Logo Passei Direto
Buscar
Leia o seguinte fragmento de texto: “Em agosto de 1954, Caio Prado Júnior apresentou tese para concorrer à cátedra de Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mas acabou não obtendo o primeiro lugar no concurso, dando-se ao seu autor o título de livre-docente. Desde 1933, com Evolução Política do Brasil, seu primeiro livro, Caio Prado Júnior vinha dando mostras de invulgar acuidade crítica e capacidade de pesquisa, arrostando perigos e preconceitos com militância política desassombrada ao lado dos que lutavam pela revolução socialista”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Caio Prado Júnior e sua obra, assinale a alternativa correta:
A Criou uma radiografia do “ser brasileiro”, evidenciando as origens históricas do “jeitinho brasileiro”.
B Fez uma abordagem marxista da história, demonstrando os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal (o chamado Pacto Colonial).
C Analisou profundamente, na obra Casa Grande e Senzala, o processo de miscigenação e de trocas culturais entre indígenas, africanos e portugueses.
D Foi acusado de ter abordado o processo de escravização vivido no Brasil de forma branda e “açucarada”, originando, o mito da democracia racial.
E Influenciou-se pela matriz teórica e sociológica de Max Webber, buscando compreender a identidade do brasileiro.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto de Caio Prado Júnior e sua obra: A) Criou uma radiografia do “ser brasileiro”, evidenciando as origens históricas do “jeitinho brasileiro”. - Essa alternativa não se relaciona diretamente com a obra de Caio Prado Júnior, que não é focada nesse aspecto. B) Fez uma abordagem marxista da história, demonstrando os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal (o chamado Pacto Colonial). - Essa alternativa é correta, pois Caio Prado Júnior realmente utilizou uma perspectiva marxista para analisar a história do Brasil, especialmente em relação ao colonialismo. C) Analisou profundamente, na obra Casa Grande e Senzala, o processo de miscigenação e de trocas culturais entre indígenas, africanos e portugueses. - Essa obra é de Gilberto Freyre, não de Caio Prado Júnior. D) Foi acusado de ter abordado o processo de escravização vivido no Brasil de forma branda e “açucarada”, originando, o mito da democracia racial. - Essa crítica é mais associada a Gilberto Freyre, não a Caio Prado Júnior. E) Influenciou-se pela matriz teórica e sociológica de Max Webber, buscando compreender a identidade do brasileiro. - Caio Prado Júnior é mais associado ao marxismo do que à obra de Max Weber. Diante da análise, a alternativa correta é: B) Fez uma abordagem marxista da história, demonstrando os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal (o chamado Pacto Colonial).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina