Logo Passei Direto
Buscar
Para o planejamento da assistência ao paciente que sofreu o infarto agudo do miocárdio, o Enfermeiro deve conhecer as principais complicações mecânicas que inclui, dentre outras,
(A) a manifestação da síndrome de Web-Loop.
(B) a presença de hemorragia intracraniana pós-infarto.
(C) o surgimento do duto arterial da artéria pulmonar para a aorta.
(D) a insuficiência do sistema Holter.
(E) o surgimento de refluxo mitral novo.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as complicações mecânicas que podem ocorrer após um infarto agudo do miocárdio. Vamos analisar as alternativas: (A) a manifestação da síndrome de Web-Loop - Não é uma complicação reconhecida relacionada ao infarto agudo do miocárdio. (B) a presença de hemorragia intracraniana pós-infarto - Embora possa ocorrer em algumas situações, não é uma complicação mecânica típica do infarto. (C) o surgimento do duto arterial da artéria pulmonar para a aorta - Isso se refere a uma condição congênita e não é uma complicação do infarto. (D) a insuficiência do sistema Holter - O sistema Holter é um monitor de ECG e não é uma complicação mecânica do infarto. (E) o surgimento de refluxo mitral novo - O refluxo mitral pode ocorrer devido a complicações mecânicas, como a ruptura de cordas tendíneas ou disfunção do músculo papilar após um infarto. Dessa forma, a alternativa correta é: (E) o surgimento de refluxo mitral novo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Isquemia é a situação em que ocorre interrupção passageira do suprimento de sangue. O processo patológico caracterizado por uma área circunscrita de necrose tecidual causada por isquemia absoluta e prolongada devido á distúrbios da circulação arterial ou venosa denomina-se:
Qual é o nome do processo patológico caracterizado por uma área circunscrita de necrose tecidual causada por isquemia absoluta e prolongada?
a) Choque
b) Edema
c) Infarto
d) Trombose
e) Hemorragia

A falência circulatória associada a grave distúrbio da microcirculação e hipoperfusão generalizada de órgãos e tecidos onde os pacientes apresentam pele pálida, úmida, extremidades frias, colapso das veias superficiais, hipotensão arterial, distúrbios do estado de consciência e insuficiência respiratória é denominada:
Qual é o nome da condição que apresenta esses sintomas?
a) edema
b) infarto
c) hemorragia
d) necrose
e) choque

A circulação do sangue e distribuição de líquidos no organismo são feitos pela ação coordenada dos vasos sanguíneos e linfáticos. Distúrbio circulatório provocado pela dilatação das artérias com aumento do fluxo local é denominado:
Qual é o nome desse distúrbio circulatório?
a) hiperemia
b) congestão
c) edema
d) choque
e) hemorragia

Processo patológico caracterizado pela solidificação do sangue dentro dos vasos sanguíneos do coração, no indivíduo vivo, é denominado:
Qual é o nome desse processo patológico?
a) embolia
b) trombose
c) necrose
d) choque
e) edema

Em condições normais, o extravasamento de sangue de um vaso lesado é detido pela hemostasia. O fenômeno da hemostasia ocorre pela ação integrada de 3 elementos representados por:
Quais são os três elementos que representam a hemostasia?
a) Vasoconstrição após lesão vascular, agregação plaquetária e coagulação
b) Isquemia, hiperemia passiva e trombose
c) Vasodilatação, isquemia e hiperemia
d) Trombose, infarto e fibrose
e) Congestão, hiperemia e edema

A proteína codificada pelo gene p53 do cromossoma 17 humano está envolvida na inibição da proliferação celular e no desencadeamento do apoptose. Quando a célula sofre ação genotóxica por agentes químicos ou físicos ocorre aumento dos níveis desta proteína. Qual o nome desta proteína relacionada com a manutenção da integridade do DNA humano?
Qual é o nome da proteína relacionada com a manutenção da integridade do DNA humano?
a) proteína oncogênica
b) proteína carcinogênica
c) proteína p53
d) proteína supressora
e) proteína neoplásica

Assinale verdadeiro ou falso sobre a hiperemia:
( ) Ao contrário da isquemia, a lesão tecidual de causa hiperêmica é resultado de uma excessiva quantidade de sangue no local, inundando essa região.
( ) A intensificação do aporte sanguíneo, citado no conceito, caracteriza a hiperemia do tipo arterial ou ativo.
( ) O grande volume de sangue presente nesse caso provoca eritema, pulsação local e calor.
( ) A hiperemia é acompanhada de prévia isquemia ou pode estar sob a tríade isquemia-hiperemia-inflamação.
( ) Este é causado por uma diminuição do aporte sanguíneo periférico devido a perda excessiva de sangue.

Assinale verdadeiro ou falso sobre a hemorragia:
( ) O grande risco de uma hemorragia, é a possibilidade da ocorrência de um choque. O risco seguinte, é a possibilidade de uma infecção.
( ) Quando há hemorragia, as paredes dos vasos sanguíneos contraem-se quase imediatamente. Isto reduz as perdas de sangue, mas apesar disso a hemorragia não pára. Uma célula especial do sangue, as plaquetas sanguíneas, iniciam as reparações temporárias dos estragos. Outras células iniciam as reparações definitivas com tecidos cicatrizantes.
( ) A patogenia da hemorragia não se relaciona com a parede vascular.
( ) A patogenia da hemorragia se relaciona principalmente com a parede vascular. A passagem dos elementos sangüíneos através dessa parede (mecanismo denominado de diapedese), devido a descontinuidade desta ou sua erosão, constitui a etiopatogenia do processo hemorrágico.
( ) O aumento da permeabilidade vascular sem lesão prévia não pode provocar a saída de hemáceas para fora do sistema vascular. O aumento da permeabilidade vascular sem lesão prévia também pode provocar a saída de hemáceas para fora do sistema vascular.
( ) Se a perda de sangue for local e não envolver órgão vitais, as hemorragias não possuem maiores significados clínicos pois a massa sangüínea é reabsorvida sem grandes complicações. Dependendo da extensão, podem causar pigmentação endógena ou até mesmo fibrose cicatricial.

A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
Qual é a opção correta sobre os distúrbios circulatórios?
I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico.
II. Alterações no fluxo e tr ocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose.
III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo.
IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III
e) I, II e IV

De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl .4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente com a automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa).
Por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
a) Porque correm o risco de desenvolver uma isquemia e infarto durante o procedimento cirúrgico.
b) Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
c) Porque correm o risco de desenvolver uma trombose durante o procedimento cirúrgico.
d) Porque correm o risco de desenvolver edema durante o procedimento cirúrgico.
e) Porque correm o risco de desenvolver uma tromboembolia durante o procedimento cirúrgico.

Mais conteúdos dessa disciplina