Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
O sistema imune apresenta três linhas de defesa, sendo a primeira e a segunda pertencentes à imunidade inata e a terceira à imunidade adquirida.
Com base em seus conhecimentos sobre a ativação da função da plaqueta, assinale a alternativa correta:
a. Através da barreira natural.
b. Sem a necessidade de contato com o antígeno.
c. A partir da inflamação aguda.
d. Com a inativação do anticorpo.
e. A partir do contato com o antígeno.
User badge image
patologia360

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre a ativação da função da plaqueta, é importante entender como as plaquetas atuam no sistema imunológico e na resposta inflamatória. Analisando as alternativas: a) Através da barreira natural - As barreiras naturais são parte da imunidade inata, mas não se referem diretamente à ativação das plaquetas. b) Sem a necessidade de contato com o antígeno - As plaquetas podem ser ativadas em resposta a lesões, mas a ativação específica geralmente envolve algum tipo de sinalização que pode estar relacionada a antígenos. c) A partir da inflamação aguda - A inflamação aguda pode ativar plaquetas, mas não é a única forma de ativação. d) Com a inativação do anticorpo - Isso não faz sentido, pois a ativação das plaquetas não está relacionada à inativação de anticorpos. e) A partir do contato com o antígeno - As plaquetas podem ser ativadas em resposta a sinais de lesão e também podem interagir com antígenos, mas a ativação não depende exclusivamente do contato com antígenos. A alternativa que melhor se relaciona com a ativação da função da plaqueta, considerando a resposta inflamatória e a ativação em situações de lesão, é: c) A partir da inflamação aguda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A imunização passiva natural é transferível e temporária pois o organismo recebe anticorpos prontos.
São exemplos de imunização passiva natural:
a. Via transplacentária e aleitamento materno.
b. Via vacinas com microrganismos fracionados.
c. Via vacinas com microrganismos inativados.
d. Via soros hiperimunes.
e. Via vacinas com microrganismos atenuados.

Existem dois tipos de respostas imunes, sendo uma denominada inata e outra adquirida. Essa última é dividida em duas classes.
Assinale a alternativa correta na definição dessas classes:
a. Enzimática e humoral
b. Citológica e fisiológica
c. Linfática e Celular
d. Citológica e histológica
e. Humoral e celular

Assinale a alternativa correta na definição do local em que ocorre a resposta imune adquirida do tipo celular.
a. Linfa
b. Ambiente extracelular
c. Linfonodo
d. Tecido sanguíneo
e. Ambiente intracelular

Observe a imagem a seguir que mostra um corte histológico de uma patologia com processo inflamatório crônico.
Com base em seu conhecimento sobre as características da inflamação crônica, assinale a alternativa correta:
a. Dor intensa, edema e duração até cinco dias.
b. Dor intensa, eritema e duração de até sete dias.
c. Edema, sangramento e duração de um dia.
d. Cianose, sangramento e edema.
e. Dor leve, formação de fibrose e duração de semanas a ano

Qual a função dos linfócitos T auxiliares?
a. Produzir anticorpos.
b. Reconhecer os antígenos fagocitados e produzir citocinas.
c. Acionar vasodilatação dos vasos sanguíneos na inflamação.
d. Apresentar o antígeno aos macrófagos.
e. Destruir a célula danificada.

Qual a função dos linfócitos T citotóxicos?
a. Destruir a célula danificada.
b. Produzir anticorpos.
c. Secretar proteínas perforina e granzima.
d. Reconhecer os antígenos fagocitados e produzir citocinas.
e. Apresentar o antígeno aos macrófagos.

Mais conteúdos dessa disciplina