Logo Passei Direto
Buscar
Os cronogramas podem ser elaborados de três maneiras distintas normalmente usadas, que são: o cronograma tipo calendário; cronograma de GANTT; e a rede PERT-CPM.
Diante disso, analise as afirmativas abaixo:
I. O cronograma de GANTT, além de ser o mais utilizado, envolve mais complexidades do que no cronograma tipo calendário.
II. No cronograma de GANTT, as atividades são distribuídas dentro de uma hierarquia já definida pela EAP, e as durações devem ser representadas por barras em sentido horizontal.
III. O cronograma tipo calendário é o mais simples de ser elaborado, basta identificar quais as tarefas específicas e quando (o prazo) se pretende realizar cada uma dessas tarefas.
IV. O tipo de calendário rede PERT-CPM foi um modelo desenvolvido com o objetivo de resolver alguns inconvenientes do cronograma de barras para controle e programação de projetos mais complexos.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O cronograma de GANTT, além de ser o mais utilizado, envolve mais complexidades do que no cronograma tipo calendário. Essa afirmativa é verdadeira, pois o cronograma de GANTT é mais detalhado e visualiza melhor as interdependências entre as atividades, enquanto o cronograma tipo calendário é mais simples. II. No cronograma de GANTT, as atividades são distribuídas dentro de uma hierarquia já definida pela EAP, e as durações devem ser representadas por barras em sentido horizontal. Essa afirmativa é verdadeira, pois o cronograma de GANTT realmente utiliza barras horizontais para representar a duração das atividades, e a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ajuda a organizar as atividades. III. O cronograma tipo calendário é o mais simples de ser elaborado, basta identificar quais as tarefas específicas e quando (o prazo) se pretende realizar cada uma dessas tarefas. Essa afirmativa é verdadeira, pois o cronograma tipo calendário é, de fato, mais simples e direto. IV. O tipo de calendário rede PERT-CPM foi um modelo desenvolvido com o objetivo de resolver alguns inconvenientes do cronograma de barras para controle e programação de projetos mais complexos. Essa afirmativa é verdadeira, pois a rede PERT-CPM foi desenvolvida para lidar com a complexidade e incertezas em projetos. Agora, vamos verificar as alternativas: a) Apenas III e IV estão corretas. (Incorreta, pois I e II também estão corretas) b) Apenas I, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois II também está correta) c) Apenas I e IV estão corretas. (Incorreta, pois II e III também estão corretas) d) Apenas I, II e IV estão corretas. (Incorreta, pois III também está correta) e) Todas as alternativas estão corretas. (Correta, pois todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas) Portanto, a alternativa correta é: e) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na gestão de projetos também é extremamente importante saber gerir o tempo, bem como cumprir cronogramas, estimar prazos e sequenciar atividades e outras técnicas relacionadas ao recurso tempo.
Deste modo, relacione a coluna da direita com a da esquerda, quanto aos processos do gerenciamento de tempo em um projeto com as suas respectivas saídas:

Assinale a alternativa correta:
a. 2, 3, 4, 1, 5.
b. 5, 4, 3, 2, 1.
c. 1, 4, 5, 3, 2.
d. 5, 2, 1, 3, 4.
e. 1, 2, 3, 4, 5.

Executar um projeto sem gerenciar frequentemente os custos é um processo que pode comprometer o seu êxito. Dessa forma, realizar revisões constantes previne que as estimativas fujam descontroladamente da previsão inicial, pois é mais fácil adequar um sobrecusto pequeno do que um sobrecusto descomedido.
Neste sentido, quanto aos custos de não conformidade, analise as afirmativas abaixo: 

I. Treinamentos.

II. Retrabalho.

III. Descarte.

IV. Documentação de processos.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Na gestão de projetos também é extremamente importante saber gerir o tempo, bem como cumprir cronogramas, estimar prazos e sequenciar atividades e outras técnicas relacionadas ao recurso tempo.
Deste modo, quanto as entradas no processo de definição das atividades, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Lista de Atividades.
( ) Descrição do Produto.
( ) Declaração de Escopo.
( ) Estrutura Analítica do Projeto (EAP).
a. V, V, V, V.
b. V, F, F, V.
c. V, V, F, F.
d. F, F, V, V.
e. F, V, F, V.

Não controlamos a variável tempo, mas sim os fatores de produção e seu comportamento em termos de oferta e demanda no percorrer do desenvolvimento do projeto.
Assim sendo, existem algumas técnicas que auxiliam neste processo de estimativa de prazos e criação de cronogramas.

Deste modo, analise as afirmativas abaixo: 

I. A técnica de três pontos ou PERT, consiste em realizar uma previsão, para cada atividade, seguindo três vertentes: O caso mais otimista, o caso mais pessimista e o caso mais provável.

II. O controle de cronograma consiste basicamente em monitorar o andamento das atividades do projeto, atualizando o progresso do trabalho e gerenciando as mudanças (desvios) na linha de base do cronograma.

III. No cronograma de GANTT, basta identificar quais as tarefas específicas e quando (o prazo) se pretende realizar cada uma dessas tarefas.

IV. No cronograma tipo calendário as atividades são distribuídas dentro de uma hierarquia já definida pela EAP, e as durações devem ser representadas por barras em sentido horizontal.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Orçar os custos é diferente de estimar seus valores. Nessa condição serão previstos, com exatidão, os investimentos necessários para a conclusão do projeto, que envolve a escolha dos fornecedores, fechamento dos valores e o levantamento dos gastos totais de realização do programa a ser levado para a aprovação do cliente.
Neste cenário, as maiores causas de falhas no gerenciamento de custos podem ser atribuídas a elementos externos ao processo isolado de custos. Quanto a isso, analise as afirmativas abaixo quanto aos exemplos dessas falhas:
I. Interpretação errada do trabalho a ser realizado.
II. Parâmetros de qualidade mal estabelecidos.
III. Cronograma pobremente definido ou excessivamente otimista.
IV. Omissão na definição do escopo do trabalho.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

A Estrutura Analítica do Projeto (EAP), é a principal entrada para a definição da atividade; ela define as entregas do projeto e sua decomposição em “pacotes de trabalho”, fornecendo assim uma visão estruturada das entregas do projeto e é um ótimo instrumento para alinhar o entendimento do projeto e integrar todas as áreas.
Não obstante, quanto ao processo de definição de atividades, analise as afirmativas abaixo: 

I. Podemos dizer que há entradas neste processo (Atualizações do cronograma; Ações corretivas; Lições aprendidas).

II. Como técnicas e ferramentas, destaca-se a decomposição e modelos (templates).

III. A decomposição, dentro do contexto do processo da definição de atividade, a decomposição envolve subdividir os pacotes de trabalho do projeto em componentes menores e mais manejáveis para fornecer melhor controle do gerenciamento.

IV. Por fim, como saídas da definição das atividades, destaca-se listas de atividades, detalhamento do suporte, e atualizações na EAP.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta:
I. A definição do tempo necessário para a execução das atividades significa determinar as datas em que as atividades realmente serão executadas.
II. Há algumas técnicas que buscam fundamentar ainda mais a estimativa de tempo das atividades, tais como o cronograma tipo calendário; cronograma de GANTT; e a rede PERT-CPM.
III. A partir do momento em que temos a definição das atividades do projeto, sua inter-relação com outras ações e seu encadeamento lógico, deve ser preparado um cronograma geral para todo o período de execução, no qual devem constar o desenvolvimento físico e os gastos financeiros correspondentes.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina