Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com conhecimentos adquiridos sobre a perspectiva do conflito no sistema educacional, marque a opção INCORRETA:
No ponto de vista do conflito, a educação é vista como uma ferramenta para a elite controlar a sociedade.
As escolas ajudam a convencer os grupos inferiores de sua inferioridade, reforçam a desigualdade de classe e impedem a adoção de visões alternativas na sociedade.
Os teóricos do conflito argumentam que o sistema educacional socializa os alunos conforme os com os valores ditados mais poderosos e que a escola suprime o individualismo e a criatividade para manter a ordem.
Conforme a perspectiva do conflito, tendemos a nos comportar como se pensássemos que os outros estão olhando para nós. A partir dessa perspectiva, a maneira como os professores definem os alunos pode afetar suas vidas.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A perspectiva do conflito no sistema educacional realmente vê a educação como uma ferramenta de controle social, onde as escolas podem reforçar desigualdades e socializar os alunos conforme os valores da elite. No entanto, a afirmação "Conforme a perspectiva do conflito, tendemos a nos comportar como se pensássemos que os outros estão olhando para nós" não se alinha diretamente com a perspectiva do conflito, mas sim com a teoria da interação simbólica. Portanto, essa seria a opção INCORRETA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que tenha relação entre a primeira coluna com a segunda.
( 1 ) Teoria Feminista.
( 2 ) Perspectiva estruturalista-construtivista.
( 3 ) Perspectiva interacionista simbólica.
( ) Se concentra em vários aspectos do patriarcado, ou seja, o sistema de dominação masculina na sociedade. Conforme as feministas, o patriarcado é tão ou mais importante do que as diferenças de classe na determinação das oportunidades de vida de uma pessoa.
( ) Rejeita trabalhos tanto no campo do fisicalismo, onde o mundo social é considerado um fato objetivo, quanto no campo da psicologia, onde o mundo social se limita a representações de agentes, deixando a ciência para fornecer explicações explicativas.
( ) Enfatiza que a vida social só é possível quando as pessoas atribuem significado às coisas. Uma explicação completa do comportamento social requer a compreensão dos significados subjetivos que as pessoas atribuem às suas situações sociais.
2 – 1 – 3
3 – 1 – 2
2 – 3 – 1
1 – 2 – 3

Para Pierre Bourdieu (1996), a cultura escolar não é a cultura da classe dominante, que se transformou em uma cultura legítima indiscutível. Os grupos dominados empoderam as escolas para fazer valer os conteúdos de seu interesse, determinando assim o que deve ser valorizado e o que deve.
Podemos concluir que a afirmativa é:
VERDADEIRA
FALSA

Mais conteúdos dessa disciplina