Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Se o diretor está no escritório, então Rodrigo não joga no computador e Tomás não ouve rádio. Se Tomás não ouve rádio, então Gabriela pensa que Tomás não veio. Se Gabriela pensa que Tomás não veio, então ela fica mal humorada. Gabriela não está mal humorada. A partir dessas informações, é possível concluir, corretamente, que
(A) o diretor não está no escritório e Tomás não ouve rádio.
(B) Gabriela pensa que Tomás não veio e Tomás não ouve rádio.
(C) o diretor está no escritório e Tomás ouve rádio.
(D) Tomás não ouve rádio e Gabriela não pensa que Tomás não veio.
(E) o diretor não está no escritório e Gabriela não pensa que Tomás não veio.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as informações apresentadas passo a passo: 1. Premissa 1: Se o diretor está no escritório, então Rodrigo não joga no computador e Tomás não ouve rádio. 2. Premissa 2: Se Tomás não ouve rádio, então Gabriela pensa que Tomás não veio. 3. Premissa 3: Se Gabriela pensa que Tomás não veio, então ela fica mal humorada. 4. Informação: Gabriela não está mal humorada. A partir da informação de que Gabriela não está mal humorada, podemos concluir que a terceira premissa não se concretizou. Portanto, Gabriela não pode pensar que Tomás não veio, pois isso a deixaria mal humorada. Assim, se Gabriela não pensa que Tomás não veio, isso significa que Tomás deve ter vindo, o que implica que Tomás ouve rádio (porque se ele não ouvisse rádio, Gabriela pensaria que ele não veio). Agora, vamos analisar as alternativas: (A) o diretor não está no escritório e Tomás não ouve rádio. - Incorreta, pois se Tomás não ouve rádio, Gabriela pensaria que ele não veio. (B) Gabriela pensa que Tomás não veio e Tomás não ouve rádio. - Incorreta, pois já estabelecemos que Gabriela não pensa que Tomás não veio. (C) o diretor está no escritório e Tomás ouve rádio. - Incorreta, pois se o diretor estivesse no escritório, Tomás não poderia ouvir rádio. (D) Tomás não ouve rádio e Gabriela não pensa que Tomás não veio. - Incorreta, pois se Tomás não ouvisse rádio, Gabriela pensaria que ele não veio. (E) o diretor não está no escritório e Gabriela não pensa que Tomás não veio. - Correta, pois se o diretor não está no escritório, não há implicação de que Tomás não ouça rádio, e sabemos que Gabriela não pensa que Tomás não veio. Portanto, a alternativa correta é: (E) o diretor não está no escritório e Gabriela não pensa que Tomás não veio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se é verdade que “nenhum maceronte é momorrengo” e “algum colemídeo é momorrengo”, então é necessariamente verdadeiro que:
(A) algum maceronte é colemídeo.
(B) algum colemídeo não é maceronte.
(C) algum colemídeo é maceronte.
(D) nenhum colemídeo é maceronte.
(E) nenhum maceronte é colemídeo.

Considere as três afirmacoes a seguir, todas verdadeiras, feitas em janeiro de 2013. I. Se o projeto X for aprovado até maio de 2013, então um químico e um biólogo serão contratados em junho do mesmo ano. II. Se um biólogo for contratado, então um novo congelador será adquirido. III. Se for adquirido um novo congelador ou uma nova geladeira, então o chefe comprará sorvete para todos. Até julho de 2013, nenhum biólogo havia sido contratado. Apenas com estas informações, pode-se concluir que, necessariamente, que:
(A) o projeto X não foi aprovado até maio de 2013.
(B) nenhum químico foi contratado.
(C) não foi adquirido um novo congelador.
(D) não foi adquirida uma nova geladeira.
(E) o chefe não comprou sorvete para todos.

Um dia antes da reunião anual com os responsáveis por todas as franquias de uma cadeia de lanchonetes, o diretor comercial recebeu um relatório contendo a seguinte informação: Todas as franquias enviaram o balanço anual e nenhuma delas teve prejuízo neste ano. Minutos antes da reunião, porém, ele recebeu uma mensagem em seu celular enviada pelo gerente que elaborou o relatório, relatando que a informação não estava correta. Dessa forma, o diretor pôde concluir que, necessariamente:
(A) nenhuma franquia enviou o balanço anual e todas elas tiveram prejuízo neste ano.
(B) alguma franquia não enviou o balanço anual e todas elas tiveram prejuízo neste ano.
(C) nenhuma franquia enviou o balanço anual ou pelo menos uma delas teve prejuízo neste ano.
(D) nem todas as franquias enviaram o balanço anual ou todas elas tiveram prejuízo neste ano.
(E) nem todas as franquias enviaram o balanço anual ou pelo menos uma delas teve prejuízo neste ano.

A sentença “Quem é o maior defensor de um Estado não intervencionista, que permite que as leis de mercado sejam as únicas leis reguladoras da economia na sociedade: o presidente do Banco Central ou o ministro da Fazenda?” é uma proposição composta que pode ser corretamente representada na forma (PQ)R, em que P, Q e R são proposições simples convenientemente escolhidas.

Quando o governo e as leis vigentes são incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas forças populares, ou de impedir o aumento do espaço político dessas forças, as classes dominantes apelam para golpes de Estado.
Considere as seguintes proposições: P: O governo é incapaz de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as forças populares. Q: As leis vigentes são incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas forças populares. R: O governo é incapaz de impedir o aumento do espaço político das forças populares. S: As leis vigentes são incapazes de impedir o aumento do espaço político das forças populares. T: As classes dominantes apelam para golpes de Estado. Considerando-se que, a partir das proposições dadas P, Q, R, S e T, seja possível construir novas proposições mediante o uso dos símbolos lógicos ,  e , que significam “e”, “ou” e “se..., então”, é correto concluir que a proposição apresentada no texto acima pode ser representada simbolicamente por:
A) (PQ)(R  S)T.
B) P  Q  R  S  T.
C) P  Q  R  S  T.
D) (P  Q) (R  S)  T.
E) (P  Q) (R  S)  T.

A proposição “Não é preciso cortar seu cabelo, pois ele está curto” pode ser corretamente representada por P  Q.

Se S = (PQ)(PR), então a última coluna da tabela-verdade de S conterá, de cima para baixo e na ordem em que aparecem, os seguintes elementos: V, F, V, V, F, V, F e F.

Uma das regras elaboradas pela associação dos bancos de um país define que: Se o vencimento de uma conta não cair em um dia útil, então ele deverá automaticamente ser transferido para o próximo dia útil. Para que esta regra não tenha sido cumprida, basta que:
a) uma conta cujo vencimento caía num dia útil tenha tido seu vencimento antecipado para o dia útil imediatamente anterior.
b) uma conta cujo vencimento caía num dia útil tenha tido seu vencimento transferido para o próximo dia útil.
c) uma conta cujo vencimento caía num dia útil não tenha tido seu vencimento transferido para o próximo dia útil.
d) uma conta cujo vencimento não caía num dia útil tenha tido seu vencimento transferido para o próximo dia útil.
e) uma conta cujo vencimento não caía num dia útil não tenha tido seu vencimento transferido para o próximo dia útil.

Mais conteúdos dessa disciplina