Logo Passei Direto
Buscar
Qual das seguintes estratégias seria a mais adequada para purificação de uma mistura contendo proteínas de tamanhos distintos?
a. Cromatografia de afinidade.
b. Cromatografia de troca catiônica.
c. Cromatografia em gel filtração.
d. Cromatografia de troca aniônica.
e. Cromatografia por interação hidrofóbica.
User badge image
Questões Para o Saber

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para purificar uma mistura contendo proteínas de tamanhos distintos, a técnica mais adequada é aquela que separa as proteínas com base em seu tamanho. Vamos analisar as opções: a) Cromatografia de afinidade - Essa técnica é baseada na interação específica entre uma proteína e um ligante, não separa por tamanho. b) Cromatografia de troca catiônica - Essa técnica separa proteínas com base na carga, não no tamanho. c) Cromatografia em gel filtração - Essa técnica é especificamente projetada para separar moléculas com base em seu tamanho, permitindo que as proteínas menores passem mais facilmente através do gel, enquanto as maiores são retidas. d) Cromatografia de troca aniônica - Semelhante à troca catiônica, essa técnica separa com base na carga, não no tamanho. e) Cromatografia por interação hidrofóbica - Essa técnica separa com base nas interações hidrofóbicas, não no tamanho. Portanto, a opção correta para purificação de uma mistura contendo proteínas de tamanhos distintos é: c) Cromatografia em gel filtração.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A enzima de restrição EcoRI reconhece e digere a sequência de DNA - GAATTC. Um dado fragmento de DNA ao ser tratado com a EcoRI foi clivado em três fragmentos menores de tamanhos distintos. A partir dessas informações, podemos dizer que:
Resposta Selecionada: a . Existiam duas sequências GAATTC no fragmento original.
a . Existiam duas sequências GAATTC no fragmento original.
b. A sequência GAATTC não é um palíndromo.
c. Existiam três sequências GAATTC no fragmento original.
d. A soma do tamanho dos fragmentos gerados é menor que o tamanho total do fragmento original.
e. Existiam quatro sequências GAATTC no fragmento original.

[IFSP 2014] A raposa, o lobo e o cão doméstico pertencem a espécies biológicas distintas entre si. Suponha que o seguinte experimento tenha sido realizado com sucesso: o núcleo de uma célula do corpo de um cão tenha sido transplantado para um óvulo anucleado de uma raposa e o embrião tenha sido implantado no útero de uma loba, ocorrendo a gestação.
O animal será um clone que apresentará características genéticas:
a . Da loba, apenas.
b. Da raposa, apenas.
c. Do cão, apenas.
d. Da mistura da raposa e da loba.
e. Da mistura do cão e da raposa.

A edição genética é um assunto que causa muitas discussões no mundo atual, em que se pode ouvir que é possível modificar uma parte específica do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) ou até mesmo uma sequência, com a edição, baseada na técnica CRISPR/CAS9, é possível remover aquilo que é indesejado ou até mesmo acrescentar e modificar aquilo que é desejado.
Sobre a técnica CRISPR/CAS9, assinale a alternativa correta:
a . A enzima CAS atua como uma tesoura molecular.
b. O CRISPR é uma sequência repetitiva.
c. O mecanismo atua na defesa da célula bacteriana.
d. Essa ferramenta tem prospecção para ser utilizada para a terapia gênica no tratamento de doenças humanas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

A pesquisa para o tratamento de doenças com a utilização de células-tronco apresenta resultados promissores e encorajadores para a medicina moderna. Com grande capacidade proliferativa e de regeneração, as células-tronco são classificadas como totipotentes, pluripotenes, multipotentes, unipotentes e reprogramadas.
Marque a alternativa incorreta sobre as células-tronco.
a . As células da massa celular interna do embrião (blastocisto) possuem característica de pluripotência.
b. Para a manutenção celular, os housekeeping genes são expressos em todas as células do organismo.
c. As células-tronco possuem capacidade de responder a estímulos externos.
d. O transplante autólogo de células-tronco é indicado para o tratamento de doenças genéticas.
e. A medula óssea é uma das principais fontes de células-tronco adultas.

A nutrigenômica e a nutrigenética são ciências distintas que se relacionam no estudo de obesidade, prevenção de doenças com a utilização de compostos bioativos e demais substâncias correlatas.
Nesse cenário, assinale a alternativa incorreta sobre esse assunto:
a . Nutrigenética estuda de que maneira a variabilidade genética interfere na resposta individual à dieta.
b. Nutrigenômica estuda a influência de nutrientes na expressão de genes.
c. Visa a elucidar as funções dos genes e da interação com o meio ambiente.
d. Tem a finalidade de promover a saúde e a redução do risco para o desenvolvimento de doenças crônicas (cardiovasculares, câncer, diabetes etc.).
e. Não tem finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Imagine o seguinte cenário: uma mulher de 25 anos preocupada com sua saúde e com histórico familiar de obesidade procura orientação. Uma equipe multidisciplinar solicita o sequenciamento de seu genoma e analisa os dados com auxílio de um software específico.
Após a leitura, indique a alternativa que possui a ciência relacionada ao texto.
a . Farmacogenômica.
b. Tecnologia do DNA recombinante.
c. Bioinformática.
d. Clonagem terapêutica.
e. Nanotecnologia.

Por definição, biomaterial é qualquer substância ou combinação de substâncias, naturais ou não, que não sejam drogas ou fármacos, utilizadas em aplicações biomédicas e que interagem com sistemas biológicos, que tratam, aumentam ou substituem quaisquer tecidos, órgãos ou funções do corpo.
As propriedades individuais conferem ao biomaterial uma interação benéfica com o organismo onde é implantado, exceto:
a . O material não desencadeia resposta inflamatória sustentada ou tóxica na sua implantação in vivo.
b. O tempo de degradação do material permite a ocorrência do processo de regeneração ou cura do sítio comprometido.
c. O material apresenta propriedades mecânicas adequadas à aplicação para que foi indicado e que qualquer variação das propriedades mecânicas decorrente da sua degradação in vivo seja compatível com o processo de regeneração ou restabelecimento do sítio de implantação.
d. Eles não devem ser biocompatíveis, biodegradáveis e osteocondutivos.
e. Sua degradação não gera produtos tóxicos e que sejam facilmente metabolizados e liberados do corpo.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou em setembro de 2011 a produção comercial no Brasil de um feijão geneticamente modificado desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Com referência ao efeito esperado do feijoeiro geneticamente modificado sobre a população de mosca branca e ao controle da doença do mosaico dourado, afirma-se:
I. O feijoeiro transgênico está protegido do mosaico dourado, mesmo na presença da mosca branca.
II. A manipulação genética das plantas interfere na multiplicação da mosca branca.
III. A transmissão do vírus será reduzida devido à diminuição da população de moscas brancas hospedeiras.
IV. A ausência da produção da proteína Rep nas células do vegetal impede a proliferação viral no feijoeiro.
A I e II.
B I e IV.
C I e III.
D III e IV.
E I, II e III.

A Lei de Biossegurança, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 24 de março de 2005, autoriza e regulamenta as investigações com células-tronco embrionárias de seres humanos.
Considerando-se as características das células-tronco embrionárias humanas, é incorreto afirmar que elas:
A Possuem 46 cromossomos.
B São capazes de se diferenciar em diversos tecidos humanos.
C São células indiferenciadas com ploidia variável.
D Se dividem por meio do processo mitótico.
E Nenhuma das anteriores.

O melhoramento de plantas e animais doméstico no inicio era feito de forma intuitiva. Quando o agricultor desejava aumentar o número de grãos das espigas de milho, selecionava as espigas com grãos maiores; se desejava aumentar o peso das galinhas, selecionava as mais pesadas como reprodutoras.
Com o desenvolvimento de novos conceitos e técnicas genéticas, tornou-se possível racionalizar e aperfeiçoar a seleção, graças ao surgimento de uma nova área, a Engenharia Genética. Com relação Engenharia Genética podemos afirmar que:
I. Permite a manipulação de genes através da técnica do DNA recombinante.
II. Possibilita determinar qual a sequência de bases nitrogenadas de um gene e informar ao individuo normal se ele é ou não portador de gene deletério.
III. Permite a transferência de genes de plantas com plantas, de animais com plantas ou de animais entre si, superando as barreiras naturais que separavam as espécies.
IV. Pela clonagem permite o surgimento de linhagens com grande variabilidade genética e consequentemente com maior capacidade de adaptação às alterações ambientais.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas I, II e III estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E Todas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina