Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta, no que tange ao tratamento que o CP dá à imputabilidade penal (arts. 26 a 28).
a) Aplicar-se-á exclusivamente medida de segurança se, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado o agente não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. b) É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. c) Os menores de 21 (vinte e um) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial. d) A emoção ou a paixão excluem a imputabilidade penal para os delitos que exigem especial fim de agir. e) A embriaguez culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos, exclui a imputabilidade penal.
a) Aplicar-se-á exclusivamente medida de segurança se, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado o agente não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
b) É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
c) Os menores de 21 (vinte e um) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.
d) A emoção ou a paixão excluem a imputabilidade penal para os delitos que exigem especial fim de agir.
e) A embriaguez culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos, exclui a imputabilidade penal.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao tratamento da imputabilidade penal conforme os artigos 26 a 28 do Código Penal Brasileiro: a) Aplicar-se-á exclusivamente medida de segurança se, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado o agente não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. - Esta alternativa está incorreta, pois a medida de segurança é aplicada quando o agente não é capaz de entender o caráter ilícito do fato, mas não se aplica exclusivamente a essa situação. b) É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. - Esta alternativa está correta, pois o Código Penal prevê que a incapacidade total de entender o caráter ilícito do fato resulta em isenção de pena. c) Os menores de 21 (vinte e um) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial. - Esta alternativa está incorreta, pois a inimputabilidade penal no Brasil se aplica a menores de 18 anos, não 21. d) A emoção ou a paixão excluem a imputabilidade penal para os delitos que exigem especial fim de agir. - Esta alternativa está incorreta, pois a emoção ou a paixão não excluem a imputabilidade, mas podem ser consideradas atenuantes. e) A embriaguez culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos, exclui a imputabilidade penal. - Esta alternativa está incorreta, pois a embriaguez culposa não exclui a imputabilidade penal. Portanto, a alternativa correta é: b) É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante da situação hipotética, considerando a Parte Geral e Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.
Tício, decidido a se matar, mas sem coragem, embebeda-se completamente, tornando-se totalmente incapaz de entendimento. Acreditando que estava na sacada de seu apartamento, no 20o andar, Tício se joga. Contudo, ele pulou da janela do quarto do sobrado da casa de sua irmã, onde se encontrava, passando férias. Muito embora não tenha tido êxito no intento de por fim à própria vida, Tício, por infelicidade, caiu bem em cima da sobrinha Mévia, de oito meses, que estava no quintal, tomando o banho de sol matinal. A criança não resistiu aos ferimentos, e morreu.
a) Tício, em razão da embriaguez completa voluntária não terá a culpabilidade excluída, mas poderá ter apena perdoada judicialmente, pelo homicídio culposo da sobrinha.
b) Tício, em razão da embriaguez completa voluntária, não terá a culpabilidade excluída. Poderá ser judicialmente perdoado do homicídio culposo da sobrinha, mas responderá pelo suicídio tentado.
c) Tício, em razão da embriaguez completa voluntária, não terá a culpabilidade excluída, respondendo tanto pela tentativa de suicídio quanto pelo homicídio da sobrinha.
d) Tício, em razão da embriaguez completa voluntária, não terá a culpabilidade excluída, respondendo pelo feminicídio culposo da sobrinha.
e) Tício, em razão da embriaguez completa voluntária, é isento de pena relativamente ao crime de homicídio que deu causa.

Mais conteúdos dessa disciplina