Logo Passei Direto
Buscar
O golpe de aríete é um pico de pressão causado por uma alteração súbita na velocidade da vazão na tubulação. Esse picos de pressão são frequentemente acompanhados por um grande ruído na tubulação. Esse ruído provocado pelos golpes sucessivos não é prejudicial, causando apenas desconforto aos usuários, mas o choque hidráulico pode causar rompimento de tubulações (caso a pressão de ruptura seja ultrapassada), microfissuramento de tubulações plásticas que podem evoluir para trincas e fissuras e enfraquecimento de juntas, dando origem a vazamentos.
Assinale a alternativa que representa uma forma de prevenir ou atenuar o Golpe de Aríete em uma rede de tubulações.
a. Aumentar a velocidade de escoamento.
b. Evitar o fechamento brusco de válvulas e registros.
c. Instalar todas as válvulas de descarga em uma única coluna de distribuição.
d. O modelo de válvula de descarga utilizada não ameniza as ondas de pressão causadas pelo seu fechamento.
e. Projetar a tubulação evitando trechos curtos, preferir trechos longos conduzindo água diretamente a válvulas e torneiras.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para prevenir ou atenuar o golpe de aríete em uma rede de tubulações, é fundamental evitar ações que causem alterações bruscas na velocidade da vazão. Vamos analisar as alternativas: a) Aumentar a velocidade de escoamento - Isso pode agravar o problema, pois uma maior velocidade pode resultar em picos de pressão mais intensos. Portanto, essa alternativa não é correta. b) Evitar o fechamento brusco de válvulas e registros - Essa é uma prática recomendada, pois o fechamento brusco pode causar variações repentinas na pressão, resultando em golpes de aríete. Essa alternativa é correta. c) Instalar todas as válvulas de descarga em uma única coluna de distribuição - Isso não necessariamente previne o golpe de aríete e pode até causar problemas de pressão. d) O modelo de válvula de descarga utilizada não ameniza as ondas de pressão causadas pelo seu fechamento - Essa afirmação é negativa e não representa uma forma de prevenção. e) Projetar a tubulação evitando trechos curtos, preferir trechos longos conduzindo água diretamente a válvulas e torneiras - Embora isso possa ajudar na eficiência do sistema, não é uma medida direta para prevenir o golpe de aríete. Portanto, a alternativa que representa uma forma de prevenir ou atenuar o golpe de aríete em uma rede de tubulações é: b) Evitar o fechamento brusco de válvulas e registros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que um sistema de esgotamento sanitário predial funcione adequadamente é necessária a instalação de dispositivos de ventilação do sistema. Esse sistema tem a função de conduzir os gases para a atmosfera e evitar que os mesmos retornem para os ambientes. Sobre os procedimentos exigidos para a execução das instalações prediais de esgoto sanitário, é correto afirmar que toda coluna de ventilação deve ter:
Escolha uma: a. A extremidade superior situada acima da parte superior do edifício, a 30 cm, seja de telhados ou lajes de cobertura. b. A extremidade do tubo completamente livre, sem inserção de nenhum dispositivo do tipo chaminé, pois pode prejudicar a exalação dos gases. c. Possuindo trechos horizontais, não necessita de inclinação. d. Diâmetro variável ao longo da altura da edificação em função da vazão de gases que deve escoar. e. Não deve estar situada a menos de 4,0 metros de qualquer janela, porta ou vão de ventilação, salvo se elevada 1,0 metro das vergas dos respectivos vãos.
a. A extremidade superior situada acima da parte superior do edifício, a 30 cm, seja de telhados ou lajes de cobertura.
b. A extremidade do tubo completamente livre, sem inserção de nenhum dispositivo do tipo chaminé, pois pode prejudicar a exalação dos gases.
c. Possuindo trechos horizontais, não necessita de inclinação.
d. Diâmetro variável ao longo da altura da edificação em função da vazão de gases que deve escoar.
e. Não deve estar situada a menos de 4,0 metros de qualquer janela, porta ou vão de ventilação, salvo se elevada 1,0 metro das vergas dos respectivos vãos.

Para que um sistema de esgotamento sanitário predial funcione adequadamente, é necessária a instalação de dispositivos de ventilação do sistema. Esse sistema tem a função de conduzir os gases para a atmosfera e evitar que os mesmos retornem para os ambientes. Sobre o dimensionamento de sistemas de ventilação é correto afirmar que:
Escolha uma: a. Colunas de ventilação devem possuir diâmetro variável ao longo de seu comprimento para facilitar o escoamento do ar. b. Para o dimensionamento da tubulação de ventilação deve-se considerar as UHCs e o diâmetro mínimo do tubo de queda ou ramal de ventilação. c. O cálculo do ramal de ventilação ocorre de maneira prática com auxílio de tabela baseada no número de UHC, independente da existência ou não de grupos de aparelhos com vasos sanitários. d. A coluna de ventilação não possui limitação em seu comprimento. e. O cálculo do ramal de ventilação é baseado na vazão da tubulação em que ele é ligado.
a. Colunas de ventilação devem possuir diâmetro variável ao longo de seu comprimento para facilitar o escoamento do ar.
b. Para o dimensionamento da tubulação de ventilação deve-se considerar as UHCs e o diâmetro mínimo do tubo de queda ou ramal de ventilação.
c. O cálculo do ramal de ventilação ocorre de maneira prática com auxílio de tabela baseada no número de UHC, independente da existência ou não de grupos de aparelhos com vasos sanitários.
d. A coluna de ventilação não possui limitação em seu comprimento.
e. O cálculo do ramal de ventilação é baseado na vazão da tubulação em que ele é ligado.

Mais conteúdos dessa disciplina