Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
As águas das precipitações atmosféricas sobre os continentes nas regiões não geladas podem tomar três caminhos: evaporação imediata, infiltração ou escoamento. A relação entre essas três possibilidades, assim como das suas respectivas intensidades quando ocorrem em conjunto, o que é mais frequente, depende de vários fatores, tais como clima, morfologia do terreno, cobertura vegetal e constituição litológica.
A preservação da cobertura vegetal interfere no processo mencionado contribuindo para a:
A) decomposição do relevo.
B) redução da evapotranspiração.
C) contenção do processo de erosão.
D) desaceleração do intemperismo químico.
E) deposição de sedimentos no solo.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar como a cobertura vegetal influencia o ciclo da água e os processos relacionados ao solo e ao relevo. A preservação da cobertura vegetal é fundamental para a proteção do solo e para a manutenção da qualidade ambiental. Vamos analisar as alternativas: A) Decomposição do relevo - A cobertura vegetal não tem um papel direto na decomposição do relevo, mas sim na proteção do solo. B) Redução da evapotranspiração - A cobertura vegetal, na verdade, contribui para a evapotranspiração, não para a sua redução. C) Contenção do processo de erosão - A vegetação ajuda a proteger o solo contra a erosão, pois suas raízes fixam o solo e reduzem a velocidade do escoamento da água. D) Desaceleração do intemperismo químico - O intemperismo químico é um processo que ocorre independentemente da cobertura vegetal, embora a vegetação possa influenciar a umidade do solo. E) Deposição de sedimentos no solo - A cobertura vegetal pode ajudar a reter sedimentos, mas não é o principal efeito que se busca destacar. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa a contribuição da cobertura vegetal no processo mencionado é: C) contenção do processo de erosão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Faça a correspondência entre os paralelos notáveis e as suas latitudes aproximadas.
1. Trópico de Câncer
2. Equador
3. Círculo Polar Ártico
4. Trópico de Capricórnio
5. Círculo Polar Antártico
a) 1 – 3 – 4 – 5 – 2
b) 2 – 4 – 5 – 1 – 3
c) 2 – 5 – 3 – 1 – 4
d) 2 – 4 – 3 – 1 – 5
e) 1 – 3 – 2 – 4 – 5

Considere a imagem abaixo, com a divisão regional do Brasil. Levando em consideração essa imagem, assinale a alternativa correta.
a) As indicações de norte “para cima” e sul “para baixo” são convenções e podem ser alteradas.
b) O planeta Terra obedece a um referencial específico magnético, motivo pelo qual o norte da rosa dos ventos deve sempre apontar para a linha do Equador.
c) O mapa pode ser mantido do modo como está apresentado, porém, onde consta região Sul, deve ser alterado para região Norte, e sucessivamente para as demais, obedecendo à orientação.
d) Se representado desse modo, Trópico de Capricórnio deve ser substituído por Trópico de Câncer.
e) A rosa dos ventos não pode ser alterada, mesmo que o mapa esteja invertido.

‘A noção de Cartografia enquanto um conjunto de técnicas utilizadas com finalidade de representar elementos e fenômenos evidenciados no espaço geográfico é tão antiga quanto a própria humanidade. À medida que os grupos humanos passaram a se organizar coletivamente, as representações espaciais foram criadas para demarcar os núcleos de povoamento e os próprios territórios de caça dessas sociedades mais antigas. Ao longo dos séculos, essas representações, os mapas, foram evoluindo bem como seus fins foram se tornando mais complexos’
Sobre a Cartografia e os temas relacionados, analise as proposições abaixo:
I. o sistema horário mundial ou fusos horários caracterizam-se pela definição de uma grade de meridianos principais com intervalo de 15º entre si. Os fusos horários têm como referência o Meridiano de Greenwich.
II. a escala cartográfica de um mapa é a razão entre uma medida realizada sobre esse e sua medida real. Diferentes áreas do conhecimento e profissionais utilizam o recurso da escala cartográfica, tais como a geografia, a engenharia, a arquitetura, dentre outros.
III. o horário de verão ou horário de aproveitamento da luz diurna é adotado no Brasil e em inúmeros outros países como medida de economia de eletricidade. No Brasil, alguns estados, principalmente do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão em função da abundância de energia hidrelétrica, devido à presença das usinas instaladas no Rio São Francisco e nos diversos rios amazônicos.
IV. no sistema de coordenadas geográficas, latitude refere-se ao ângulo e à distância entre o local desejado e o Meridiano de Greenwich, com valores que variam entre 0º e 90º, tanto para Norte, quanto para Sul. Por sua vez, a longitude refere-se ao ângulo e à distância entre a Linha do Equador e o local desejado, com valores que variam entre 0º e 180º, tanto para Leste como para Oeste.
V. o Sistema de Informação Geográfica, o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Navegação Global por Satélite são amplamente utilizados para diferentes fins cartográficos.
A) Estão corretas as alternativas II, III e V.
B) Estão corretas as alternativas III e IV.
C) Estão corretas as alternativas I, II e III.
D) Estão corretas as alternativas II e IV.
E) Estão corretas as alternativas I, II e V.

O fenômeno descrito indica que o barco de Amir Klink se encontrava em uma região
O fenômeno descrito indica que o barco de Amir Klink se encontrava em uma região
A) localizada da Zona Tropical sob influência do Sol da Meia-Noite.
B) de baixa latitude e exposta a clima frio e noites maiores que os dias.
C) sob o domínio do Solstício de verão e sujeita a pequenas variações entre o dia e a noite.
D) de latitude elevada, com grande variação da iluminação solar ao longo do ano.

A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação, é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo.
A análise da figura indica que, entre os dias
A) 21 e 22 de dezembro, como o hemisfério sul está recebendo os raios solares perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio, e o centro do hemisfério está voltado para o Sol, a estação do ano que ocorre no hemisfério sul é o inverno.
B) 21 e 22 de junho, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul e, no hemisfério norte, o solstício de inverno.
C) 21 e 22 de março, os raios solares incidem sobre a superfície da Terra perpendicularmente ao Equador, quando se inicia a primavera ou o outono, ou seja, ocorre concomitantemente o equinócio no hemisfério norte e sul.
D) 22 e 23 de setembro, ocorre o equinócio de primavera no hemisfério norte e, no hemisfério sul, o equinócio de outono.

Parece improvável, mas é verdade: o Polo Norte Magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos.
O fenômeno natural descrito acima não afeta os aparelhos de GPS - em português, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na:
A) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites.
B) gravação prévia de mapas topográficos na memória digital.
C) programação do sistema com as tabelas da variação do Polo Norte.
D) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular.

Uma empresa anunciou que a partir de 2018 celulares deverão ter um GPS (Sistema de Posicionamento Global) com precisão de até 30 centímetros. Essa situação vai ser benéfica principalmente para quando estamos sendo guiados em ruas que ficam lado a lado, caso de grandes avenidas em que existe uma pista local, uma expressa e uma central. Os GPS atuais raramente acertam em qual das três você está.
O funcionamento do GPS é possível devido ao emprego de
A) sensores de aerofotogrametria.
B) satélites naturais de precisão.
C) radares de sensoriamento remoto.
D) satélites globais de localização.
E) sensores de energia eletromagnética.

Os parâmetros de análise apresentados nos mapas estão em conformidade com uma ampliação de escala:
Os parâmetros de análise apresentados nos mapas estão em conformidade com uma ampliação de escala:
A) possibilitando identificar os Estados produtores.
B) visualizando com mais detalhes a área exploratória.
C) reconhecendo através de convenções os minerais extraídos.
D) contrapondo áreas de extração com a vegetação na superfície.

Observe a sequência de imagens abaixo.
A) a escala das imagens diminui, pois mais detalhes podem ser vistos na sequência.
B) os detalhes das imagens diminuem na sequência de A a D, e aumenta a área representada.
C) a escala aumenta na sequência das imagens, uma vez que há, na imagem D, uma área maior.
D) o detalhamento da imagem A é maior, portanto sua escala é menor que a das imagens posteriores.
E) a escala pouco muda, pois há a mesma área representada de A a D.

Sobre um mapa de escala 1: 50.000 foi demarcada uma área de conservação ambiental com o formato de um quadrado de 10 cm de lado.
Esse quadrado demarcado no mapa corresponde à área real de;
a) 22,5 km.
b) 2250 km.
c) 225 km.
d) 27,5 km.
e) 25 km.

Mais conteúdos dessa disciplina