Logo Passei Direto
Buscar

Zoologia

Outros
Examine a árvore filogenética adiante:
Esperamos encontrar maior semelhança entre genes de
a) bactéria e protozoário.
b) peixe e baleia.
c) baleia e pássaro.
d) estrela-do-mar e ostra.
e) ostra e coral.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para determinar qual alternativa apresenta maior semelhança genética, precisamos considerar a proximidade evolutiva entre os grupos mencionados. Em uma árvore filogenética, os organismos que estão mais próximos uns dos outros compartilham um ancestral comum mais recente e, portanto, têm maior semelhança genética. Analisando as opções: a) Bactéria e protozoário - Bactérias e protozoários pertencem a domínios diferentes (Bactérias e Eukarya), então a semelhança genética é baixa. b) Peixe e baleia - Peixes e baleias compartilham um ancestral comum mais recente, pois as baleias são mamíferos que evoluíram a partir de ancestrais aquáticos semelhantes aos peixes. c) Baleia e pássaro - Embora ambos sejam vertebrados, eles pertencem a grupos diferentes (mamíferos e aves), então a semelhança genética não é tão alta quanto entre peixe e baleia. d) Estrela-do-mar e ostra - Estrelas-do-mar são equinodermos e ostras são moluscos, pertencendo a grupos diferentes, resultando em baixa semelhança genética. e) Ostra e coral - Ostras são moluscos e corais são cnidários, também pertencendo a grupos diferentes, resultando em baixa semelhança genética. Portanto, a alternativa que apresenta maior semelhança entre genes é: b) peixe e baleia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O lobo guará e a onça são dois exemplares da nossa fauna ameaçados de extinção. O diagrama a seguir mostra as principais categorias taxonômicas a que pertencem esses animais:
A análise do diagrama permite dizer que os dois animais estão próximos na mesma categoria até:
a) classe.
b) filo.
c) família.
d) gênero.
e) ordem.

A seguir, estão representadas duas árvores filogenéticas da família Ranidae (rãs): a árvore A foi construída a partir de dados morfológicos, e a árvore B a partir de dados moleculares.
Observando as árvores filogenéticas e considerando os conhecimentos sobre processos evolutivos, é correto afirmar:
a) As espécies 1, 2 e 3 formam um grupo parafilético, segundo a árvore A.
b) As duas árvores indicam que as espécies de 4 a 10 possuem um caráter derivado em comum, separando-as das espécies 1, 2 e 3 (mais basais).
c) As duas árvores apresentam uma divergência na origem das espécies Rana montezumae e R. pipiens. Essas espécies são monofiléticas, segundo a árvore A, e parafiléticas, segundo a árvore B.
d) As duas árvores demonstram que as espécies do gênero Rana não possuem um ancestral comum.
e) As espécies 4, 5 e 6, segundo a árvore B, possivelmente, surgiram no mesmo período.

O texto sintetiza as principais idéias relacionadas ao
“O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”
a) fixismo.
b) darwinismo.
c) mendelismo.
d) criacionismo.
e) lamarckismo.

A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a ideia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico.
Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:
a) seleção natural.
b) reprodução.
c) excitabilidade.
d) excreção.
e) mutação.

Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas.
a) Explique sucintamente como as duas populações podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina