Logo Passei Direto
Buscar
A educação alimentar nutricional é pautada na adoção do conceito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Esse conceito envolve além do conhecimento de práticas contínuas e permanentes, a atuação transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que possibilitam diferentes estratégias educacionais no âmbito da alimentação (LEÃO et al., 2015).
Sobre os conceitos envolvidos nas estratégias de atuação em saúde e alimentação, assinale a alternativa CORRETA:
A Visam à abordagem de recursos educacionais para indicar situações problema.
B Baseiam-se em interações da segurança alimentar e nutricional.
C Promovem o direito humano à alimentação adequada e garantem a segurança alimentar e nutricional.
D Constituem as etapas do sistema alimentar, as interações e seus significados.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e suas estratégias de atuação. A) Visam à abordagem de recursos educacionais para indicar situações problema. - Essa alternativa fala sobre recursos educacionais, mas não abrange completamente o conceito de EAN. B) Baseiam-se em interações da segurança alimentar e nutricional. - Embora a segurança alimentar e nutricional seja um aspecto importante, essa alternativa não captura a totalidade do conceito de EAN. C) Promovem o direito humano à alimentação adequada e garantem a segurança alimentar e nutricional. - Esta alternativa está alinhada com os princípios da EAN, que busca promover o direito à alimentação adequada e a segurança alimentar. D) Constituem as etapas do sistema alimentar, as interações e seus significados. - Essa alternativa fala sobre o sistema alimentar, mas não se relaciona diretamente com a EAN. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os conceitos envolvidos nas estratégias de atuação em saúde e alimentação é: C) Promovem o direito humano à alimentação adequada e garantem a segurança alimentar e nutricional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Educação Alimentar e Nutricional é um processo no qual devemos considerar estágios de mudança de comportamento de um indivíduo. Esses estágios são definidos como fase da percepção e fase da motivação, sendo essas fases observadas, é possível realizar mudanças de hábitos alimentares (LEÃO, 2015).
Sobre as fases do comportamento alimentar na promoção de hábitos alimentares saudáveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fase de ação é a fase na qual o indivíduo decide modificar seu comportamento, porém não envolve mudanças definitivas, uma vez que a ação dá de encontro com a realidade das mudanças estabelecidas, podendo assim ocorrer o surgimento de barreiras na evolução dos resultados para cada indivíduo.
( ) A fase de manutenção é aquela em temos as mudanças de comportamento que são mantidas, por um período de pelo menos seis meses e há consolidação dos ganhos obtidos até o momento.
( ) A fase de pré-contemplação consiste na intenção de realizar grandes mudanças por tempo predeterminado, nesta fase, cabe ao indivíduo prever um plano de ação.
A - F - V - F.
B - F - V - V.
C - V - F - F.
D - V - F - V.

Para identificar o valor nutritivo dos alimentos, temos o conceito de alimentos fonte de determinado nutriente (PHILIPPI, 2015).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O valor nutritivo de um alimento corresponde à quantidade de energia e nutrientes contidos em sua composição.
PORQUE
II- Para determinar o valor nutritivo de um alimento, é preciso ocorrer uma relação entre o alimento e sua composição nutricional, do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Neste raciocínio, podemos dizer, por exemplo, que a laranja é fonte de vitamina C e fibras.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A UL é o limite de consumo estabelecido para cada nutriente. Deve ser utilizada como embasamento para definir níveis toleráveis de consumo de uma substância, visando evitar riscos à saúde por excessos no consumo (COZZOLINO, 2009).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A UL não é considerada um parâmetro de ingestão de consumo de nutrientes.
PORQUE
II- Níveis elevados de consumo por tempo prolongado podem representar risco à saúde propiciados pela alta demanda de nutrientes ao organismo.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Uma das alterações fisiológicas que podem incidir em idosos é a redução da secreção de ácido clorídrico, reduzindo seu conteúdo para a digestão, de modo que o aproveitamento de determinados nutrientes pode ser comprometido (VITOLO, 2008).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Alterações fisiológicas em decorrência da idade afetam consideravelmente a digestão proteica, e o aproveitamento de ferro e da vitamina B12 pelo organismo.
PORQUE
II- A diminuição do ácido clorídrico e do fator intrínseco compromete o aproveitamento do ferro e formação da vitamina B12 em sua forma funcional. Esta alteração coloca o idoso em risco de anemia megaloblástica e perda excessiva de massa magra.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

(ENADE, 2013) Nos últimos anos, as dietas vegetarianas vem se tornando cada vez mais populares em vários países, por razões filosóficas, ecológicas, religiosas ou de saúde.
Acerca desse tipo de dieta, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Um número cada vez maior de estudos científicos tem mostrado que dietas vegetarianas apresentam vantagens expressivas quando comparadas às dietas onívoras e podem auxiliar na prevenção e no tratamento das dislipidemias.
PORQUE
II- As dietas vegetarianas exibem baixo teor de proteína animal, colesterol e gorduras saturadas e tendem a exibir alto teor de fibras, carboidratos complexos e antioxidantes.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

(ENADE, 2016) No processo de envelhecimento, ocorrem diversas alterações anatômicas, fisiológicas e funcionais no organismo, com repercussões nas condições de saúde, nutrição e qualidade de vida. Muitas mudanças são progressivas e ocasionam efetiva redução na capacidade funcional do idoso, afetando desde a sensibilidade para o paladar até os processos metabólicos. Tais alterações podem ainda produzir efeitos nos diferentes sistemas do organismo, que diminuem a aptidão e a performance física.
Considerando a necessidade de adaptações na alimentação e na prática de atividades físicas pelos idosos, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A utilização de temperos naturais e especiarias é uma estratégia recomendada para evitar o uso excessivo de sal, hábito frequente entre idosos, causado pela diminuição do paladar.
II- O sedentarismo associado à ingestão deficiente de alguns minerais e proteínas pode levar à perda de força e de massa muscular em idosos, processo conhecido como sarcopenia.
III- A substituição diária do jantar por café com leite, pão e manteiga, hábito comum entre idosos, pode ser recomendada, sem prejuízo nutricional, caso seja consumida uma refeição equilibrada no almoço.
IV- Para indivíduos idosos, é recomendada a adoção de programa de exercícios e dieta individualizados com vistas à manutenção da massa muscular.
A I, II e IV.
B I e IV, apenas.
C II e III.
D I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina