Logo Passei Direto
Buscar
Em relação às figuras de linguagem, assinale a alternativa que apresenta uma metonímia.
a) Ouço Mozart desde criança.
b) Ele esperou muito tempo por seu doce abraço.
c) Sua boca é um túmulo.
d) A perna da mesa estava quebrada.
e) O ator famoso bateu as botas hoje.
User badge image
Portuguesando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a metonímia, precisamos entender que essa figura de linguagem consiste em substituir uma palavra por outra com a qual tem uma relação de contiguidade, como parte pelo todo, o autor pela obra, entre outros. Vamos analisar as alternativas: a) "Ouço Mozart desde criança." - Aqui, "Mozart" se refere à música composta por ele, mas não é uma metonímia, é uma referência direta. b) "Ele esperou muito tempo por seu doce abraço." - Esta frase não apresenta uma metonímia, mas sim uma metáfora, já que "doce abraço" é uma expressão figurativa. c) "Sua boca é um túmulo." - Esta é uma metáfora, pois compara a boca a um túmulo, mas não é uma metonímia. d) "A perna da mesa estava quebrada." - Aqui, "perna" se refere a uma parte da mesa, mas não é uma metonímia, é uma metonímia de parte pelo todo. e) "O ator famoso bateu as botas hoje." - Esta expressão é uma metonímia, pois "bater as botas" é uma forma de dizer que alguém morreu, substituindo a ação pela expressão popular. Portanto, a alternativa que apresenta uma metonímia é: e) O ator famoso bateu as botas hoje.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe as frases abaixo:
Das frases acima em qual(ais) ocorre ZEUGMA?
I. “Pouco olho o céu, quase nunca a lua, mas sempre o mar.” [L. Barreto, GS, 38 in Kury 2000]
II. “É impossível não saibas que o pássaro / caído em teu quarto por um vão da janela / era um recado do meu pensamento.” [Cassiano Ricardo, PC, 250 in Kury 2000]
III. “Chamo-me Inácio; ele, Benedito.” [M. de Assis, EV, 79 in Kury 2000]
IV. “Afeiar as suas graças, parecia-lhe um crime; tirar orgulho delas, frivolidade.” [M.de Assis, ap. Gotardelo, EV, 79 in Kury 2000)
V. “Outros querem apanhar os que, no entender deles, manejaram o criminoso, assim como este o punhal.” [C. de Laet, Microcosmo, O País, 6-0-1995 in Kury 2000]
A) I e III
B) II e IV
C) II e V
D) III e V

A figura de linguagem está corretamente indicada, entre parênteses, em:
a) Necessita-se de mais escolas para jovens esforçados. (eufemismo)
b) Sabe-se que os impostos é necessário pagá-los. (pleonasmo)
c) Encontra-se hoje, nas grandes cidades, decorrente da poluição, um céu escuro, antes muito claro. (paradoxo)
d) Fala-se que o pavão é um arco-íris de plumas. (hipérbole)
e) Pensou-se em redução de salário. Que belo presente de Natal! (metáfora)

Assinale a única alternativa que contém um exemplo (retirado de letras da MPB) de antítese.
A) Você é minha droga, paixão e carnaval. / Meu zen, meu bem, meu mal. (Caetano Veloso)
B) Oh, Deus, perdoe este pobre coitado, / Que de joelhos chorou um bocado (Gordurinha e Nelinho)
C) Por você eu largo tudo / Vou mendigar, roubar, matar (Cazuza)
D) Eu sou a mosca que perturba o seu sono / Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar (Raul Seixas e Paulo Coelho)
E) Eu não posso mais ficar aqui a esperar / Que um dia de repente você volte para mim (Roberto e Erasmo Carlos)

As figuras de linguagem são recursos estilísticos da língua portuguesa. Diante desta afirmação, em que consiste a catacrese?
A) Exagero nas ideias.
B) Combinação de diversas impressões sensoriais.
C) Contraste entre duas palavras gerando uma relação de oposição.
D) Se caracteriza pela ausência de um termo adequado a um ser.
E) Omissão de um termo ou expressão.

Leia o poema a seguir e responda a QUESTÃO:
O ritmo melódico dos versos, nesse poema, é realçado pela presença da
(A) paronomásia
(B) assonância
(C) aliteração
(D) pleonasmo

Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que predomina nos versos abaixo. Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem Entre o amor e o ódio a linha é tênue também
a) Ironia
b) Eufemismo
c) Antítese
d) Metonímia

Criança periférica rejeitada... Teu mundo é um submundo. Mão nenhuma te valeu na derrapada. Ao acaso das ruas – nosso encontro. És tão pequeno... eu tenho medo. Medo de você crescer, ser homem. Medo da espada de teus olhos... (Cora Coralina, Menor abandonado)
Quais são as figuras de linguagem presentes nos termos destacados?
a) eufemismo e metáfora
b) metonímia e metáfora
c) eufemismo e antítese
d) antítese e metonímia

Mais conteúdos dessa disciplina