Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto do texto: “[...] A dificuldade, na teoria da mente, possibilita explicar as dificuldades dos autistas em participar de jogos, interagir socialmente e se comunicar de forma verbal e não verbal [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 68.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, segundo Frith e Happé, de onde advêm as dificuldades não sociais dos autistas? Assinale a alternativa correta.
A De um excesso de felicidade.
B De excesso de cuidados.
C Baixa estima.
D Fraca coerência central.
E Superexcitação.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar o conceito de "coerência central" no contexto dos transtornos do espectro autista (TEA). A teoria da coerência central sugere que indivíduos autistas podem ter dificuldades em integrar informações de forma holística, o que pode levar a dificuldades em situações sociais e não sociais. Analisando as alternativas: A) De um excesso de felicidade - Não se relaciona com as dificuldades não sociais dos autistas. B) De excesso de cuidados - Também não é uma explicação para as dificuldades não sociais. C) Baixa estima - Embora possa ser um fator, não é a principal explicação para as dificuldades não sociais. D) Fraca coerência central - Esta é a alternativa que se alinha com a teoria de Frith e Happé, que sugere que a dificuldade em integrar informações pode levar a dificuldades em interações sociais e não sociais. E) Superexcitação - Não é uma explicação direta para as dificuldades não sociais. Portanto, a alternativa correta é: D) Fraca coerência central.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto do texto: “[...] A expressão teoria da mente passou, então, a ser aplicada pelos pesquisadores do autismo. No entanto, como o termo não soava bem para retratar uma condição humana, John Morton sugeriu que fosse trocado por outro palavra: mentalização [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 65.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, para a teoria da mente, o que são considerados déficits? Assinale a alternativa correta.
A Não compartilhar um abraço.
B Não compartilhar carinho.
C Não compartilhar bens materiais.
D Não compartilhar um afago.
E Não compartilhar pensamentos e pontos de vista.

Leia o excerto do texto: “[...] a descrição de idiotia circunscrevia integralmente a área da psicopatologia para a população infanto-juvenil, cobrindo 'os três primeiros quartos do século XIX' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 41.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, como chamamos hoje o que era chamado de idiotia no século XIX? Assinale a alternativa correta.
A Idiotismo
B Pessoa Idiota
C Pessoa sem vínculo emocional
D Deficiência social
E Deficiência Intelectual

Leia o excerto do texto: “Em 2014, o DSM-V (APA, 2014) extinguiu os quadros clínicos por subtipos, que integravam os sujeitos com TGD (que participavam da educação especial), e propôs a categoria do TEA”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 46.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, identifique a alternativa que apresenta corretamente o significado do termo TEA:
A Transtorno do Espectro Autista
B Transtorno Especial do Aluno
C Transtorno do Espectro Ativo
D Transtorno do Especial Autista
E Transtorno Especial Autista

Leia a citação: “Durante a Idade Média, quando a Igreja Católica estava fortalecida, preponderava a certeza de que sujeitos com comportamentos que destoavam do esperado estavam possuídos pelo demônio”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 24.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que acreditava-se ser uma cura, de acordo com o pensamento religioso na Idade Média, para comportamentos descritos na citação:
A A cura estava no uso de ervas.
B A cura estava no coração de cada pessoa.
C A cura era provocada pela ingestão da água do mar.
D A cura estava escondida nas florestas.
E A cura era obtida por meio do exorcismo de espíritos maus.

Leia o excerto do texto: “[...] Autores como Frith e Happé (1994) indicam que as dificuldades não sociais dos autistas advêm de uma fraca coerência central [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 69.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, identifique a alternativa que apresenta corretamente o nome do teste que compõe a Escala Wechsler de Inteligência:
A Teste de felicidade.
B Teste de canudos.
C Teste de visão.
D Teste dos cubos.
E Teste de audição.

Leia o excerto do texto: “[...] Segundo Klin [...], o prejuízo das funções executivas no autismo acarreta dificuldades no planejamento e na manutenção de um objetivo para a execução de determinada tarefa [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 72.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, identifique a alternativa que apresenta corretamente qual é a habilidade mais atingida segundo os estudos de Surian:
A Função exploratória.
B Capacidade de gerar novas soluções.
C Direção executiva.
D Atividade visual.
E Comportamentos coloridos.

Leia o excerto do texto: “[...] A Teoria da mente atribui ao autismo uma dificuldade no domínio dos estados mentais de outras pessoas e de si mesmo. Esse obstáculo estaria relacionado a um déficit na obtenção dos conceitos psicológicos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Shirley Aparecida dos. Transtornos globais do desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes. 2019. p 62.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Transtornos globais do desenvolvimento, identifique a alternativa que apresenta corretamente o nome dos estudiosos que empregaram pela primeira vez o termo Teoria da mente:
A Premack e Woodruf
B João Castelo e Pirilampo
C Jorge Lacerda e João Castilho
D Hans Vans e Waldorff
E Apenas Woodruf

Mais conteúdos dessa disciplina