Logo Passei Direto
Buscar
Vimos no livro base da disciplina que o sistema universal ou global de proteção dos direitos humanos é formado por instrumentos e órgãos pertencentes a duas grandes áreas: a convencional e a extraconvencional.
Com base nessa informação, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que contém características do sistema convencional.
I. O sistema convencional é derivado da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da atuação de seus órgãos.
II. O sistema convencional é originado de tratados internacionais dos quais os Estados são signatários.
III. O sistema convencional tem como fundamento o consentimento prestado pelos Estados signatários ao assumirem as obrigações constantes em um instrumento internacional.
IV. Os órgãos criados por essas convenções, monitoram o cumprimento das obrigações estatais, desenvolvem a interpretação das disposições normativas e recebem e apuram as petições ou comunicações de indivíduos vítimas de violações de direitos humanos.
A Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B Estão corretas apenas as afirmativas I e IV
C Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
User badge image
DireitosHumanizados

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o sistema convencional de proteção dos direitos humanos: I. O sistema convencional é derivado da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da atuação de seus órgãos. Falso, embora a ONU tenha um papel importante, o sistema convencional é mais diretamente relacionado a tratados e convenções específicas, não apenas à Carta da ONU. II. O sistema convencional é originado de tratados internacionais dos quais os Estados são signatários. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o sistema convencional se baseia em tratados que os Estados assinam. III. O sistema convencional tem como fundamento o consentimento prestado pelos Estados signatários ao assumirem as obrigações constantes em um instrumento internacional. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o consentimento dos Estados é essencial para a validade dos tratados. IV. Os órgãos criados por essas convenções monitoram o cumprimento das obrigações estatais, desenvolvem a interpretação das disposições normativas e recebem e apuram as petições ou comunicações de indivíduos vítimas de violações de direitos humanos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve a função dos órgãos do sistema convencional. Agora, vamos resumir as análises: - I: Falso - II: Verdadeiro - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: D) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição prevê que “ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.” Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 03, Tema 1, material para impressão.
Com base no texto acima e nos estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, quanto aos crimes militares no aspecto objetivo, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Após, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( ) Consideram-se crimes militares, em tempo de paz, os crimes de que trata o Código Penal, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela não previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposição especial.
( ) Os crimes propriamente ou puramente militares são os que somente o militar pode figurar como sujeito ativo; os crimes tipicamente militares são aqueles que não possuem similar previsão na lei penal comum e que tenham civis no polo ativo; e os impropriamente ou acidentalmente militares.
( ) Há ainda uma diferença entre os crimes propriamente militares dos militares próprios.
A V, F, V.
B F, V, V.
C V, V, F.
D F, V, F.
E F, F, V.

Na definição mais comum, “crime” é definido como toda conduta típica, antijurídica e culpável, e neste tópico serão analisadas a tipicidade e a antijuridicidade. Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 03, Tema 2, material para impressão.
Conforme os estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, vimos que o CPM - Código Penal Militar diferencia o dolo eventual da culpa consciente. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre o “dolo eventual”:
A Ocorre quando o agente, deixando de empregar a cautela, atenção, ou diligência ordinária, ou especial, supõe levianamente que não realizaria ou poderia evitar o resultado.
B Ocorre quando o agente age em legítima defesa, no estrito cumprimento do dever legal, o exercício regular do direito com previsão semelhante ao Código Penal comum.
C Ocorre quando o agente promove a destruição, voluntária ou involuntária, da vida de algo ou de alguém.
D Ocorre quando o agente assumiu o risco de produzir o resultado.
E Ocorre quando o agente subtrai coisa alheia para si ou para ontem em detrimento de um terceiro.

A principal força auxiliar e de reserva do Exército são as polícias e corpos de bombeiros militares e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que atuando como órgãos de segurança pública, subordinam-se aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territórios. Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 01, Tema 3, material para impressão.
Com base no texto acima e nos estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, sobre as questões que envolvem as forças auxiliares, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Após, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( ) Essas forças podem ser convocadas, incluindo a mobilização, em situação de guerra externa ou para prevenir ou reprimir ameaça ou grave perturbação da ordem.
( ) Elas devem atuar preventivamente como forças de dissuasão em que se presuma a possibilidade de perturbação da ordem e repressivamente onde estiver ocorrendo emprego eventual das Forças Armadas.
( ) Na atribuição de órgãos auxiliares do Exército, mas não na atividade-fim de segurança pública, as forças de reserva ficam sujeitas ao controle e fiscalização de um órgão denominado Inspetoria Geral das Polícias Militares.
( ) As polícias e a Brigada Militar, quando convocadas para atuar nas atribuições do Exército, poderão executar com exclusividade, ressalvas as missões peculiares das Forças Armadas, o policiamento ostensivo, fardado, planejado pela autoridade competente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos.
A V, F, F, V.
B V, V, F, V.
C F, V, V, V.
D V, F, V, F.
E V, V, V, V.

A primeira situação de exculpante de culpabilidade é a inimputabilidade constitucional dos menores de 18 anos, remetendo o adolescente acusado da prática de crime militar à disciplina do Estatuto da Criança e do Adolescente. Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 03, Tema 2, material para impressão.
Com base no texto acima e nos estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, quanto à temática que envolve um réu militar no caso de embriaguez, assinale a alternativa correta:
A O réu militar é escusável quando ocorre a embriaguez completa decorrente de caso fortuito ou força maior ao tempo do fato.
B Se a embriaguez foi incompleta em razão de caso fortuito ou força maior ao tempo do fato, o réu é beneficiado da minorante de metade da pena.
C A embriaguez completa em razão de dolo ou culpa é causa de beneficiado da minorante de metade da pena.
D A embriaguez de réu militar não pode ser considerada causa de majorante da pena, desde que seja dolosa.
E A pena pode ser agravada entre um quinto e um terço se a embriaguez não decorrer de caso fortuito ou força maior ao tempo do fato.

Para José Afonso da Silva, quando a Constituição Federal (CF) reconhece as Forças Armadas como permanentes e regulares, “vincula-as à própria vida do Estado, atribuindo-lhes a perduração deste”. Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 01, Tema 01, material para impressão.
A Constituição da República divide as atribuições essenciais das Forças Armadas. Como se dá essa divisão? Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
A A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal.
B O Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
C A Segurança Nacional, a Segurança Pública e a Segurança Fronteiriça.
D O Exército, a Segurança Pública e a Segurança Privada.
E A Polícia do Exército, a Marinha e a Polícia Federal.

(...) é a proibição de residência ou permanência do condenado, durante um ano, pelo menos, na localidade, município ou comarca em que o crime foi praticado, e deve ser cumprido tão logo tenha ocorrido a cessação ou suspensão condicional da pena privativa de liberdade. Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 03, Tema 4, material para impressão.
Conforme os estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, assinale a alternativa que aponta corretamente como se denomina a medida de segurança descrita no texto acima:
A A cassação da licença para dirigir.
B A desinternação condicional.
C A proibição do exercício.
D A pretensão punitiva.
E O exílio local.

Não é possível arrolar todos os crimes previstos na legislação penal militar, mas para termos uma ideia sobre as tipificações a seguir, serão exemplificados os delitos de maior incidência: deserção, insubordinação, desobediência e entorpecentes. Fonte: Direito Militar e Humanitário. Aula 03, Tema 5, material para impressão.
Conforme estudado na disciplina de Direito Militar e Humanitário, analise os itens abaixo quanto aos crimes militares em espécie em tempo de paz, e, depois, assinale a alternativa correta:
I - A deserção simples ocorre quando o militar se ausenta sem licença, injustificadamente não se apresenta ou cria ou simula incapacidade para exclusão do serviço ativo, na unidade ou de onde deva permanecer, por mais de 8 dias.
II - A insubmissão é crime militar apenado pelo impedimento de 3 meses a 1 ano, podendo ser diminuída em um terço quando, escusadamente, o réu ignorar ou compreender erradamente os atos de convocação ou houver a apresentação voluntária no prazo de 1 ano do último dia marcado para convocação.
III - A traição está prevista pelo CPM, que prevê “tomar o nacional armas contra o Brasil ou Estado aliado, ou prestar serviço nas forças armadas de nação em guerra contra o Brasil”, tendo como preceito secundário a prisão perpétua, no grau máximo; reclusão de 20 anos, no grau mínimo.
A Os itens I, II e III estão corretos.
B Apenas os itens I e II estão corretos.
C Apenas os itens II e III estão corretos.
D Apenas os itens I e III estão corretos.
E Apenas o item II está correto.

Conforme os estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, sobre os Conselhos Especiais de Justiça Militar, analise os itens abaixo e, depois, assinale a alternativa correta:
I - Embora esse tipo de conselho seja dissolvido logo após a conclusão de um processo, ele poderá ser reunido novamente se sobrevier nulidade do processo ou do julgamento ou diligência determinada por instância superior.
II - O Conselho Especial de Justiça é presidido por um juiz federal da Justiça Militar, togado e vitalício, e composto por quatro juízes militares dentre oficiais de carreira e, destes, um membro deverá ter o posto de oficial general ou oficial superior.
III - Os Conselhos Especiais de Justiça dos estados e do Distrito Federal geralmente são formados por simetria ao disposto na Lei n. 8.457/1992.
A Apenas os itens II e III estão corretos.
B Apenas o item I está correto.
C Os itens I, II e III estão corretos.
D Apenas os itens I e II estão corretos.
E Apenas os itens I e III estão corretos.

Conforme os estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, assinale a alternativa correta sobre a competência de julgamento em primeira instância do Conselho de Justiça Militar:
A sua competência é julgar civis até o posto de major.
A A sua competência é julgar civis até o posto de major.
B A sua competência é julgar praças até o posto de tenente.
C A sua competência é julgar cabos até o posto de capitão.
D A sua competência é julgar soldados até o posto de sargento.
E A sua competência é julgar oficiais até o posto de coronel.

A defesa da Pátria significa que o Brasil não é um Estado bélico, ou seja, as Forças Armadas respeitam a autodeterminação dos povos e a não intervenção, a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos sendo organizada e mantida exclusivamente para a defesa da soberania brasileira.
Com base nos estudos realizados na disciplina de Direito Militar e Humanitário, a quem pertence a defesa e a competência primária da lei e da ordem? Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
A À Constituição.
B Às leis do país.
C Ao ministro da defesa.
D Ao judiciário.
E Às forças de segurança pública.

Mais conteúdos dessa disciplina