Logo Passei Direto
Buscar
A incidência de suicídio e automutilação é significativa em jovens, tanto no Brasil, quanto em outros países, tendo muitos casos com ocorrência dentro das escolas. A automutilação é um ato que não objetiva conscientemente o suicídio, mas ferir-se gravemente.
Considerando as vertentes referentes à automutilação, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Automutilação é parte da função simbólica de apaziguar a dor e a angústia daquilo que não é possível nomear.
II. Auxiliar o adolescente a nomear o que ele está sentindo pode ser uma estratégia para diminuir a automutilação.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I. Automutilação é parte da função simbólica de apaziguar a dor e a angústia daquilo que não é possível nomear. Verdadeira, essa afirmação reflete a ideia de que a automutilação pode ser uma forma de lidar com emoções intensas que não conseguem ser verbalizadas. II. Auxiliar o adolescente a nomear o que ele está sentindo pode ser uma estratégia para diminuir a automutilação. Verdadeira, essa afirmação sugere que ajudar o adolescente a expressar suas emoções pode reduzir a necessidade de automutilação como forma de lidar com a dor emocional. Agora, vamos avaliar as relações entre as asserções: - Ambas as asserções I e II são verdadeiras. - A asserção II pode ser vista como uma justificativa da I, pois ao nomear o que sente, o adolescente pode encontrar outras formas de lidar com a dor, diminuindo a automutilação. Portanto, a alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Isabel é pedagoga recém formada, fez intercâmbio fora do país, fala dois idiomas, conhece toda a Europa, passou em processo seletivo para trabalhar em uma escola de Ensino Médio. É a sua primeira experiência em uma turma bem heterogênea, composta por jovens entre 15 e 17 anos e muitos encontram-se na condição de vulnerabilidade social. Durante as aulas, não deixa os alunos se manifestarem para não tumultuar as aulas, principalmente os mais questionadores e aqueles que são mais lentos de raciocínio, relata suas experiências e lugares por onde passou para exemplificar os conteúdos, fazendo indicações diversas de visitação para os alunos. Após um mês, sua sala de aula fica vazia e os poucos alunos presentes demonstram total desinteresse. Considerando a sequência dos relatos, como você pode auxiliar Isabel?
Para motivar os alunos a permanecerem em suas aulas, será necessário a Isabel seguir as quatro práticas de ensino, que estão demonstrados a seguir. Assinale a opção que apresenta a ordem correta das fases a serem abordadas.
1. Ensinar a partir do conteúdo que faz sentido para os alunos.
2. Trazer a realidade do dia-a-dia dos alunos para sala de aula.
3. Precisa de capacitação referente ao processo de inclusão.
4. É preciso que o educador saiba ouvir o que os alunos têm a dizer.
1 - 2 – 3 – 4.
2 – 1 – 4 – 3.
4 – 3 – 2 – 1.
1 – 3 – 4 – 2.
3 – 4 – 2 – 1.

A organização sem fins lucrativos CASEL (2017) desenvolve um trabalho de avaliação do impacto das habilidades socioemocionais, as quais envolvem ações coletivas na escola, na família e na comunidade. Para esta estimativa são utilizadas algumas competências.
Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
____________, envolve a habilidade de reconhecer emoções, pensamentos e o quanto estes influenciam o comportamento.
____________, envolve a habilidade de regular as emoções e pensamentos a partir da análise de cada situação individual.
____________, envolve a capacidade de compreender o outro a partir da cultura na qual o indivíduo está inserido.
____________, envolve a habilidade de desenvolver e sustentar relações com diversas pessoas e grupos.
____________, envolve a habilidade de reconhecer problemas, analisar as inúmeras situações, construir avaliação reflexiva e ética.
autoconsciência / autocontrole / consciência social / habilidade de relacionamento / tomada de decisão responsável.
autocontrole / consciência social / autoconsciência / habilidade de relacionamento / tomada de decisão responsável.
tomada de decisão responsável / autoconsciência / habilidade de relacionamento / consciência social / autocontrole.
habilidade de relacionamento / tomada de decisão responsável / habilidade de relacionamento / consciência social / autocontrole.
autocontrole / autoconsciência / consciência social / tomada de decisão responsável / habilidade de relacionamento.

Estudiosos questionam algumas ferramentas de avaliação das habilidades socioemocionais, as quais quando são aplicadas em um público que não vivenciou o conteúdo pesquisado, pode congelar e tipificar comportamentos, estabelecendo correlações que, mais uma vez, simplificam a complexidade e a dinâmica do desenvolvimento humano e ocultam as condições e contradições vivenciadas e enfrentadas por professores, alunos e seus familiares no cotidiano da instituição escolar.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a problematização referenciada anteriormente.
Qualquer proposta que se pretende separar sujeitos em categorias, habilidades ou comportamentos desejáveis socialmente deve ser analisadas separadamente.
Qualquer proposta que se pretende enquadrar sujeitos em categorias, habilidades ou comportamentos desejáveis socialmente deve ser analisada com rigor.
Qualquer proposta que se orienta sujeitos conforme as categorias, habilidades ou comportamentos desejáveis socialmente está separando por grupos.
Qualquer proposta que desconsidera os sujeitos divididos em categorias, habilidades ou comportamentos desejáveis socialmente deve considerar sua cultura.
Qualquer proposta que pretende ocultar sujeitos em categorias, habilidades ou comportamentos indesejáveis socialmente deve ser levada ao colegiado.

O educador Paulo Freire (1921-997) serviu de exemplo e ainda tem muitos seguidores de movimentos sociais ao defender e demonstrar a necessidade de uma educação que possibilitasse a prática da liberdade, fundamentada nas histórias de vida dos educandos.
Considerando as vertentes referentes à teoria da libertação deste autor, analise as seguintes asserções e a relação entre elas.
I. A pergunta do educador-bancário não é a propósito do conteúdo do diálogo, mas a respeito do programa sobre o qual dissertará a seus alunos.
II. A revolução organizada, sistematizada e acrescentada ao conteúdo programático da educação não é uma doação ou uma imposição.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o texto a seguir.
Em relação à fase da adolescência, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma fase, ou um período, que se localiza entre a infância e a vida adulta. Período do crescimento humano usualmente situado entre o início da puberdade e o estabelecimento da maturidade adulta.
II. A adolescência não inclui só as mudanças pubertais no corpo mas, também, o desenvolvimento das capacidades intelectuais, interesses, atitudes e ajustamentos.
III. Fase da vida do indivíduo que envolvem apenas as mudanças pubertais e, portanto, não afetam as questões intelectuais e comportamentais.
IV. A adolescência é um termo para ser utilizado no plural (adolescências), justamente porque abarcam multiplicidades de vivências que se entrelaça ao processo histórico e ao meio social em que o sujeito está inserido.
V. Estágio especial do desenvolvimento humano, marcado por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade, o que antes era ignorado.
I, II, III, IV, V.
apenas I, III, IV. V.
apenas I, II, IV, V.
apenas I, II, III, V.
apenas I, II, III, IV.

Mais conteúdos dessa disciplina