Logo Passei Direto
Buscar
O diagnóstico e o acompanhamento terapêutico de doenças isquêmicas frequentemente envolvem a análise de enzimas. De acordo com esse assunto, assinale a alternativa correta:
Qual a alternativa correta?
A creatina cinase é uma das enzimas da glicólise, responsável pela formação de bifosfato de creatina, um intermediário dessa via.
A creatina quinase possui três isoenzimas, cada uma formada por duas cadeias (B e M em combinações diferentes).
As isoenzimas da creatina quinase (CK), denominadas CK-MB, CK-MM e CK-BB, não podem ser separadas por cromatografia, pois apresentam-se covalentemente ligadas entre si.
A isoenzima CK-MB é encontrada predominantemente no músculo cardíaco; sua meia-vida no soro é r, com pico 48 horas após os sintomas.
A isoenzima CK-MB é encontrada predominantemente no pulmão e no músculo esquelético; sua meia-vida no soro é longa, com pico 48 horas após os sintomas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: 1. A creatina cinase é uma das enzimas da glicólise, responsável pela formação de bifosfato de creatina, um intermediário dessa via. - Incorreto. A creatina cinase (ou creatina quinase) não é uma enzima da glicólise, mas sim uma enzima que catalisa a conversão de creatina e ATP em fosfocreatina e ADP. 2. A creatina quinase possui três isoenzimas, cada uma formada por duas cadeias (B e M em combinações diferentes). - Correto. A creatina quinase tem três isoenzimas: CK-MM (músculo esquelético), CK-MB (músculo cardíaco) e CK-BB (cérebro), formadas por combinações das cadeias B (cérebro) e M (músculo). 3. As isoenzimas da creatina quinase (CK), denominadas CK-MB, CK-MM e CK-BB, não podem ser separadas por cromatografia, pois apresentam-se covalentemente ligadas entre si. - Incorreto. As isoenzimas podem ser separadas por cromatografia, pois não estão covalentemente ligadas. 4. A isoenzima CK-MB é encontrada predominantemente no músculo cardíaco; sua meia-vida no soro é r, com pico 48 horas após os sintomas. - Incorreto. A isoenzima CK-MB é realmente predominante no músculo cardíaco, mas a meia-vida e o tempo de pico precisam ser mais específicos. A meia-vida é geralmente em torno de 12 a 24 horas. 5. A isoenzima CK-MB é encontrada predominantemente no pulmão e no músculo esquelético; sua meia-vida no soro é longa, com pico 48 horas após os sintomas. - Incorreto. A CK-MB não é predominante no pulmão e músculo esquelético, mas sim no músculo cardíaco. Portanto, a alternativa correta é: A creatina quinase possui três isoenzimas, cada uma formada por duas cadeias (B e M em combinações diferentes).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina