Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Colégio Objetivo
O teste de Coombs direto avalia a presença de IgG e/ou da fração do complemento que esteja revestindo a superfície dos eritrócitos in vivo. Este exame é útil no diagnóstico de:
neoplasias
infecções bacterianas recentes
anemias hemolíticas
alergias
pré-eclâmpsia
User badge image
Questões sobre Anatomorfofisiologia

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

O teste de Coombs direto é útil no diagnóstico de anemias hemolíticas. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG) ou complemento que estão ligados à superfície dos eritrócitos, indicando que esses glóbulos vermelhos estão sendo destruídos pelo sistema imunológico. Portanto, a resposta correta para a sua pergunta é "anemias hemolíticas".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As reações de reconhecimento entre antígeno e anticorpo são a base dos imunoensaios. Com relação aos imunoensaios, avalie se é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
I. Nos ensaios de imunodifusão, o antígeno ou o anticorpo se difunde em um meio gelificado e, quando se encontram, formam precipitados com cristais.
II. Os imunoensaios utilizam marcadores específicos para a emissão do sinal que será detectado pelos equipamentos de leitura. Nos ensaios fluorimétricos e quimioluminescentes, a detecção do sinal é realizada pela contagem de fótons de luz.
III. No ensaio de nefelometria, as reações de precipitação entre antígeno e anticorpo produzem um aumento da absorção da luz incidente, enquanto que na turbidimetria produzem um aumento da intensidade de luz dispersa. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nas determinações de proteínas de significado clínico em qualquer fluido corporal, desde que essas proteínas apresentem tamanho molecular suficientemente grande para a formação dos imunocomplexos de precipitação.
IV. A técnica de imunofluorescência indireta é caracterizada pela detecção de um antígeno em células ou tecidos que foram preparados em blocos de parafina e reagido com anticorpo específico marcado com fluorocromo.
apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas a afirmativa I está correta.
apenas a afirmativa II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina