, podemos considerar uma despesa.
Sobre custos e despesas, assinale a alternativa INCORRETA:
A O custo variável unitário médio se dá pela divisão do custo variável total, dividido pela quantidade de unidades produzidas.
B Os custos fixos são os desembolsos que não variam de acordo com o volume de produção e, mesmo que a empresa não produza nenhuma unidade de bens e serviços, eles continuarão a existir.
C O somatório do custo fixo e do custo variável forma o chamado custo marginal.
D Os custos variáveis são aqueles desembolsos que variam de acordo com o volume produzido, como a matéria-prima.
User badge image
ProjetandoIdeias

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA: A) O custo variável unitário médio se dá pela divisão do custo variável total, dividido pela quantidade de unidades produzidas. - Esta afirmação está correta. O custo variável unitário médio é calculado dessa forma. B) Os custos fixos são os desembolsos que não variam de acordo com o volume de produção e, mesmo que a empresa não produza nenhuma unidade de bens e serviços, eles continuarão a existir. - Esta afirmação também está correta. Os custos fixos permanecem constantes independentemente da produção. C) O somatório do custo fixo e do custo variável forma o chamado custo marginal. - Esta afirmação está INCORRETA. O custo marginal refere-se ao custo adicional de produzir uma unidade a mais, e não é simplesmente a soma dos custos fixos e variáveis. D) Os custos variáveis são aqueles desembolsos que variam de acordo com o volume produzido, como a matéria-prima. - Esta afirmação está correta. Os custos variáveis mudam conforme a quantidade produzida. Portanto, a alternativa INCORRETA é: C) O somatório do custo fixo e do custo variável forma o chamado custo marginal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Todo projeto para ser executado dependerá de recursos que podem ser internos ou até mesmo externos a empresa. Tais recursos podem ser recursos humanos, equipamentos, tecnologia, entre outros, e que podem limitar o tamanho do projeto a ser implantado. O estudo da viabilidade de um projeto empresarial busca investigar a possibilidade de execução do mesmo.
Sobre o estudo da viabilidade de um projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O estudo da viabilidade de um projeto trata-se de uma etapa posterior ao planejamento do projeto.
( ) O estudo da viabilidade de um projeto geralmente é colocado em prática apenas nos casos em que são necessárias mais informações antes de efetivamente aprovar o projeto ou não.
( ) O estudo da viabilidade de um projeto deve ser realizado por pessoas que não irão trabalhar no projeto, a fim de evitar resultados tendenciosos.
( ) O estudo da viabilidade de um projeto determina que a empresa utilize somente capital próprio para executar o projeto.
A V - V - V - F.
B F - F - F - V.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.

A avaliação dos investimentos é considerada uma etapa importante do projeto, pois é a partir desse valor que o gestor toma a decisão de seguir ou não com o projeto, seja ele implantação de um novo negócio e/ou unidade, ou expansão de um negócio já existente. Nesse sentido, é necessário o levantamento de uma série de dados e informações. Esse levantamento pode ser dividido em dois grupos de informações, sendo eles o de investimento em ativos fixos e o de investimento em capital de giro.
Sobre os itens que compõem o grupo de ativos fixos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Máquinas, equipamentos, veículos, móveis e utensílios.
( ) Cronograma de implantação.
( ) Construção civil e instalações.
( ) Gastos com implantações.
A F - V - F - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - F - V - V.

Na análise dos recursos financeiros que serão aplicados nos projetos, é necessário determinar qual será o volume total de investimento necessário e a definição do cronograma de desembolso dos valores durante a fase de implantação do projeto. A partir dessas informações é possível verificar quais as fontes de recursos estarão disponíveis para atender às necessidades do projeto. Na medida em que as fontes de captação são limitadas, se deve fazer um compromisso entre o que a empresa espera conseguir de recursos e o órgão financiador. Alguns fatores influenciam nas tomadas de decisões no momento da captação de recursos.
Sobre esses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Compatibilidade.
II- Flexibilidade.
III- Risco.
IV- Época.
( ) Diz respeito à possibilidade de alteração na composição dos fundos. Já que a quantidade de fundos disponíveis é limitada, ela só conseguirá aumentar o valor de investimento no projeto se realizar uma abertura de capital.
( ) Nem sempre os recursos estão disponíveis pelos fundos. Por isso é de fundamental importância, para que o projeto tenha êxito, observar o mercado, os recursos disponíveis e o cenário econômico.
( ) Devido à existência de remuneração diferenciada em função das fontes de recursos, há a necessidade de a empresa encontrar um equilíbrio entre as fontes de recursos para minimizar seu custo de capital, que pode ser classificado em primário e secundário.
( ) A empresa deverá adequar os fundos às aplicações previstas, considerando que as aplicações no projeto são divididas basicamente em ativo fixo e em capital de giro. Tem-se que o ativo fixo, e o capital de giro, sejam financiados com recursos próprios e empréstimos a longo prazo. Já a parcela das aplicações em capital de giro deve ser financiada com recursos de curto prazo.
A I - II - III - IV.
B I - III - II - IV.
C IV - II - I - III.
D II - IV - III - I.

As fontes de recursos, ou seja, as modalidades de financiamento para elaboração de projetos empresariais são classificadas quanto ao tempo e quanto a sua origem.
Sobre os recursos para os projetos empresariais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quanto ao tempo, as fontes de recursos são classificadas em curto, médio e longo prazo. Esses prazos sempre serão importantes em relação ao setor que o projeto será implantado.
( ) Quanto à origem, os recursos para projetos podem ser classificados em fontes internas, que podem ser ações e empréstimos; e fontes externas, que podem ser, por exemplo, reservas e lucros retidos.
( ) Os empréstimos de curto prazo se destinam, basicamente, ao financiamento de equipamentos permanentes ou temporários. Assim, para obter crédito nessa modalidade, as empresas buscam por operações de descontos de títulos, empréstimos bancários em conta corrente e crédito mercantil.
( ) Os empréstimos de longo prazo podem ser oriundos de aporte próprio, quando a empresa utiliza de recursos acumulados ou lança ações no mercado.
A V - F - V - V.
B F - F - V - V.
C F - V - F - F.
D V - V - F - F.

Os custos se dividem em vários tipos, por isso existem várias formas de classificá-los. Quando se fala em custos no contexto de projetos empresariais, a classificação recebe uma qualificação, visto que cada projeto apresenta peculiaridades. Uma das classificações usuais é em relação ao sistema de cálculo adotado.
Com relação à classificação dos métodos ou sistemas de custeio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custeio por absorção.
II- Custeio direto.
III- Custeio histórico.
IV- Custeio de reposição.
( ) Também chamado de custeio total, visa o rateio das despesas no produto, incluindo, inclusive, as despesas que não estão diretamente relacionadas ao produto.
( ) Conhecido como custeio variável, considera apenas aos custos relacionados diretamente ao produto.
( ) Considera os custos dos insumos que fizeram parte do custo final em diferentes datas.
( ) Também conhecido como custeio corrente, considera como data de composição dos custos a data atual.
A IV - II - I - III.
B II - IV - III - I.
C I - III - II - IV.
D I - II - III - IV.

Para elaboração e análise de projetos é necessário o conhecimento das estratégias de comercialização e os parâmetros de mercado, das estratégias de produção, da capacidade e dos processos produtivos e da localização. Acrescenta-se ainda a essas questões a análise econômica e financeira, para equacionar os recursos necessários ao projeto.
Sobre a análise econômica e financeira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Todo projeto para ser executado dependerá de recursos que podem ser internos ou até mesmo externos a empresa.
( ) Os recursos podem ser humanos, equipamentos, tecnologia, entre outros.
( ) Os recursos podem limitar o tamanho do projeto a ser implantado.
( ) O estudo da viabilidade de um projeto empresarial busca investigar a possibilidade de execução do mesmo.
A V - V - V - V.
B V - F - V - F.
C V - F - F - F.
D F - F - F - V.

No mundo dos negócios é comum as empresas recorrerem ao sistema de empréstimos para colocar um projeto em prática. Esses empréstimos podem ser de curto, médio e longo prazo, cujos sistema de pagamento da dívida pode variar de acordo com a negociação realizada e, para isso, se faz uso de várias metodologias para estabelecer e liquidar a devida dívida e/ou amortizar o saldo devedor.
Sobre o sistema de amortização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A amortização é a redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor.
( ) Nos sistemas de amortização os juros são calculados sobre o saldo devedor e, por isso, são utilizados os juros compostos, fazendo com que o não pagamento de juros no período determinado, e/ou acordado, eleve o saldo devedor.
( ) No Sistema de Amortização Constante (SAC) as parcelas do financiamento são iguais entre si, ou seja, são constantes. O valor da prestação será decrescente à medida em que os juros serão aplicados sobre um saldo devedor menor, fazendo com que as prestações decresçam de forma contínua.
( ) No Sistema de Amortização Francês (SAF), ou Sistema Price, as prestações devem ser iguais, periódicas e sucessivas. Equivalem, em outras palavras, ao modelo-padrão de fluxos de caixa. Nesse caso, os juros que incidem sobre o saldo devedor são decrescentes e as parcelas de amortização apresentam valores crescentes.
A F - F - V - V.
B V - V - V - V.
C F - F - V - F.
D V - V - F - F.

A identificação dos custos de forma correta é importante para o sucesso das organizações e de qualquer projeto que venha a executar. Genericamente, os custos são vistos como os gastos que a empresa terá na execução de qualquer atividade, que vai desde a produção de bens e serviços até a implantação de qualquer tipo de projeto. Esse gasto somente é reconhecido como um custo quando se utiliza os recursos de produção; do contrário, podemos considerar uma despesa.
Sobre os custos em elaboração de projetos empresariais, associe os itens utilizando, o código a seguir:
I- Custos fixos.
II- Custos variáveis.
III- Custo variável unitário.
IV- Custo marginal.
( ) São aqueles que não variam de acordo com o volume de produção. Mesmo que a empresa não produza nenhuma unidade de bens e serviços eles continuarão a existir.
( ) É o desembolso que representa o custo variável total dividido pela quantidade de unidades produzidas.
( ) São aqueles custos que modificam de acordo com o volume produzido.
( ) Representa o acréscimo do custo total em decorrência da produção de uma unidade adicional (marginal), e representa a variação do custo total determinado pela variação do custo da unidade adicional.
A I - III - II - IV.
B IV - II - I - III.
C II - IV - III - I.
D I - II - III - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina