Buscar

Norma programática

o que é uma norma programática,  no direito?

💡 3 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Boa noite Neiton, tudo bem?

 

Bom, as normas programáticas ou normas de conteúdo programático são aquelas normas que você não vai ter eficácia imediata, essas normas em si precisarão de outra norma para que sejam eficazes, elas necessitam desta complementação. É mais ou menos assim: você vai ter uma norma que vai ditar princípios básicos pra efetivação de certo conteúdo, tais como a sua forma, como será regulamentada, etc, e necessariamente deverá existir uma outra norma, efetivando tais princípios enumerados na primeira lei. Espero que eu tenha, pelo menos, clareado as suas ideias! 

 

2
Dislike0
User badge image

Neiton Brito

Sim. Muito obrigado.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

As normas programáticas, segundo o professor e ministro Luis Roberto Barroso, são aquelas que possuem como objetivo traçar os fins públicos a serem alcançados pelo Estado.  Segundo José Afonso da Silva: “tais normas estabelecem apenas uma finalidade, um princípio, mas não impõe propriamente ao legislador a tarefa de atuá-la, mas requer uma política pertinente à satisfação dos fins positivos nela indicados”.

Portanto, a norma constitucional estabelece apenas uma finalidade, um princípio, mas não impõe propriamente ao legislador a tarefa de executar, mas requer uma política pertinente à satisfação dos fins positivos nela indicados.

No entanto, a doutrina moderna tem afirmado que o mínimo existencial deve ser garantido de plano por tais normas, independentemente de sua implementação por meio de políticas públicas. Do contrário, as normas programáticas não passariam de meros programas políticos ou apelos ao legislador, sem qualquer grau de vinculação jurídica. Nesse sentido, segundo o Min. Celso de Mello: “a interpretação da norma programática não pode transformá-la em promessa constitucional inconseqüente”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais