Logo Passei Direto
Buscar
Com relação a representatividade das guardas municipais, leia abaixo o artigo 20 do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014):
“Art. 20. É reconhecida a representatividade das guardas municipais no _____, no _____ e, no interesse dos Municípios, no Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública”. Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas.
A - Conselho Nacional de Trânsito / Conselho Nacional de Justiça
B - Conselho Nacional de Segurança Pública / Conselho Nacional das Guardas Municipais
C - Conselho Nacional de Fomento e Colaboração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico
D - Conselho Nacional das Guardas Municipais / Conselho Nacional de Justiça
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder corretamente à sua pergunta, precisamos analisar o que diz o artigo 20 do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014) sobre a representatividade das guardas municipais. O artigo menciona que as guardas municipais têm representatividade em dois conselhos, e é necessário identificar quais são esses conselhos. Vamos analisar as alternativas: A - Conselho Nacional de Trânsito / Conselho Nacional de Justiça: Não se relaciona diretamente com a segurança pública municipal. B - Conselho Nacional de Segurança Pública / Conselho Nacional das Guardas Municipais: Esta opção parece adequada, pois ambos os conselhos estão relacionados à segurança pública. C - Conselho Nacional de Fomento e Colaboração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico: Não são conselhos relevantes para a representatividade das guardas municipais. D - Conselho Nacional das Guardas Municipais / Conselho Nacional de Justiça: Embora o Conselho Nacional das Guardas Municipais seja relevante, o Conselho Nacional de Justiça não se encaixa no contexto. A alternativa que completa corretamente as lacunas do artigo 20 é: B - Conselho Nacional de Segurança Pública / Conselho Nacional das Guardas Municipais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE — Lei Federal nº 10.826/2003 e leis que alteram e acrescem dispositivos (registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas).
Considere que Flora é ocupante de cargo de Guarda Municipal Feminino de um Município com 90 mil habitantes, que não integra nenhuma região metropolitana. Nessa situação hipotética, a Lei Federal n° 10.826/2003 estabelece, expressamente, que Flora:
a) não tem direito a usar arma de fogo em serviço.
b) tem direito a usar arma de fogo em serviço e fora dele.
c) não pode usar arma de fogo por ocupar cargo de Guarda Feminino.
d) tem direito a usar arma de fogo em serviço.
e) deve usar a sua arma de fogo particular quando em serviço.

Wolff, após longos serviços prestados na área de segurança pública, é convidado para organizar a memória dos armamentos utilizados no Brasil, compondo catálogo e administrando órgão que seria criado para o exercício do seu mister.
Nos termos do estatuto do desarmamento, a classificação legal, técnica e geral, bem como a definição das armas de fogo e demais produtos controlados, de usos proibidos, restritos, permitidos ou obsoletos e de valor histórico serão disciplinadas em ato do chefe do:
a) Poder Executivo Federal
b) Departamento de Polícia Federal
c) Setor de Armamentos do Exército
d) Conselho Nacional de Armas

A Lei n° 11.340/2006, chamada Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Para efeitos de proteção da lei, é considerada violência doméstica contra a mulher
A) qualquer ação ou omissão com base no critério biológico de diferença sexual que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
B) qualquer ação ou omissão com base no patrimônio que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral.
C) qualquer ação ou omissão com base no gênero que lhe cause apenas morte.
D) qualquer ação ou omissão com base no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
E) qualquer ação ou omissão com base no gênero que lhe cause apenas lesão leve.

A respeito da Lei n° 7.716/89, com as alterações da Lei n° 9.459/97 (tipificação dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor), assinale a alternativa correta: (PC/BA | 2018 | VUNESP)
a) Os crimes nela previstos, sem exceção, são praticados mediante dolo.
b) Não tipifica crimes resultantes de discriminação ou preconceito de religião, sendo específica a crimes de preconceito de raça, cor, etnia e procedência nacional.
c) O crime de negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino, previsto no art. 6o , é específico a instituições públicas.
d) Prevê como efeito automático da condenação a perda do cargo ou função pública, para o agente servidor público.
e) Prevê como causa de aumento de pena, geral a todos os crimes, a prática em detrimento de menor de 18 (dezoito) anos.

Conforme a nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869, de 2019), as condutas descritas na Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente: (Prof. Ayres Barros)
As condutas descritas na Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente:
a) com a finalidade exclusiva de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo.
b) com a finalidade obrigatória de prejudicar outrem ou beneficiar a terceiro.
c) somente com a finalidade específica de mero capricho ou satisfação pessoal.
d) com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal.

Conforme a nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869, de 2019), a divergência: (Prof. Ayres Barros)
A divergência:
a) na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
b) na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas configura abuso de autoridade.
c) na interpretação de lei não configura abuso de autoridade, mas a divergência na avaliação de fatos e provas configura crime.
d) na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade; mas a divergência na interpretação lei configura crime.

Acerca dos princípios e processo administrativo, marque a alternativa correta:
Acerca dos princípios e processo administrativo, marque a alternativa correta:
a) Eficiência, moralidade, legalidade, impessoalidade são princípios expressos e, como tais, hierarquicamente superiores aos implícitos.
b) O princípio da publicidade permite a divulgação da remuneração dos servidores, devendo o Poder Público dar o acesso às informações de cunho pessoal (tais como endereço, CPF e filiação).
c) O princípio da ampla defesa impõe a participação de advogado em todas as fases do procedimento administrativo disciplinar.
d) O instituto da requisição, previsto na Constituição Federal (artigo 5o, inciso XXV), é um exemplo típico de aplicação concreta do princípio da Supremacia do interesse público sobre o privado.

Quando estudamos organização e estrutura da Administração Pública, é inegável a importância do conceito de órgão público.
Acerca desse assunto, marque a alternativa correta:
a) A desconcentração, técnica que institui órgãos, consiste na distribuição de competência de uma para outra pessoa jurídica.
b) A criação de um órgão depende de Lei. Entretanto, a sua extinção pode ocorrer por Decreto.
c) Os órgãos públicos não possuem personalidade jurídica e estão posicionados numa relação de hierarquia. Assim, numa escala decrescente de autonomia teremos corretamente a seguinte sequência: os órgãos independentes, superiores, autônomos e subalternos.
d) A Câmara Municipal é considerada quanto a composição um órgão colegiado.

Em relação aos servidores públicos, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar:
Em relação aos servidores públicos, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar:
a) São efetivos, após três anos de exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
b) O servidor demitido que tiver a decisão de sua demissão invalidada judicialmente será reconduzido ao cargo que ocupava.
c) O servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão não pode optar pelo regime de previdência dos servidores públicos efetivos.
d) A disponibilidade remunerada é paga na proporção do tempo de contribuição do servidor.

Sobre classificação e espécies de atos, marque a alternativa correta:
Sobre classificação e espécies de atos, marque a alternativa correta:
a) Certidões, atestados, pareceres e o apostilamento de direitos são espécies de atos administrativos ordinatórios.
b) O Regimento é uma espécie de ato enunciativo.
c) Se a administração pública conceder a determinado particular licença para construir, estará praticando ato administrativo negocial.
d) Quanto à formação da vontade administrativa, o ato administrativo é classificado em simples, complexo e composto. O ato complexo é aquele que se forma com a fusão de vontades de dois órgãos distintos.

Mais conteúdos dessa disciplina