A hidroeletricidade se constitui numa alternativa de obtenção de energia elétrica a partir do aproveitamento do potencial hidráulico de um determinado trecho de um rio, normalmente assegurado pela construção de uma barragem e pela consequente formação de um reservatório. Somente nos períodos de alta pluviosidade, quando a vazão das águas é maior, como é também maior a altura de queda, em virtude do aumento da cota do reservatório, é possível se obter maior quantidade de energia. Por isso, os reservatórios têm a função de armazenar a água, regularizando a vazão, de forma a garantir maior disponibilidade energética durante um período de tempo também maior. Nos empreendimentos hidrelétricos está sempre presente a ideia das assim denominadas "vantagens comparativas" proporcionadas pelos grandes projetos hidrelétricos, apontados como uma alternativa de suprimento energético de caráter renovável.
BERMANN, C. Impasses e controvérsias da hidroeletricidade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 59, p. 139-153, jan./abr. 2007.
A respeito da utilização da energia hidrelétrica como fonte energética, julgue as afirmativas a seguir.
I. O aproveitamento da energia hidráulica para geração de energia elétrica depende da existência de rios volumosos e de quedas d’água, sendo Brasil e a China países que possuem grande potencial hidráulico.
II. A utilização da energia hidrelétrica como fonte energética possui duas grandes vantagens, que são o fato de ela ser renovável e de não poluir a atmosfera, como ocorre com os combustíveis fósseis.
III. A utilização da energia hidrelétrica como fonte energética possui um problema que está relacionado ao impacto socioambiental que a construção de usinas hidrelétricas causa no meio ambiente, devido ao represamento do rio e a inundação de extensas áreas.
É correto o que se afirma em
Ed
há 6 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. O aproveitamento da energia hidráulica para geração de energia elétrica depende da existência de rios volumosos e de quedas d’água, sendo Brasil e a China países que possuem grande potencial hidráulico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois realmente a geração de energia hidrelétrica depende de rios com grande volume de água e quedas d'água, e Brasil e China são reconhecidos por seu potencial hidráulico. II. A utilização da energia hidrelétrica como fonte energética possui duas grandes vantagens, que são o fato de ela ser renovável e de não poluir a atmosfera, como ocorre com os combustíveis fósseis. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a energia hidrelétrica é uma fonte renovável e, em comparação com combustíveis fósseis, não emite poluentes atmosféricos durante sua operação. III. A utilização da energia hidrelétrica como fonte energética possui um problema que está relacionado ao impacto socioambiental que a construção de usinas hidrelétricas causa no meio ambiente, devido ao represamento do rio e a inundação de extensas áreas. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a construção de usinas hidrelétricas pode causar impactos significativos no meio ambiente e nas comunidades locais, devido ao represamento e à inundação de áreas. Todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é que todas as afirmações são verdadeiras. Se houver uma opção que indique isso, essa será a resposta correta. Se não houver, você deve considerar que todas as afirmativas estão corretas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade