Logo Passei Direto
Buscar
Para montar, com palitos de fósforo, o quadriculado 2 × 2 mostrado na figura a seguir, foram usados, no total, 12 palitos. Para montar um quadriculado 6 × 6 seguindo o mesmo padrão, deverão ser usados, no total:
a) 64 palitos.
b) 72 palitos.
c) 84 palitos.
d) 96 palitos.
e) 108 palitos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, vamos analisar como os palitos de fósforo são utilizados para montar um quadriculado. Um quadriculado 2 × 2 é formado por 3 linhas verticais e 3 linhas horizontais, totalizando 12 palitos. Para um quadriculado 6 × 6, precisamos calcular quantas linhas verticais e horizontais são necessárias: - Linhas verticais: Para um quadriculado 6 × 6, teremos 7 linhas verticais (uma a mais que o número de quadrados na horizontal). - Linhas horizontais: Também teremos 7 linhas horizontais. Agora, vamos calcular o total de palitos: - Palitos verticais: 7 linhas verticais × 2 palitos por linha = 14 palitos. - Palitos horizontais: 7 linhas horizontais × 2 palitos por linha = 14 palitos. Total de palitos = 14 (verticais) + 14 (horizontais) = 28 palitos. No entanto, isso não parece correto, pois estamos considerando apenas a quantidade de palitos por linha. Vamos corrigir isso: Para um quadriculado 6 × 6, a fórmula correta para calcular o número total de palitos é: Total de palitos = (n + 1) × n × 2, onde n é o número de quadrados em uma linha. Portanto, para n = 6: Total de palitos = (6 + 1) × 6 × 2 = 7 × 6 × 2 = 84 palitos. Assim, a resposta correta é: c) 84 palitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Do ponto de vista da lógica, uma frase equivalente a essa é
a) se a receita fiscal cresce, então os impostos sobem.
b) se os impostos sobem, então a receita fiscal cresce.
c) se a receita fiscal não cresce, então os impostos não sobem.
d) ou o imposto não sobe, ou a receita cresce.
e) o imposto sobe sempre que a receita fiscal aumenta.

A partir dessas afirmações, pode-se concluir que
Se não fui ao mercado, então não fiz compras.
Comprei creme e sabonete.
Ou comprei queijo ou comprei iogurte.
Comprei cereal ou comprei pão.
a) fui ao mercado e comprei sabonete.
b) não comprei nem queijo nem iogurte.
c) não fui ao mercado.
d) só comprei creme.
e) não comprei cereal nem pão.

O argumento reproduzido acima pode ser considerado falho porque seu autor
a) classifica como surpreendente o resultado de uma pesquisa, o que a desqualifica.
b) não detalha o perfil econômico das donas de casa que participaram da pesquisa.
c) refere-se a um mito popular, que não tem qualquer embasamento científico.
d) não distingue os conceitos de compra e consumo, tratando essas palavras como sinônimas.
e) refere-se à infância de modo geral, sem especificar uma faixa etária mais precisa.

Pode-se inferir que ele
a) condena a racionalidade do sistema de patentes, pois ela desestimula os cientistas a buscarem inovações em suas respectivas áreas de pesquisa.
b) condena a lógica do sistema de patentes, uma vez que ela foi concebida há mais de 2.500 anos, mostrando-se desatualizada para as questões atuais da ciência.
c) defende a racionalidade do sistema de patentes, criticando a posição daqueles que não gostaram da decisão de 1980 da Suprema Corte dos EUA sobre biotecnologia.
d) defende a lógica do sistema de patentes, pois reconhece que ela evita que, motivados pela preguiça, muitos cientistas limitem o acesso aos novos conhecimentos.
e) reconhece a racionalidade do sistema de patentes, mas alerta para o fato de que, em determinadas áreas, ele pode ser prejudicial para as pesquisas inovadoras.

De acordo com o texto, a evidência que levou Fleming a descobrir a penicilina foi o fato de:
a) algumas placas com culturas de estafilococos estarem contaminadas com mofo
b) as placas contaminadas terem sido limpas e esterilizadas pelo lisol.
c) existir, em uma das placas contaminadas, um halo transparente em torno do mofo.
d) Fleming, ao conversar com o colega, ter decidido fazer algumas culturas do fungo.
e) a penicilina ter sido utilizada no laboratório para selecionar determinadas bactérias.

A partir do texto, pode-se inferir que a dose de radiação usada deve ser baixa porque
a) os insetos expostos à fonte de Cobalto-60 estão na fase pupa.

De acordo com a continuação da reportagem, que não foi fornecida no trecho acima, os cientistas do CENA ainda precisam realizar um teste para verificar a efetividade da técnica descrita. Dentre os fatos abaixo, qual é o único que poderia comprometer essa efetividade, caso fosse verificado?
a) A radiação afeta as fêmeas do mosquito durante a cópula, podendo torná-las estéreis.

Mais conteúdos dessa disciplina