Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Outros
Leia com atenção o texto a seguir: Auguste Comte (1798-1857) é considerado por muitos como o formulador e pai da Sociologia, por ter sistematizado esse conhecimento sobre a sociedade, propondo um método para analisá-la. Tendo dito formação em Física, procurou estudar a sociedade com objetividade e rigor metodológico mediante o método que ficou conhecido como positivismo.
Considere (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso as afirmativas a seguir:
( ) O positivismo é um método, uma forma de compreender, analisar e explicar a realidade. Um dos principais autores do positivismo é Auguste Comte.
( ) Segundo o autor, o objeto de estudo da Sociologia seriam os “fatos sociais”. Fatos sociais, segundo o autor, não partem da vontade do indivíduo e sim da sociedade.
( ) Sua proposta de método não era específica da Sociologia, mas, segundo a sua concepção, o positivismo serviria para analisar todas as ciências, fossem elas humanas, naturais ou físicas.
( ) O positivismo influenciou várias ciências e baseava-se principalmente na concepção de que, qualquer que seja a ciência, é fundamental o estudo a partir da aparência dos fenômenos.
a . V; V; F; V.
b. V; F; V; V.
c. F; V; V; V.
d. F; F; V; V.
e. V; V; V; F.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre Auguste Comte e o positivismo: ( ) O positivismo é um método, uma forma de compreender, analisar e explicar a realidade. Um dos principais autores do positivismo é Auguste Comte. É verdadeira (V). O positivismo realmente é um método de análise e Comte é considerado um de seus principais formuladores. ( ) Segundo o autor, o objeto de estudo da Sociologia seriam os “fatos sociais”. Fatos sociais, segundo o autor, não partem da vontade do indivíduo e sim da sociedade. É verdadeira (V). Comte realmente define os fatos sociais como o objeto de estudo da Sociologia, enfatizando que eles são influenciados pela sociedade e não pela vontade individual. ( ) Sua proposta de método não era específica da Sociologia, mas, segundo a sua concepção, o positivismo serviria para analisar todas as ciências, fossem elas humanas, naturais ou físicas. É verdadeira (V). Comte acreditava que o positivismo poderia ser aplicado a todas as ciências, não apenas à Sociologia. ( ) O positivismo influenciou várias ciências e baseava-se principalmente na concepção de que, qualquer que seja a ciência, é fundamental o estudo a partir da aparência dos fenômenos. É falsa (F). Embora o positivismo tenha influenciado várias ciências, ele não se limita ao estudo apenas da aparência dos fenômenos, mas busca entender as leis que regem esses fenômenos. Portanto, a sequência correta é: V; V; V; F. A alternativa que apresenta essa sequência é a e) V; V; V; F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A modernidade vem com a mudança do paradigma cristão católico – com as explicações religiosas para um mundo que, embora continue religioso, pauta a vida também pelo ganhar dinheiro, pela luta pela sobrevivência nos moldes capitalistas. Como comenta o sociólogo Jean Jacques Rousseau, sobre a modernidade:
Leia com atenção as afirmativas a seguir, considerando a linha de raciocínio do enunciado:
I- A Revolução Francesa representou a consolidação da Modernidade como perspectiva histórica identificada com a industrialização. As características desse novo período, ao qual se denominou Modernidade incluem: o declínio das pequenas comunidades; a expansão do individualismo; o aumento da diversidade social; o predomínio de uma orientação para o futuro (progresso); o aumento da racionalização.
II- Essa evolução do pensamento humano, que levou à utilização da razão para o livre exame da realidade, inclusive a social, juntamente com os problemas originados pela Revolução Industrial foram as duas principais circunstâncias que possibilitaram o surgimento da Sociologia. Sua preocupação inicial foi organizada a sociedade.
III- Surgiu, então, o período denominado por historiadores de Modernidade, a sociedade ficou mais voltada à comunidade, ao trabalho em conjunto, e as formas de representações sociais tornaram-se mais simples.
a . As afirmativas II e III estão incorretas e a afirmativa I está correta.
b. A afirmativa III está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. A afirmativa I está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.
e. A afirmativa II está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.

Conforme texto base, leia atentamente a assertiva a seguir: A cada mudança de um modo de produção, alteram-se as formas de vida, de trabalho, de produção, ou seja, mudam a sociedade e suas relações. Os pesquisadores sobre o tema definem alguns tipos de modos de produção que existiram ou existem e que trouxeram características específicas às formas de vida em sociedade. Destacamos, a seguir, o modo de produção denominado “primitivo”.
Considerando a linha de raciocínio do enunciado, leia com atenção as afirmativas que seguem sobre o modo de produção primitivo e assinale V para Verdadeira ou F para Falsa:
( ) Modo de produção baseado na servidão. O servo trabalha para o senhor feudal em troca de um lugar para morar. O poder político era descentralizado em “feudos”, foi muito comum, durante o período da Idade Média, na Europa Ocidental.
( ) Modo de produção que tem relação com uma forma de produzir e de uma sociedade que abrange todo o período inicial da história humana no qual o homem tinha maior relação com a natureza.
( ) Modo de produção com divisão social de trabalho – mas em geral homens e mulheres trabalhavam em conjunto e os frutos do trabalho e a propriedade eram de todos e, portanto, não havia uma organização social mais complexa como Estado.
( ) Modo de produção de sociedades que vivem isoladas e com maior contato com a natureza, caso de algumas sociedades indígenas que ainda foram pouco alteradas pelo modo de produção atual.
a . F, F, V, V.
b. F, V, V, V.
c. V, V, F, F.
d. V, F, F, V.
e. V, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina