Logo Passei Direto
Buscar
O professor ainda encara a Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva compensatória, tendo como referencial pedagógico, o modelo de escolarização de crianças e adolescentes. No entanto, A EJA é uma modalidade de ensino que objetiva atender jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de desfrutar de uma escolarização regular.
Assinale a opção que mais se aproxima da realidade da EJA.
Mesmo atendendo ao segmento de Jovens e Adultos, a EJA não é oficialmente uma modalidade.
É uma modalidade que atende Jovens e Adultos especialmente na área rural e, por isso, tem forte característica reprodutivista e compensatória.
A EJA está inserida em um contexto de políticas compensatórias e que atende fundamentalmente aos setores mais favorecidos da sociedade.
A EJA atende Jovens e Adultos em um contexto de escolarização regular, aparece como possibilidade de educação de alta qualidade.
A modalidade atende basicamente Jovens e Adultos e dentro do contexto de políticas compensatórias, não é uma possibilidade de escolarização acelerada.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A opção que mais se aproxima da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é: "A modalidade atende basicamente Jovens e Adultos e dentro do contexto de políticas compensatórias, não é uma possibilidade de escolarização acelerada." A EJA realmente busca atender aqueles que não tiveram acesso à escolarização regular, mas não se trata de uma modalidade que oferece uma educação acelerada, e sim uma oportunidade de compensar essa lacuna educacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme a seção V (arts. 37 e 38) da Lei nº 9.394/1996, a estrutura e funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade:
Assinale a única alternativa que apresenta a afirmação correta sobre a EJA.
deve ser oferecida para adolescentes em classes ou turmas de aceleração;
em sua estrutura comporta em três níveis: básico, técnico e o tecnológico;
constitui-se como um direito e é o primeiro nível da educação escolar no Brasil.
é a última etapa da educação básica e tem como finalidade a profissionalização;
mantém os cursos e exames supletivos de ensino fundamental e médio;

Na abordagem histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil nos anos 70 o ensino supletivo foi concebido dentro de uma visão sistêmica que se relacionavam com o ensino regular de ensino que compreendia 4 funções que são?
Assinale a única alternativa que apresenta as funções corretas do ensino supletivo.
suplência, suprimento, regularização e organização
qualificação, estrutura, organização e regularização
aprendizagem, suplência, interação e regularização
suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação
suprimento, estrutura, suprimento e organização

A Constituição de 1967, aprovada pelo Regime Civil-Militar, promoveu alterações importantes na política educacional brasileira. Uma delas, desorigou a União e os estados a investirem um mínimo, alterando um dispositivo previsto na Lei de Diretrizes e Bases, aprovada em 1961. Qual entre as informações sobre as ações dos governos militares para a educação de adultos abaixo mencionadas é verdadeira?
A ação da Alfabetização para todos, diretamente ligadas ao Ensino Estadual, após 1970.
A criação do Instituto para a Alfabetização de Adultos criada no Rio de Janeiro em 1971.
Após 1980, o Movimento Brasileiro de Alfabetização, em cidades do interior.
Depois de 1975, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
A expansão da Cruzada Ação Básica Cristã entre 1965 e 1967.

Em relação à educação de jovens e adultos à luz da LDB, assinale a opção correta.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
Para evitar privilégios, não poderão ser consideradas as condições de trabalho dos jovens e adultos beneficiados com a oferta de educação profissional.
É vedada a educação profissional no ambiente de trabalho.
Ao trabalhador será garantida a possibilidade de acesso à educação profissional.
Os sistemas de ensino assegurarão aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular oportunidades educacionais apropriadas, mediante taxas específicas previstas em lei.
O pedagogo deve informar ao Estado todos os dados dos trabalhadores jovens e adultos insuficientemente escolarizados que fazem parte da organização.

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria, portanto, é entendida como:
Assinale a única alternativa que apresenta a definição correta da EJA.
direito de todos e dever do Estado;
uma busca da democratização do conhecimento e do projeto de uma sociedade menos igual;
uma luta a favor da discriminação social;
ação assistencial e supletiva, isto é, destina-se a suprir uma injustiça social;
um direito humano desnecessário, devendo ser prioridade alfabetizá-los.

Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
Qual é a alternativa correta?
Alfabetização, Letramento e Autonomia
Curiosidade, Letramento e Autonomia
Alfabetização, Criatividade e Autonomia
Letramento, Libertação e Autonomia
Conscientização, Libertação e Autonomia

Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
Assinale a alternativa correta.
Compensatória
Conteudista
Crítica
Libertadora
Emancipadora

Mais conteúdos dessa disciplina